O Que os Cristãos Devem Fazer Diante Dessa Pandemia Global (Coronavírus)?

O Que os Cristãos Devem Fazer Diante Dessa Pandemia Global (Coronavírus)?
Texto: Mateus 10:16

Introdução: Atualmente, todo mundo está falando sobre o Coronavírus. É originário da China e tem se espalhado por todo o mundo. A Organização Mundial de Saúde classificou-a como uma pandemia. O governo federal decretou estado de emergência para conter o coronavírus no Brasil. Muitas pessoas estão assustadas, há muita incerteza e as pessoas têm muitas perguntas. Num momento como esse, é bom lembrar alguns princípios bíblicos relacionados a esse tipo de questão.

Primeiro, Seja Sábio (Mateus 10:16)

  • Jesus estava enviando Seus discípulos para o mundo onde eles enfrentariam dificuldades - eles enfrentariam isso por pregar o evangelho, mas o princípio se aplica a qualquer situação difícil diante de nós
  • Precisamos exercitar a sabedoria ao lidar com essa situação difícil - exercitar o bom senso, lavar as mãos, observar os sintomas, estar preparado (comida, suprimentos etc.); se seu sistema imunológico estiver fraco ou comprometido, tome precauções extras

Segundo, Seja Inofensivo (Mateus 10:16)

  • Jesus disse a seus discípulos que fossem “simples”, "inocentes" ou "inofensivos" - não cause problemas nem provoque danos a outros
  • Não devemos causar danos a outros se pudermos evitá-lo - se você estiver doente procure ajuda médica, se não; fique em casa; tenha especial cuidado com aqueles que são vulneráveis ​​em termos de saúde

Terceiro, Seja um Bom Vizinho (Mateus 7:12)

  • Devemos praticar a regra de ouro - essa é a essência do amor; tudo o que fazemos é feito com amor (1 Coríntios 16:14)
  • Trate os outros como gostaria de ser tratado - limite o contato, evite visitas, ofereça ajuda, se necessário, etc.

Quarto, Não Esqueça de Orar (Filipenses 4:6-7)

  • Que pedidos temos para fazer a Deus em tempos como este? - saúde, segurança, cura, calma, sabedoria, etc.; tornar esses pedidos conhecidos em oração
  • Faça isso com ação de graças - isso é vital; é isso que nos permite ter a paz de Deus

Quinto, Não Seja Ingênuo (Provérbios 14:15)

  • As pessoas geralmente agem irracionalmente por medo - verdade dos indivíduos e da sociedade como um todo
  • Não se aproveite de alguém que quer ajudar - a maioria é sincera; alguns podem não ser
  • Não seja ingênuo a ponto de acreditar em todas as teorias da conspiração existentes - o ceticismo é saudável, mas não tão extremo

Sexto, Não se Preocupe Com o Amanhã (Mateus 6:33-34)

  • Isso não significa não se preocupar - apenas significa que você não deve se preocupar excessivamente ao ponto de adoecer; viva um dia de cada vez
  • Concentre-se no essencial (coisas espirituais) - planeje e prepare, mas não se preocupe

Sétimo, Não Viva Com Medo (2 Timóteo 1:7)

  • Não sabemos o que vai acontecer, quão ruim será, se contrairemos o vírus e etc. - para alguém no mundo sem Deus e sem esperança, isso pode ser assustador; para os cristãos, o pior que pode acontecer é “momentânea e leve” (2 Coríntios 4:17)
  • Temos a promessa de Deus (Hebreus 13:5-6) - confie Nele; não temas (Mateus 10:28)

Oitavo, Viva Todos os Dias Tendo em Vista a Eternidade (Colossenses 3:1-2)

  • Este mundo não é nosso lar - isso não significa que devemos acelerar a morte ou não estamos preocupados com os perigos em potencial; em vez disso, significa que nunca devemos perder de vista o que é realmente importante (Mateus 6:33)
  • Não importa quão longa ou curta seja nossa vida, não importa quão difícil seja nosso tempo na Terra, tudo o que importa no final é alcançar nosso lar eterno no céu

Conclusão

  • Independentemente do que possa acontecer, seja sábio e mantenha sua confiança em Deus
  • Esteja atento aos outros e continue fazendo o que Deus quer que você faça
  • Se você não é cristão ou se afastou, isso é um lembrete da necessidade de se acertar com o Senhor
Postagem Anterior Próxima Postagem