Conforto em Meio a Dor
Texto: 1 Tessalonicenses 4:13-18

“13 Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança. 14 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele. 15 Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem. 16 Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17 Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor. 18 Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras”.

I. O Tema Subjacente Desta Carta é "Jesus Está Voltando".

A. Paulo nos diz isso para:
1. Para nos advertir a viver uma vida santificada; 4:1.
2. Para garantir-nos que a nossa fé em Cristo não é em vão e, por causa da nossa fé, seremos “livres da ira de Deus” quando Ele vier; 1:2-10.
3. Incentivar-nos que, se permanecermos fiéis, permaneceremos na presença do Senhor na Sua vinda; 2:17-20.

B. Paulo agora escreve em 1 Tessalonicenses 4:13-18:
1. Para nos confortar.
2. No entanto, essas palavras de Paulo podem não servir de conforto e consolo para alguns.

II. As Palavras de Conforto de Paulo.

A. Há esperança! 1 Tessalonicenses 4:13-14 “13 Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança. 14 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele”.
1. Paulo diz que, se aquele que morreu adormeceu em Jesus, há esperança no meio de sua dor.
2. "Esperança" significa literalmente "expectativa confiante".
a. Você pode ter certeza de que isso acontecerá.
b. Não é desejar ou anelar ansiosamente que isso aconteça.
c. Porque eles dormiram em Cristo, você pode ter certeza de que isso acontecerá.

B. Do que há esperança? 1 Tessalonicenses 4:16-17 16 Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17 Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor”.
1. Os que estão em Cristo serão ressuscitados primeiro.
2. Então aqueles que estão em Cristo e que estiverem vivos quando Ele vier serão arrebatados juntamente com aqueles que estão dormindo em Jesus.
3. Todos nós encontraremos o Senhor nos ares e sempre estaremos com ele.
4. É disso que Paulo diz que todo crente obediente pode confiar.

C. Como podemos ter tanta certeza? 1 Tessalonicenses 4:15 “Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor...”
1. Você pode ter certeza por causa das próprias palavras do Senhor.
2. Sua confiança de que os mortos ressuscitarão e todos nós encontraremos o Senhor nos ares está baseada na fidelidade de Jesus e no que Ele ensinou.

D. O que Jesus ensinou sobre Sua volta? João 14:2-3 "2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. 3 E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também”. Mateus 24:45-47 "45 Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o senhor pôs sobre os seus serviçais, para a tempo dar-lhes o sustento? 46 Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar assim fazendo. 47 Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens”. Mateus 25:5 "E tardando o noivo, cochilaram todas, e dormiram... Vs. 13 "Vigiai pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora”. Atos 1:11 “os quais lhes disseram: Varões galileus, por que ficais aí olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir"
1. Paulo diz que essa ideia de Jesus voltar não é algo que acabou de ser inventado.
2. É o que Jesus ensinou!

E. Jesus não ensinou apenas que havia vida após a sepultura, Ele provou! 1 Tessalonicenses 4:14 “Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele”.
1. Nossa confiança no que Deus fará no futuro está fundamentada no que Ele fez no passado.
2. O túmulo vazio é uma prova para nós de que todos os crentes obedientes serão ressuscitados para a vida eterna.

F. Jesus não dormiu, morreu. 1 Tessalonicenses 4:14 “Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu...”
1. Os crentes dormem; Jesus morreu.
2. O salário do pecado é a separação de Deus.
3. Jesus morreu e foi separado de Deus por causa de nossos pecados.
4. Porque Ele sofre, você não terá que sofrer essa penalidade.
5. Quando morremos fisicamente, não somos separados de Deus; dormimos, estamos em repouso; estamos em paz.
6. Sua ressurreição garante Seu retorno e nos assegura a vida após o sofrimento.

G. Paulo não diz que não devemos sofrer quando um ente querido morre. 1 Tessalonicenses 4:13 “Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança”.
1. Alguns acham que é errado lamentar a morte de um ente querido.
2. Paulo não proíbe o luto!
3. Existem exemplos nas escrituras em que os cristãos sofreram; veja Atos 8:2.
4. O que Paulo proíbe é uma angústia sem esperança; luto que não tem fé!
5. O contraste de Paulo é entre fé cristã e desespero pagão.
6. Aqueles que não têm esperança percebem aqueles que têm esperança e se perguntam de onde vem a esperança. 1 Pedro 3:15 “antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós”
a. Nossa esperança que brilha nas horas mais sombrias nos dá a oportunidade de contar aos outros sobre a vinda de nosso Senhor.
b. Paulo não proíbe o luto, Ele proíbe o luto sem esperança.

H. Lembre-se da esperança. 1 Tessalonicenses 4:18 “Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras”.
1. "Consolar" - confortar ou incentivar.
2. “Um ao outro” - devemos lembrar um ao outro a esperança.

III. As Palavras de Paulo São Desconfortáveis Para Alguns.

A. Porque? 1 Tessalonicenses 4:14 “Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele”.
1. Com essas promessas, a esperança de ser elevada à vida eterna é apenas para aqueles que estão "EM" Jesus. (Ver o verso 13: Paulo está escrevendo para confortar os irmãos)
2. Em 5:3, Paulo diz que aqueles que não estão “EM” Jesus sofrerão destruição.
3. A pergunta então é: você está EM Cristo?

B. Como você pode estar EM Cristo? Romanos 6:3 “Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?” Gálatas 3:27 “Porque todos quantos fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo”.
1. Você deve estar EM Cristo e permanecer lá até dormir EM Cristo.
2. A esperança é encontrada apenas EM "Cristo".
Postagem Anterior Próxima Postagem

Gostou? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Eu preparei um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.