Como Receber Encorajamento
Texto: Efésios 6:10

Introdução: Como povo de Deus, desanimamos de vez em quando, principalmente quando passamos por situações difíceis, perseguições ou provações.

Quando buscamos a face de Deus por causa de um problema, e a resposta não vem, ou quando precisamos urgentemente de algo importante em nossas vidas.

O fato de sermos filhos de Deus não nos isenta do desânimo, mas devemos saber que temos ajuda mais do que suficiente em Deus para nos libertar de todos os dardos inflamados dos inimigos e nos manter na fé até Sua gloriosa volta.

Não existe uma fórmula mágica para vencer o desânimo, basta seguir a verdade da palavra e os passos são tão simples quanto receber a salvação e igualmente eficazes.

Essas são as maneiras pelas quais podemos ser encorajados.

1. Através da Palavra de Deus

A palavra de Deus é Espírito e vida, purificada sete vezes. Tem a capacidade inigualável de criar, construir e transformar vidas. Está cheia de promessas encorajadoras para nossas almas cansadas.

Precisamos ler e meditar na palavra diariamente, porque o homem não vive somente de pão, mas de toda palavra que vem de Deus é que o homem vive. A ingestão diária da palavra nos ajudará a resistir e superar todos os fatores que causam desânimo.

A meditação faz com que a vida na palavra seja liberada em nosso espírito, com o efeito de entrarmos em contato com a vida de Deus.

2. Através da Oração

A oração é outro meio pelo qual podemos tirar nossos fardos dos ombros. “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1 Pedro 5:7). Jesus está pronto para nos ajudar a sair de nossas frustrações, mas precisamos contar a ele sobre elas. Ele disse: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei" (Mateus 11:28). Aprenda a orar, pois ao orar, a ajuda de Deus virá até você.

Qualquer que seja a sua necessidade, Deus quer ouvir sobre elas, nenhuma questão é trivial demais para ser apresentada diante dEle, Ele prometeu não rejeitar ninguém que viesse (João 6:37).

3. Através do Auto Encorajamento

Você pode se encorajar no Senhor, deliberadamente, concentrando sua mente nas coisas boas que o Senhor fez, na grandeza do Deus Todo-Poderoso, em Suas abundantes misericórdias e fidelidade, particularmente naquelas coisas que Ele fez em sua própria vida.

Davi fez o mesmo em 1 Samuel 30:6, ele se fortaleceu no Senhor, e no final ele estava pronto para recuperar tudo, mesmo depois de três dias em que os inimigos passaram com tudo o que ele havia trabalhado na vida.

Você pode obter grande força de dentro se ousar se concentrar no Senhor. Filipenses 4:8 diz: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”. Nenhum diabo pode vencer isso, funciona qualquer dia!

4. Através da Comunhão Com os Irmãos

A presença de irmãos pode trazer encorajamento, esperança e alegria, principalmente em tempos de angústia. Existe esse vínculo que o Espírito de Deus traz na união dos filhos de Deus. Onde quer que os irmãos se encontrem, o profundo chamará o profundo, e a presença de Deus se manifestará.

A Bíblia diz: "Como o ferro afia o ferro, um homem afia o outro" (Provérbios 27:17). Até o apóstolo Paulo, em Atos 28:15, se beneficiou muito dessa companhia dada por Deus e foi encorajado. Não negligencie a comunhão do povo de Deus; a partir daí você entrará em contato com força e alegria.

5. Através da Adoração

Deus habita nos louvores do Seu povo, a adoração sempre manifesta Sua presença, quando você adora a Deus de maneira correta e suficiente, o medo, a tristeza e a depressão desaparecem. Muitas pessoas podem achar difícil orar em tempos difíceis, mas podemos simplesmente louvá-lo e adorá-lo.

Davi em seu tempo de angústia no Salmo 42 questionou a si mesmo; “Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação que há na sua presença”. Que homem! Ele definitivamente sabia como condicionar sua mente para louvar a Deus e vencer.

6. Através da Comunhão Com o Espírito Santo

O Espírito Santo é o espírito de encorajamento e força; quando você passa um tempo com Ele, ele lhe dará força e você não permanecerá mais nesse estado de desespero. Entre no seu quarto, ore em línguas, você tem a chave da sua libertação em suas mãos.

Você pode reproduzir outra experiência pentecostal em seu próprio quarto. Faça isso constantemente e você nunca mais saberá o que é chamado de desespero.

Não ceda ao medo e ao desânimo, não importa o quê. Porque a alegria do Senhor é a sua força (Neemias 8:10), agarre-a e maximize-a em sua vida.

Postar Comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Gostou? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Eu preparei um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.