Conhecendo Deus de Uma Maneira Íntima

Conhecendo Deus de Uma Maneira Íntima
Texto: Êxodo 34:5-7

Introdução:

1. Você conhece Deus de uma maneira íntima? É possível que passemos por essa vida obedecendo a Deus e Seus mandamentos, mas ainda não tenhamos um relacionamento íntimo com Ele.
2. Moisés, no início de seu ministério, tinha esse tipo de relacionamento com Deus. Em Êxodo 33:12-13, “E Moisés disse ao Senhor: Eis que tu me dizes: Faze subir a este povo; porém não me fazes saber a quem hás de enviar comigo. Disseste também: Conheço-te por teu nome, e achaste graça aos meus olhos. Se eu, pois, tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que agora me mostres os teus caminhos, para que eu te conheça, a fim de que ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é teu povo”.
a. Naquele momento da vida de Moisés, ele havia obedecido às instruções de Deus. Por exemplo:
· Ele havia libertado os israelitas da escravidão egípcia.
· Ele havia guiado os israelitas na travessia do Mar Vermelho.
· Ele levou os israelitas ao monte Sinai, onde Deus lhes deu os dez mandamentos.
b. Moisés havia obedecido às instruções de Deus, mas ainda não o conhecia de maneira íntima. “Conheço-te por teu nome, e achaste graça aos meus olhos. Se eu, pois, tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que agora me mostres os teus caminhos, para que eu te conheça, a fim de que ache graça aos teus olhos”.
c. A triste verdade dessa história é que alguns cristãos hoje ainda guardam os mandamentos e as instruções de Deus, mas ainda não o conhecem de maneira pessoal e íntima. Como eu sei disso? Porque eu mesmo já experimentei esse tipo de relacionamento com Deus.
3. Mas um dia me deparei com uma passagem que mudou minha caminhada com Deus. Deus se apresentou a mim, não como um Deus de ira, fúria ou raiva, mas como um Deus de amor.

Hoje, Deus se apresentará a nós para que possamos ter um relacionamento mais íntimo com ele.
A partir dessa passagem, Deus se revela de uma maneira pessoal.

No sermão de hoje, compartilharei três características maravilhosas de Deus, que espero que nos ajudem a entender melhor a Deus, o que nos ajudará a desenvolver um relacionamento mais íntimo com ele.

I. Primeiro, Para Conhecer Deus de Uma Maneira Íntima, Precisamos Entender Que Deus é um Deus Misericordioso e Compassivo.

1. O salmista expressou melhor isso (Salmo 145:7-9). "Publicarão a memória da tua grande bondade, e com júbilo celebrarão a tua justiça. Bondoso e compassivo é o Senhor, tardio em irar-se, e de grande benignidade. O Senhor é bom para todos, e as suas misericórdias estão sobre todas as suas obras"
2. Deus tem o tipo de compaixão por nós. Nosso Deus olha para nós com cuidado e preocupação, e fará tudo ao seu alcance para nos ajudar.
3. O nosso Deus é um Deus compassivo e misericordioso!
a. Ele é tão compassivo que, quando pecamos e pedimos perdão, Ele nos perdoa.
b. Ele é tão compassivo que cura nossas doenças.
c. Ele é tão compassivo que nos abençoa com alimento, abrigo e emprego.
4. Palavras não podem expressar quão grande é nosso Deus. (Tiago 5:11) "...porque o Senhor é cheio de misericórdia e compaixão"

Nesta semana, por que você não se concentra na compaixão e misericórdia de Deus? Dirija se a Ele em oração e agradeça por ser tão maravilhoso para você.

II. Segundo, Para Conhecer a Deus de Maneira Íntima, Precisamos Entender Que Deus é Tardio em Irar-se.

1. Algumas pessoas pensam que Deus é um tirano. Elas acham que Deus rapidamente fica irado conosco quando cometemos um erro. No entanto, a verdade é que, quando cometemos um erro, Deus é paciente conosco e lento para se enfurecer. A Bíblia diz em (Salmo 103:8-11) "Compassivo e misericordioso é o Senhor; tardio em irar-se e grande em benignidade. Não repreenderá perpetuamente, nem para sempre conservará a sua ira. Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui segundo as nossas iniquidades. Pois quanto o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua benignidade para com os que o temem"
2. Deus não é como nós. Quando ficamos irados, nossa inclinação natural é vingar-nos. Retaliar com vingança. No entanto, Deus não é assim. De fato, Deus é um Deus amoroso, lento para se enfurecer, que não nos trata como nossos pecados merecem.

III. Terceiro, Para Conhecer a Deus de Maneira Íntima, Precisamos Entender Que Deus é Abundante em Amor.

1. O maior ato de amor que Deus nos mostrou foi quando Ele enviou Seu filho Jesus para morrer na cruz pelos nossos pecados. (João 3:16-17) "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele”.
2. Nunca foi demostrado um ato de amor maior do que quando Jesus deu a vida para salvar a nossa. É através do Seu sangue que perdoamos nossos pecados, o que nos permite ser reconciliados com Deus e ter um relacionamento com Ele. Se você quer saber sobre o amor, olhe para a cruz.
3. As palavras finais de Deus para nós estão gravadas na cruz romana. Elas estão vermelhas de sangue e gritam para serem ouvidas. Elas também dizem: "Eu te amo". A Bíblia diz: "Que Deus demonstra Seu próprio amor por nós nisto: Enquanto ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós (Romanos 5:8).
4. Você não está feliz que Deus é um Deus tão amoroso. A Bíblia diz que Deus é amor (1 João 4:8).

Conclusão:

1. Se você não tem um relacionamento íntimo com Deus, provavelmente é porque não o conhece muito bem.
2. Deus se apresentou a nós. Ele nos fez conhecer a Sua bondade. Ele pessoalmente se proclamou para nós. (Êxodo 34:5-7) “O Senhor desceu numa nuvem e, pondo-se ali junto a ele, proclamou o nome Jeová. Tendo o Senhor passado perante Moisés, proclamou: Jeová, Jeová, Deus misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade; que usa de beneficência com milhares; que perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado; que de maneira alguma terá por inocente o culpado; que visita a iniquidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração”.
3. Nesta noite, Deus se apresento a nós. Ele nos mostra quem Ele é. É minha oração que você o conheça melhor para ter um relacionamento mais íntimo com ele.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem