O Novo Começo
Lição 26

Gênesis 8:20 - 9:17

I. Introdução

A. Depois do Dilúvio, houve um novo começo, um novo começo para a humanidade, cheio de esperança e com toda garantia da bênção de Deus. O pecado foi julgado e Deus estava pronto para guiar o novo povo da terra.

B. O Dilúvio removeu o pecado, mas não os pecadores, pois Noé e sua família ainda eram pecadores e necessitavam da graça de Deus. Portanto, seria necessário que Deus fizesse uma aliança com o homem.

II. A Promessa a Noé. (8:20-22)

A. A atitude correta (8:20). A primeira coisa que Noé faz quando sai da arca é dar graças a Deus. Noé reconheceu a presença e providência de Deus.

NOTA: Oferecer ações de graças é uma consciência consciente de que Deus está no controle de todas as coisas (1 Tessalonicenses 5:18).

B. A Promessa de Deus (8:21). Deus prometeu que nunca mais enviaria um dilúvio universal à terra para destruir a humanidade por sua maldade (Gênesis 9:11).

NOTA: A terra será destruída por Deus no fim do mundo, mas será por fogo (2 Pedro 3:10).

III. A Aliança (Pacto) Com Noé. (9:1-17)

A. Introdução

1. Significado de uma aliança. Uma aliança bíblica é onde Deus incondicionalmente faz um pacto com os homens. Deus não chega a um acordo com o homem pecador através de um processo de negociação. O homem não é uma ameaça para o governo de Deus. Deus está no controle da história e estabeleceu as regras através de alianças para os homens viverem.

2. Fonte da Aliança Noética. A fonte é somente Deus (9:9, 11, 12, 17). Não há aliança a menos que Deus faça e a mantenha.

3. Alcance da Aliança Noética. Essa aliança foi feita com todos os homens e animais (9:9-10).

4. Objetivo da Aliança Noética. Deus fez essa aliança para garantir a todos os homens que o mundo nunca mais será destruído pela água (9:11).

5. Duração da Aliança Noética. Esta é uma “aliança eterna” e é para “gerações eternas” (9:12, 16).

6. Sinal da Aliança. Deus deu o arco-íris como um sinal da Aliança Noética. É uma garantia para cumprir tudo o que Deus prometeu nesta aliança (9:12-13).

7. Projeto da Aliança Noética. O primeiro desígnio da aliança é dar bênção a toda a humanidade. No entanto, pode haver um segundo desígnio para a aliança, que é levar de volta aos homens que eles são pecadores e precisam da graça e misericórdia de Deus. Em 8:21, diz "a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice". Essa é uma verdade fundamental que Deus sempre procura imprimir nos homens. Até que o homem entenda que ele é basicamente pecador, ele não precisa de um Salvador.

NOTA: Através da Aliança Noética, Deus ordena a vida de tal maneira que o homem não possa escapar da exposição a essa revelação fundamental de que ele é basicamente pecador. Toda provisão dessa aliança feita com Noé e toda a raça humana é projetada para impressionar o homem com o desamparo de sua má condição e, assim, levá-lo ao amor e graça de Deus.

B. Confiabilidade da natureza (8:22). A primeira promessa desta aliança é que, após o dilúvio, haveria total confiabilidade da natureza. A natureza agora é previsível e a ciência e a investigação modernas podem confiar nela.

NOTA: Deus torna a natureza estável e confiável, para que o homem não possa culpar seu mal ao meio ambiente.

C. Ordem para Povoar a Terra (9:1,7). Noé e sua família são instruídos a conceber filhos e encher a terra. Deus deseja que haja uma propagação da vida humana.

NOTA: A reprodução humana ajuda a realizar o propósito de Deus na redenção. Em seu isolamento, o homem acha fácil manter sua ilusão de sua decência básica e sua independência de Deus. Mas, à medida que o mundo se enche, e não podemos mais nos afastar daqueles que nos irritam, somos forçados a enfrentar nossa própria pecaminosidade. À medida que nossas cidades aumentam em população, a terra se enche e os continentes transbordam, e não há para onde correr; os homens descobrem o que sempre foi verdade: que, sob condições de aglomeração, o fino verniz da cultura desaparece rapidamente e tudo o que está oculto por baixo irrompe.

D. O governo do homem sobre o mundo animal através do medo (9:2). Medo e terror devem caracterizar bestas em relação aos homens. Que Deus deu ao homem o domínio sobre as bestas é um ato gracioso, pois se os animais se multiplicassem sem restrições, eles poderiam machucar o homem e, eventualmente, exterminá-lo.

NOTA: Esta provisão foi feita para ensinar ao homem que ele não é mais o senhor da criação, como ele foi originalmente criado para ser, tendo o mundo animal em sujeição amorosa e obediente a ele. Por quê? Porque o homem é pecador e a imagem de Deus nele foi marcada pelo pecado.

E. Provisão Para Sustentar a Vida (9:3). Deus havia dado uma dieta vegetal para o homem em Gênesis 1:30, mas agora Ele permite que uma dieta de carne também seja adicionada ao menu anterior.

NOTA: Talvez isso tenha sido planejado por Deus para ensinar ao homem que sua vida é sustentada pela morte de outra criatura. O homem não tem força de vida própria; tudo é emprestado. Ele é uma criatura muito dependente. Portanto, o homem deve depender de Deus e perceber que é através da morte de Cristo que o homem pode ter vida eterna.

F. Proibição de Certas Carnes Como Alimento (9:4). O homem não deve comer carne que não foi drenada do seu sangue. Existe uma sacralidade no sangue, porque é o próprio princípio de vida de um homem ou animal (Levítico 17:11).

NOTA: A sacralidade do sangue talvez tenha sido projetada para ensinar aos homens que, sem derramamento de sangue, não há perdão para os pecadores.

G. Punição por tirar a vida do homem (9:5-6). Como a vida é sagrada, conforme representada pelo sangue no corpo, Deus exigirá a vida de um animal ou homem que tire a vida de um homem (Êxodo 21:38). Há uma conexão entre 9:5 e 9:3. O homem que é permitido matar animais para alimentar-se pode usar mal esse princípio, tornar-se indiferente ao derramamento de sangue e considerar levemente até a vida de outro homem. Deus ergue um aviso antecipadamente, em vista da ampla latitude de possibilidades em que o homem pecador poderia cometer abusos. Esta ordem é a base da pena de morte em alguns países. O governo desses países acreditam agir como um instrumento de Deus (Romanos 13:1-6) e assim tem o direito de tirar a vida de outra pessoa. Acreditam que é Deus quem tira a vida humana, quando é feita através dos canais governamentais apropriados e, portanto, não é assassinato. Essa ordem de “uma vida por uma vida” lida com assassinatos premeditados e não incluiria coisas como matar em defesa de propriedades, de si próprio ou de outros ou assassinato militar.

NOTA: A vida humana é muito preciosa para Deus, e Deus quer que o homem entenda que os homens não devem recorrer à violência para atingir seus fins. Deus não considera levemente a distorção e despojo de Sua imagem no homem. A violência gera mais violência, até que o homem, finalmente, horrorizado com o que desatou na sociedade, enfrenta o fato fundamental de estar infiltrado no mal. Somente Deus pode curá-lo.


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Eu preparei um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem