QUEM SÃO OS "FILHOS DE DEUS" E AS "FILHAS DOS HOMENS?"
Lição 23

Gênesis 6:1-4

I. Pessoas Identificadas. (6:1-2, 4)

A. Visão # 1: Linhagem divina de Sete e a linhagem ímpia de Caim. Essas duas linhagens se casaram, quebrando a separação entre a linhagem divina de Sete e a linhagem divina de Caim. O resultado foi o juízo do dilúvio.

1. APOIO

a. Contexto. Houve uma discussão sobre a linhagem de Caim e a linhagem de Sete no capítulo cinco. Então, no capítulo seis, é discutida a mistura das duas linhagens. O capítulo sete traz o juízo do dilúvio.

b. Universalidade do pecado. Foi a maldade total do homem que provocou o dilúvio.

c. Filhos de Deus implica homens. Embora o termo específico “de Deus” seja usado no Antigo Testamento relacionado a seres angélicos, há outras expressões que são semelhantes e expressariam o fato dos homens e não dos anjos (Deuteronômio 14:1; Isaias 43:6; Oseias 1:10; 11:1).

d. Gigantes. Os gigantes são nefilins e não diz que são resultado do que aconteceu no versículo dois. Esses nefilins estavam na Terra tanto no contexto anterior quanto no subsequente (Números 13:33). Por que eles foram mencionados? Como a progênie desse relacionamento era como os nefilins, eles eram homens violentos.

e. Repetição da palavra "homem". Em Gênesis 6:1-6, as palavras "homens" ou "homem" são usadas cinco vezes. O contexto é sobre seres humanos, não seres angelicais.

2. OBJEÇÕES

a. O contexto de Gênesis 6:1-4 realmente dá muito pouca evidência para considerar as “filhas” dos homens ”como mulheres ímpias descendentes de Caim e “filhos de Deus” como piedosos descendentes de Sete.

NOTA: De fato, o contexto implica que os "filhos de Deus" podem ter sido os cainitas. Se isso for verdade, seria estranho chamar os cainitas de filhos de Deus, pois eram ímpios.

b. De acordo com quais regras de interpretação se pode limitar a palavra “homens” a uma parte separada da raça humana, quando a palavra é ampla em termos de raça e, em seguida, dá um passo adiante e a destaca como uma parte distintiva da raça humana, a linhagem de Caim?
c. O Novo Testamento usa as palavras "filhos de Deus" para se referir aos crentes, mas Moisés escreveu Gênesis e dificilmente usaria a terminologia do Novo Testamento. Além das palavras "filhos de Deus" são usados ​​especificamente para anjos no Antigo Testamento (Jó 1:6; 2:1; 38:7).
d. Como podemos ir tão longe para dizer que todos os homens da linhagem de Sete foram salvos e filhos de Deus nesse sentido, e nenhum dos homens da linhagem de Caim? Também parece que os ímpios têm apenas filhos, enquanto os piedosos têm apenas filhas.
e Os piedosos setitas entrariam em tais casamentos e obteriam uma pluralidade de esposas, e o fariam exercendo força?
f. A união das linhagens de Sete e Caim produziria seres de caráter e força sobre-humanos?
g. Como essa visão pode se harmonizar com II Pedro 2:4-5; 1 Pedro 3:19-20 e Judas 6-7?

B. Visão # 2: Anjos caídos ou homens possuídos por demônios coabitam com mulheres pecadoras, a fim de produzir uma progênie monstruosa.

1. APOIO

a. "Filhos de Deus" são seres angélicos. Essa designação sempre se refere a anjos no Antigo Testamento e nunca a crentes. (Jó 1:6; 2:1; 38:1).

NOTA: No entanto, deve-se admitir que o título se refere a anjos bons e não a maus.

b. "Filhas dos homens" é universal. Essa designação indica o aumento natural de toda a família humana, não de uma classe especial.

c. Por que um juízo tão severo? O cruzamento de anjos caídos e carne humana trouxe uma monstruosidade de seres; assim, Deus teve que destruir a raça humana para mantê-la pura. Por que um juízo tão cataclísmico se este pecado era apenas imoralidade sexual por humanos? O pecado deve ter sido grande por natureza para trazer o juízo de Deus sobre a raça humana.

d. Significado de nefilins. A palavra “gigante” (nefilin) tem como significado original os caídos e pode se referir a monstros ou nascimento humano e angélico misto.

e. Novo Testamento (1 Pedro 3:19-20; 2 Pedro 2:4-5; Judas 6-7). 1 Pedro 3:19-20 diz que Cristo após a morte foi pregar a espíritos desobedientes (seres angélicos) e esses espíritos estão ligados aos dias de Noé. Segundo Pedro 2:4-5 conecta os anjos pecadores com o Dilúvio nos dias de Noé. Judas 6-7 parece vincular o juízo de alguns anjos ruins à luxúria sexual e as palavras "outra carne" realmente significam "carne de outra natureza"

f. Trama Satânica. Essa foi outra tentativa satânica de destruir a raça humana; tornando assim impossível ao Deus-Homem, Jesus Cristo, vir à Terra. Isso coincide com a "semente" em Gênesis 3:15. Se a raça humana tivesse sido completamente infectada pela natureza angelical decaída, não haveria lugar para Jesus Cristo, o homem perfeito.

g. Explica a mitologia grega: Esse ponto de vista pode explicar a mitologia grega antiga, que fala dos titãs que eram em parte de origem celestial e em parte de origem terrestre. Esses seres monstruosos de nascimento misto se rebelaram contra seu pai Urano (Céu) e, após uma prolongada disputa, foram derrotados por Zeus e jogados no tártaro.

2. OBJEÇÕES

a. Os seres angélicos não se casam ou têm capacidade de se reproduzir (Lucas 20:35-36; Marcos 12:25; Mateus 22:30).

RESPOSTAS:

(1) Em Mateus 22:30 os anjos no céu (anjos bons) são especificados e não diz nada sobre anjos caídos.
(2) Os anjos não procriam dentro de sua própria espécie, mas porque todos os anjos são mencionados em um gênero masculino, eles podem ter se unido aos de outro tipo. Em Judas 6-7, diz que os anjos perseguiram “outra carne” e literalmente significa “carne de outro tipo”.
(3) Os anjos aparecem em forma humana e já comeram comida. Por que eles não deveriam ter uma função sexual?
b. Toda a ideia de anjos se unindo aos humanos é fantástica demais.

RESPOSTA: Talvez este seja um caso de possessão demoníaca em larga escala. Em Judas 6, diz que esses anjos maus (demônios) não mantinham sua habitação habitual (morada). A implicação é que eles encontraram outro local de moradia. Na Bíblia, o corpo humano é frequentemente chamado de habitação ou morada. Assim, esses demônios passaram a residir em corpos humanos onde não pertenciam. Assim, os espíritos malignos, os anjos caídos, possuíam o corpo dos homens, e esses demônios possuíam homens casaram-se com mulheres e produziram uma raça de seres estranhos chamados aqui em Gênesis 6 "Nefilins". Eles eram uma raça de gigantes e eram conhecidos como os "caídos".

NOTA: Isso sugere que a possessão demoníaca tem a capacidade de afetar a estrutura genética. Os cromossomos são alterados para que a progênie seja marcadamente diferente; ocorre uma espécie de mutação e o resultado é uma mudança pronunciada nos filhos dessa união. Hoje sabemos que certas drogas (LSD, talidomida etc.) afetam a estrutura genética.

NOTA: Também nos é dito nesta passagem que esse fenômeno (aparentemente em menor escala) aconteceu "também depois", ou seja, após o Dilúvio ocorreu uma incursão semelhante de seres demoníacos. Essa segunda invasão resultou na presença na terra de Canaã de certas raças gigantescas chamadas em nossa Bíblia, os cananeus. Essa é uma explicação por que Deus disse aos israelitas que destruíssem toda a sociedade Cananéia.

NOTA: É interessante que os arqueólogos tenham descoberto as cidades gigantes de Basã e confirmam o fato de que existiam nessa área raças de seres gigantes cujas camas têm dez, onze ou doze pés de comprimento.

C. Conclusão. A melhor explicação é ver os "filhos de Deus" como demônios, que possuíam homens, e as "filhas dos homens" como provavelmente mulheres lascivas, que se tornaram tão corruptas que se abriram para atividades demoníacas. O resultado foi uma corrida de super-homens, caídos. Assim, Deus teve que julgar os homens.

II. O Pronunciamento de Deus. (6:3)

A. A palavra “permanecerá” não é uma boa tradução, pois a palavra hebraica realmente significa governar ou reinar. Uma boa tradução seria: “Jeová disse: Meu espírito não reinará nos homens para sempre; em suas andanças, eles são carne"

B. Esta não é uma imagem de Deus esforçando-se ao máximo para salvar os homens, mas falhando por causa da recusa do homem em se arrepender. Não, isso retrata Deus como o Soberano, declarando aos homens que Ele não governará para sempre no coração dos homens; assim, os homens devem invocar o Senhor antes que seja tarde demais para ser salvo.


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Eu preparei um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem