A CRIAÇÃO DO HOMEM

A CRIAÇÃO DO HOMEM
Lição 12

Gênesis 1:26-31

I. INTRODUÇÃO

A. As quatro grandes questões da vida são: Quem sou eu? De onde eu vim? Qual é o meu propósito? Para onde eu vou? Gênesis 1:26-31 certamente dá uma resposta positiva às três primeiras perguntas.

NOTA: Na verdade, essas perguntas só podem ser respondidas através da revelação inspirada por Deus de Sua criação do homem no sexto dia.

B. A resposta à masculinidade do homem, a descoberta de si mesmo, é encontrada em seu relacionamento com Deus. Até que o homem encontre Deus, a existência é um dilema e a vida não tem sentido.

II. A IMPORTÂNCIA DO HOMEM. GÊNESIS 1:26a

A. “E disse Deus” O homem é o produto de um Deus soberano. Sua criação foi imediata e completa (Gênesis 2:7). A resposta para o homem é encontrada em seu relacionamento com Deus.

B. "Façamos o homem" - O plural "nós" refere-se, sem dúvida, à Trindade. Esta é a primeira grande revelação no Antigo Testamento do fato de que Deus não é uma unidade única, mas que existem outras Pessoas dentro da Trindade, e Ele está conversando com as outras Pessoas envolvidas.

NOTA. O homem é claramente distinto do mundo animal, pois só aparece na cena da história depois que Deus realizou uma consulta divina sobre ele. É interessante que a ideia de uma Trindade só apareça em conexão com o surgimento do homem na terra. Somente o homem, entre as criaturas de Deus, pode entender e entrar em uma experiência com um Deus trino. Os animais não podem adorar a Deus, mas os humanos receberam a capacidade de Deus.

C. “à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” - A grande questão é o que significa ser feito à imagem e semelhança de Deus? Observe que isso não foi dito de nenhuma outra criatura. Ser feito à imagem e glória de Deus mostra a dignidade e a glória do homem.

NOTA. A imagem de Deus é material ou imaterial? Os Mórmons ensinam que a imagem de Deus no homem é o corpo do homem. Eles baseiam isso em certas expressões antropomórficas da Bíblia, aquelas expressões que parecem atribuir características humanas a Deus (olhos de Deus, dedos de Deus, mão de Deus, etc.). Os mórmons dizem que Deus tem um corpo como o homem, mas isso contradiz o ensino da Bíblia, que diz que Deus é espírito (João 4:24).

NOTA. É muito difícil distinguir imagem e semelhança e, para todos os efeitos práticos, eles são um no mesmo.

1. A imagem é vontade, intelecto e emoção. O homem foi feito à semelhança de Deus e Deus, sendo uma pessoa, é feito de vontade, intelecto e emoção. Deus criou o homem à sua imagem, com a mente para conhecer a Deus, uma emoção para amar a Deus e uma vontade de escolher Deus. A personalidade do homem refletia a personalidade do Criador. Adão não era uma criatura programada; ele tinha liberdade ilimitada. Ele era tão livre quanto qualquer homem poderia ser sob a soberania de Deus.

NOTA. A capacidade de querer, sentir e pensar é encontrada em todos os animais até certo ponto, pois todos os animais têm alma. Mas a Alma humana é única, pois foi criada à imagem direta de Deus. Sua capacidade de alma claramente o distingue do mundo animal.

2. A imagem é criatividade, comunicação e moralidade. Alguns acham que a imagem não é a alma em si, mas o espírito no homem. É a capacidade espiritual do homem que o distingue do mundo animal. Deus é espírito (João 4:24), e Ele só pode ser conhecido através do espírito no homem Romanos 8:16). É o Espírito no homem que lhe permite adorar.

a. Criatividade. Em Gênesis 1, lemos: “Deus criou (criou)”. Essa atividade envolve imaginação e capacidade de pensar em termos conceituais. O homem, sendo à imagem de Deus, também pode fazer coisas, não no mesmo grau que Deus, pois o homem não pode fazer coisas do nada. No entanto, o homem pode compor uma sinfonia, projetar um computador, pintar uma imagem, etc. Um animal não pode fazer isso. O homem foi originalmente projetado para usar sua criatividade para Deus.

b. Comunicação. Gênesis 1 disse que Deus fala e o homem também. O homem é a única criatura que pode falar. Os animais emitem sons, mas não transmitem ideias através da verbalização.

NOTA. O homem foi criado originalmente para se comunicar com Deus e o homem.

c. Moralidade. Em Gênesis 1, Deus pronuncia muitas coisas boas. Deus é um ser moral, e o homem também partilha esse caráter. O homem tem a faculdade de distinguir entre o bem e o mal. Todos os homens em todas as sociedades têm algum senso de certo e errado, o que não é encontrado no reino animal.

NOTA: O homem foi originalmente criado como uma criatura moral.

3. Conclusão: Quando Deus criou o homem à Sua imagem, a glória, a dignidade e o valor do homem foram expostos (Salmo 8:5 “Contudo, pouco abaixo de Deus o fizeste”). Se o homem veio do lodo através do acaso, como diz o evolucionista, então o homem se depara com um dilema horripilante: ele não tem começo planejado, propósito ou futuro. Somente a Bíblia torna o homem valioso porque ele é uma criatura de Deus. Os homens não são formas elevadas de animais, mas são a criação de Deus.

III. A AUTORIDADE DO HOMEM. GÊNESIS 1:26b

Foi dada ao homem a tarefa de dominar e governar a terra, exercendo domínio sobre tudo dentro da terra. Ele deveria subjugar suas forças, dominá-las e colocá-las todas sob seu controle e direção. Todo o curso da história é simplesmente o registro da tentativa do homem de cumprir essas injunções divinas.

NOTA: O cumprimento final desta ordem será no milênio.

IV. O DEVER DO HOMEM. GÊNESIS 1:27-28

A. Gênesis 1:27 fala de homem e mulher, o que mostra que o homem é uma criatura sexual. Essa forte capacidade para o sexo deve ser usada para reproduzir a raça humana. Foi ordenado ao homem que fosse "Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra" (1:28).

NOTA: O homem como criatura sexual recebe autoridade divina para o ato sexual. No entanto, o sexo é mais do que físico; é emocional, psicológico e acima de tudo espiritual. Deus pretendia o sexo dentro da união matrimonial.

B. Gênesis 1:28 diz que Deus ordenou ao homem que "subjugasse" a terra; isto é, o homem deveria ter domínio sobre ela.

V. O SUSTENTO PARA O HOMEM. GÊNESIS 1:29-30

A. Originalmente todos os animais eram herbívoros (comedores de plantas).

NOTA: Aparentemente, os animais não se tornaram comedores de carne até depois da queda. Antes da queda, havia vida vegetal abundante.

B. O homem, no começo, também era vegetariano. Deus não deu ao homem a permissão para comer carne até depois do dilúvio (Gênesis 9:3).

VI. A APROVAÇÃO DO HOMEM. GÊNESIS 1:31

Deus viu sua criação do homem e disse: “muito bom.” Deus ficou satisfeito com sua criatura, homem.

VII. CONCLUSÃO

A. O homem foi criado com glória, dignidade e valor, com a capacidade de adorar a Deus e a autoridade para governar a terra. Porque o homem não atingiu seu potencial? É por causa do PECADO: o que quer que seja verdadeiro do homem, certamente é verdade que o homem não é o que ele deveria ser.

OBSERVAÇÃO: O pecado manchou a imagem do homem, mas não a erradicou. (Gênesis 9:6; Tiago 3:9) e a salvação é restaurar ao homem em Cristo o que ele perdeu em Adão (Colossenses 3:9-10; Efésios 4:24).

B. A queda resultou na corrupção da vontade, mente e emoção do homem. O pecado é o motivo pelo qual o homem pode criar, mas tudo o que ele cria tem uma tendência ao mal. O pecado é o motivo pelo qual o homem pode se comunicar, mas não apenas ele comunica a verdade e a beleza, mas também a luxúria, o ódio, a sujeira, o fanatismo e a morte. O pecado é o motivo pelo qual, embora ele ainda conheça os valores morais, ele os nega e os racionaliza para exaltar o mal. O pecado desvalorizou e envergonhou o homem, de modo que a imagem com a qual ele foi criado por Deus foi marcada pelo pecado.

1 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem