O Que Determina se Alguém é Cristão?

O Que Determina se Alguém é Cristão?
Quando Paulo estava em julgamento perante o rei Agripa, aproveitou a oportunidade para pregar o evangelho (Atos 26:19-23). Um dos objetivos do apóstolo era convencer o rei a se tornar cristão. Agripa reconheceu isso porque afirmou: "Por pouco me persuades a fazer-me cristão" (Atos 26:28).

Hoje, estamos tentando fazer a mesma coisa que Paulo estava fazendo naquela ocasião - tentando convencer as pessoas a se tornarem cristãs. No entanto, se quisermos convencê-los a se tornar cristãs, precisamos saber o que é um cristão. Além disso, elas precisam entender o que é um cristão antes de serem persuadidas a se tornar um cristão.

Então, como podemos determinar se alguém é cristão? Como se pode determinar se uma pessoa é um cristão ou não? Podemos consultar as Escrituras para encontrar uma resposta.

Ser Cristão Não é Determinado (Apenas) Por…

Antes de tudo, precisamos estar cientes de que existem certas características que poderiam ser citadas na tentativa de provar que alguém é cristão. No entanto, embora essas características sejam necessárias para os cristãos possuírem, elas também podem existir em alguém que não é cristão. Portanto, devemos entender que há mais para determinar se alguém é cristão do que o seguinte:
  • Sinceridade - Paulo viveu "com uma consciência perfeitamente boa" (Atos 23:1), mesmo enquanto perseguia os cristãos (Atos 22:4-5). Em outras palavras, ele acreditava sinceramente que o que estava fazendo estava certo. Além de não ser cristão naquele momento, ele também estava perseguindo ativamente os cristãos.
  • Crer em Cristo - Ao discutir a conexão entre fé e obras, Tiago citou o exemplo dos demônios: "os demônios também o creem, e estremecem" (Tiago 2:19). Os demônios creem, mas não tem fé. Sabemos disso porque a fé bíblica genuína é demonstrada por nossas obras (Tiago 2:18, 24). Portanto, embora os demônios acreditam em Deus, eles certamente não são cristãos.
  • Ser religioso - Enquanto em Atenas, Paulo reconheceu que o povo era "muito religioso", mas o único Deus verdadeiro era "um Deus desconhecido" para eles (Atos 17:22-23). Jesus condenou os fariseus e os escribas por serem desobedientes a Deus, apesar de ainda serem religiosos (Mateus 15:6-9). Nos dois casos, o povo era religioso, mas não era cristão.
  • Fazer as coisas para o Senhor - No Sermão da Montanha, Jesus descreveu aqueles que estavam fazendo as coisas "em [Seu] nome", mas eram culpados de praticar a "ilegalidade" e não "entrariam no reino dos céus" (Mateus 7:21-23). Isso significa que é possível crer em Cristo com força suficiente para fazer várias coisas em um esforço para agradá-Lo, mas ainda assim não ser agradável ao Senhor.
  • Ser uma boa pessoa - Cornélio foi descrito como "um homem devoto e que temia a Deus com toda a sua casa, e dava muitas esmolas ao povo judeu e orava a Deus continuamente" (Atos 10:1-2). Seria difícil encontrar alguém que pudesse se encaixar melhor em nosso conceito de pessoa “boa”. No entanto, mesmo nessa condição, Pedro ainda tinha que ir e "falar palavras [a ele] pelas quais [seria] salvo" (Atos 11:13-14).
Obviamente, não queremos chegar a uma posição extrema e rejeitar essas características ou dizer que elas não importam. Todas essas coisas são necessárias:
  • Um cristão deve ser sincero - Paulo disse a Timóteo: “Mas o objetivo de nossa instrução é o amor de coração puro, uma boa consciência e uma fé sincera” (1 Timóteo 1:5).
  • Um cristão deve crer em Cristo - O escritor hebraico observou: "Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam" (Hebreus 11:6)
  • Um cristão deve ser religioso - Quando a igreja foi estabelecida no dia de Pentecostes, começou com ênfase no culto coletivo: “e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações”. (Atos 2:42).
  • Um cristão deve fazer as coisas para o Senhor - Paulo escreveu: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor” (1 Coríntios 15:58). Nosso serviço a Deus deve ser contínuo e sempre crescente.
  • Um cristão deve ser uma boa pessoa - não apenas isso, mas devemos agir de maneira que os outros percebam isso. Jesus disse: “Que a tua luz brilhe diante dos homens, de modo que eles possam ver as tuas boas obras e glorificar o teu Pai que está nos céus” (Mateus 5:16).
No entanto, alguém pode ser / fazer essas coisas e não ser cristão. Já vimos alguns exemplos disso nas Escrituras. Embora essas características sejam importantes e necessárias, há mais para determinar se alguém é cristão do que essas coisas.

Ser Como Paulo

Agripa reconheceu que Paulo estava tentando convencê-lo a "se tornar cristão" (Atos 26:28). Paulo respondeu: "Prouvera a Deus que, ou por pouco ou por muito, não somente tu, mas também todos quantos hoje me ouvem, se tornassem tais qual eu sou, menos estas cadeias" (Atos 26:29).

Paulo queria convencer Agripa (e outros) a se tornar o que ele era. O que era Paulo? Ele foi o que ele tentou convencer Agripa a se tornar - um cristão.

Voltando à nossa pergunta: como podemos determinar se alguém é cristão? Podemos ver o apóstolo Paulo como um exemplo e ver se existem certos passos que podemos tomar para nos tornarmos o que ele era - um cristão.

O que Paulo fez para se tornar cristão? Considere o relato registrado no livro de Atos (observe que ele ainda era conhecido como Saulo):
  • Ele creu em Cristo - “Mas, seguindo ele viagem e aproximando-se de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu; e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? Respondeu o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues'' (Atos 9:3-5). O fato de ele ter chamado Jesus de Senhor indica que ele reconheceu quem era Ele como o Filho de Deus.
  • Ele se arrependeu de seus pecados - “E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu. [...] e disse o Senhor em visão a Ananias: Levanta-te, vai à rua chamada Direita e procura em casa de Judas um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando” (Atos 9: 9, 11). O jejum e a oração indicavam que estava triste pelo que havia feito, que havia mudado de ideia e queria estar certo e agir diante do Senhor.
  • Ele foi batizado - “Logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista: então, levantando-se, foi batizado” (Atos 9:18). Quando recontou sua história de conversão mais tarde, ele explicou que havia sido batizado para "lavar seus pecados" (Atos 22:16), indicando que seus pecados ainda não haviam sido perdoados, apesar de seu coração penitente e fervorosa oração a Deus .
Observe o padrão consistente de conversões no livro de Atos. Em outras palavras, o que Paulo fez não foi incomum - ele foi instruído a fazer o que os outros deveriam fazer para se tornar seguidores de Cristo.

Embora nem todos os detalhes sejam registrados em cada caso, cada uma dessas etapas teria sido realizada por aqueles que estavam sendo convertidos para Cristo uma vez que o mesmo evangelho estava sendo pregado em todos os lugares (Marcos 16:15-16; Gálatas 1:6-9 ). Embora nem todos os detalhes sejam especificados, os detalhes que foram registrados se ajustam ao padrão, em vez de contrários ao padrão; daí a razão pela qual podemos chamar isso de padrão consistente.

Uma observação sobre confissão: Uma confissão verbal foi registrada apenas uma vez no livro de Atos e não foi mencionada na conversão de Saulo / Paulo. No entanto, podemos concluir com segurança que isso foi feito em cada caso, pois é simplesmente uma afirmação verbal da fé de alguém. Paulo explicou: “pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação” (Romanos 10:10).

Quem é Cristão?

Observando o que o Novo Testamento ensina, o que devemos concluir sobre quem pode usar corretamente o nome de cristão?
  • Um cristão é aquele que primeiro ouviu o evangelho - "Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo" (Romanos 10:17).
  • Um cristão é aquele que creu em Cristo - “Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados; porque, se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados” (João 8:24).
  • Um cristão é aquele que se arrependeu de seus pecados - “Não, eu vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis” (Lucas 13:3, 5).
  • Um cristão é aquele que confessou sua fé - “Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo; pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação” (Romanos 10:9-10).
  • Um cristão é aquele que foi batizado em Cristo - “Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2:38). “que também agora, por uma verdadeira figura-o batismo, vos salva, o qual não é o despojamento da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo” (1 Pedro 3:21).
Tendo feito essas coisas, um cristão deve então viver como um cristão. Paulo disse aos irmãos em Corinto: “Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é” (2 Coríntios 5:17). Isto significa que quando alguém se torna cristão, ele não pode continuar a viver como o mundo. Paulo explicou aos romanos da seguinte maneira: “Mas graças a Deus que, embora tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues; e libertos do pecado, fostes feitos servos da justiça” (Romanos 6:17-18). Os cristãos se comprometeram a ser obedientes ao Senhor e viver vidas justas no mundo atual.

Conclusão

O Novo Testamento nos mostra como se tornar um cristão. Nós simplesmente precisamos fazer o que a Escritura diz. O que o mundo pensa, ou o que pensamos, é irrelevante. Como Agripa foi informado, nós apenas precisamos ser como Paulo - um cristão.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem