Enfrentando o Medo da Morte

Enfrentando o Medo da Morte
Texto: Hebreus 9:27

“E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo”

Introdução: A morte é comum. A morte é uma certeza. Somos lembrados da realidade da morte todos os dias. Podemos passar por um cemitério, ler os obituários ou parar ao longo da estrada para uma procissão fúnebre. Considere com que frequência a morte é mencionada na Bíblia: aproximadamente 370 vezes. A morte (a ausência de vida) é usada de três maneiras na Bíblia: morte física em que o corpo morre (Hebreus 9:27), morte espiritual em que a alma morre (Efésios 2:1-2; Tiago 1:15 ) e a segunda morte, em que a alma está separada de Deus por toda a eternidade (Apocalipse 20:14-15; 21:8). Enfrentar a morte física está na mente de muitos todos os dias.

O medo da morte também é comum (Hebreus 2:15). É comum a muitos porque muitos amam demais esta vida. É comum porque a morte é uma jornada não percorrida. A morte é vista como uma viagem solitária por muitos. A morte nos separa daqueles que amamos. Como olhar diretamente para o sol, muitos não querem olhar diretamente para os olhos da morte. Muitos não gostam de falar ou pensar na morte. Por exemplo, falamos do "medo do desconhecido". Porque medo? Quando não sabemos sobre algo, temos medo. No entanto, não precisamos temer a morte. Quando sabemos o que é a morte, podemos nos preparar melhor para ela. A palavra de Deus proporciona conforto, consolo e coragem na realidade diária da morte. Vamos considerar como a Bíblia fala da morte, e vamos aprender como podemos enfrentar melhor o medo da morte.

I. A Morte é um Sono de Labutas, Provações e Tribulações

• “mas quando eu dormir com os meus pais, levar-me-ás do Egito e enterrar-me-ás junto à sepultura deles” (Gênesis 47:30).

• “E disse o Senhor a Moisés: Eis que dormirás com teus pais” (Deuteronômio 31:16).

• “Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, que sair das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino” (2 Samuel 7:12).

• “Doutro modo sucederá que, quando o rei meu senhor dormir com seus pais, eu e Salomão meu filho seremos tidos por ofensores” (1 Reis 1:21).

• “os sepulcros se abriram, e muitos corpos de santos que tinham dormido foram ressuscitados” (Mateus 27:52).

• “E, tendo assim falado, acrescentou: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono. Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, ficará bom. Mas Jesus falara da sua morte; eles, porém, entenderam que falava do repouso do sono. Então Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu” (João 11:11-14).

• “E pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. Tendo dito isto, adormeceu” (Atos 7:60).

• “Porque Davi, na verdade, havendo servido a sua própria geração pela vontade de Deus, dormiu e foi depositado junto a seus pais e experimentou corrupção” (Atos 13:36).

• “Mas na realidade Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem” (1 Coríntios 15:20; ver vv. 6,18).

• “Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele. Dizemos-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem” (1 Tessalonicenses 4:14-15). (Nota: A palavra "dormem" vem do grego koimaomai. Os gregos usavam a palavra Coemeterium, da qual obtemos a palavra "cemitério")

Amigos, dormir no final do dia é algo muito necessário; está planejado para ser assim; é precioso; é temporário. Todos nós esperamos ansiosamente pelo sono no final de um dia difícil. Do mesmo modo, devemos esperar ansiosamente nosso sono na morte no final da vida. O sono é um símbolo de descanso, e a morte é um descanso das labutas desta vida (Apocalipse 14:13; 21:4). Na vida futura, não haverá mais morte (Lucas 20:36), mas nesta vida, podemos esperar nossa próxima hora de descanso.

II. A Morte é Uma Partida Desta Vida Para a Próxima

• “Veio a morrer o mendigo, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico, e foi sepultado” (Lucas 16:22).

• “Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus” (2 Coríntios 5:1).

• “Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor” (Filipenses 1:23). (Nota: Paulo usa kataluo, demolir, em 2 Coríntios 5:1 para o corpo, e ele usa analuo, soltar, em Filipenses 1:23 para o espírito. Salomão escreveu: “e o pó retorna à terra como foi, e o espírito retorna a Deus que o deu; ”Eclesiastes 12: 7; Gênesis 3:19).

• “Quanto a mim, já estou sendo derramado como libação, e o tempo da minha partida está próximo” (2 Timóteo 4:6). (Nota: Paulo usa analuo para a palavra "partida".)

• “Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta” (Tiago 2:26).

• “Mas procurarei diligentemente que também em toda ocasião depois da minha morte tenhais lembrança destas coisas” (2 Pedro 1:15). (Nota: Pedro usa a palavra êxodos para “morte”, que significa “partida;” veja também Lucas 9:31).

Quando morremos, nosso espírito parte do nosso corpo e parte desta vida. A morte é uma partida em uma viagem de uma vida para a outra. Assim como você se prepararia para partir em uma viagem a um lugar bonito (local de férias, visitar familiares e amigos, etc.), você também pode enfrentar a morte como se estivesse se preparando para partir para um lugar bonito chamado céu.

III. A Morte é Uma Reunião Com Entes Queridos Justos

• “E Abraão expirou, morrendo em boa velhice, velho e cheio de dias; e foi congregado ao seu povo” (Gênesis 25:8).

• “Também vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e reclinar-se-ão à mesa de Abraão, Isaque e Jacó, no reino dos céus” (Mateus 8:11).

• “Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras” (1 Tessalonicenses 4:16-18).

Os justos se reunirão com todos os santos que foram antes deles. Você já se preparou para uma reunião de família? Você já antecipou a alegria de estar com seus entes queridos; vê-los; falar com eles? Há uma expectativa semelhante na morte. Os justos esperam reunir-se com outros cristãos quando morrerem. Os justos são consolados nesta vida, sabendo que quando morrerem estarão na companhia dos fiéis.

IV. A Morte é Uma União Com Cristo no Céu

• “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. E para onde eu vou vós conheceis o caminho” (João 14:1-4).

• “temos bom ânimo, mas desejamos antes estar ausentes deste corpo, para estarmos presentes com o Senhor” (2 Coríntios 5:8).

• “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro.... 23 Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor” (Filipenses 1:21,23).

Os justos serão unidos a Cristo no céu. Na morte, o justo simplesmente muda de residência. Lembre-se, Paulo disse que morrer é LUCRO! Você já se preparou para uma união com alguém especial? Talvez uma união com um bebê recém-nascido ou uma união com um novo cônjuge no casamento? Você fica ansioso por esse novo relacionamento, não é? Da mesma maneira, na morte, o cristão fiel estará em um lugar melhor, com melhor companhia.

V. A Morte é Uma Separação Para Todos os Que Estão Perdidos

• “Veio a morrer o mendigo, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico, e foi sepultado. No hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe a Abraão, e a Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e envia-me Lázaro, para que molhe na água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que em tua vida recebeste os teus bens, e Lázaro de igual modo os males; agora, porém, ele aqui é consolado, e tu atormentado. E além disso, entre nós e vós está posto um grande abismo, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem os de lá passar para nós” (Lucas 16:22-26).

• “E a morte e o hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo” (Apocalipse 20:14-15).

• “Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte” (Apocalipse 21:8; 2:11; 20:6).

A "segunda morte" refere-se à separação eterna de tudo o que é bom. A "segunda morte" é o inferno, o lago que queima com fogo e enxofre. O inferno é um lugar onde não há boa companhia ou boa vida possível. A luz da presença de Deus não brilha lá (Mateus 22:13; 2 Tessalonicenses 1:9). É confinamento ao castigo eterno. É essa morte, a "segunda morte", que devemos temer a todo custo. Jesus disse: “temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo” (Mateus 10:28). Você não pode viver errado e morrer certo!

Na próxima vez em que refletir sobre a realidade da morte, lembre-se das palavras do salmista: “Preciosa é à vista do Senhor a morte dos seus santos” (Salmo 116:15). A morte é preciosa, não algo a ser temido. Como Balaão, você pode dizer com confiança: “Que eu morra a morte dos justos, e seja o meu fim como o deles” (Números 23:10). E, como Paulo, você pode dizer com antecipação: "estou pronto não só a ser ligado, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus" (Atos 21:13). Não, você certamente não precisa temer a morte. Se você optar por ter a atitude certa e viver bem, poderá fazer um novo amigo de um velho inimigo.

Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Eu preparei um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Enfrentando o Medo da Morte Enfrentando o Medo da Morte Reviewed by Aldenir Araújo on setembro 03, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Tecnologia do Blogger.