Enoque: Genealogias e Uma Perspectiva Divina da Vida

Enoque: Genealogias e Uma Perspectiva Divina da Vida
Texto: Gênesis 5

Introdução: Ultimamente, as árvores genealógicas têm despertado muito interesse para muitos. Quando olhamos para as genealogias da Bíblia, elas nos lembram as árvores genealógicas. Mas as genealogias da Bíblia não recebem a atenção que consomem tempo que as árvores de nossa família recebem. Elas nunca foram as partes mais lidas das Escrituras.

Conta-se uma história de um antigo ministro escocês que estava lendo o primeiro capítulo do evangelho de Mateus. Ele começou a ler: "Abraão gerou Isaque, e Isaque gerou Jacó, e Jacó gerou Judá", e olhou para frente e viu a longa lista de nomes a seguir e disse: "e eles continuaram gerando um ao outro por toda essa página e até a metade da próxima". Se formos honestos, é isso que a maioria de nós faz com as genealogias da Bíblia. . . nós pulamos elas.

As Escrituras não nos deixarão esquecer que essas genealogias servem a um propósito. "Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça" (II Timóteo 3:16).

Perspectiva Histórica de um Mortal

Nossos livros de história registram apenas um aspecto da existência do homem. O registro da história secular é muito parecida com uma transmissão de notícias que apresenta apenas um aspecto da história. As notícias desse tipo nem sempre são esclarecedoras, porque são os outros aspectos da história que você não ouviu que fornecem as informações necessárias para chegar à verdade.

Há uma diferença na história secular e na história bíblica. A história secular procura registrar as realizações da humanidade. Os livros de história registram os diferentes períodos do passado da humanidade, a idade do bronze, a idade do ferro, o estabelecimento de sociedades e leis sociais, a ascensão das artes, etc. Nossa pesquisa histórica procura definir nossa existência à medida que traça nossa história através de realizações passadas , descobertas e contribuições do homem para a humanidade.

O mundo secular define nossa existência pelas contribuições de grandes homens. A história secular procura definir a existência do homem, traçando a história através da vida de grandes homens, famílias reais, reis, rainhas e etc. Esses eventos e pessoas que trouxeram grandes coisas supostamente definem nossa existência, pelo menos do ponto de vista do mortal. Olhamos para trás e usamos os grandes homens do passado como modelo para nossas vidas. Comparamos nossas realizações com as deles.

Geralmente somos julgados pelos padrões daqueles que deram grandes contribuições à humanidade, como Santos Dumont, Oswaldo Cruz, Oscar Niemeyer, Cesar Lattes, Euryclides Zerbini e etc. Isso deixa muitos de nós muito insignificantes. Por isso, dizemos a nós mesmos: "Jamais poderei contribuir com algo de grande importância para o nosso mundo". Ou temos a impressão de que somos ninguém no esquema histórico das coisas. Muitos de nós nunca serão listados em Quem é Quem, mas Deus nos garante que, se andarmos com ele, seremos listados no livro da vida.

Algum tempo atrás, minha esposa e eu fomos a uma exposição de Alexandre. Eu achei a exposição maravilhosa. Eu andei pelo museu e ouvi a narração da história de Alexandre. O narrador apontou como Alexandre criou um império mundial. Ouvi como a narração praticamente imortalizou suas realizações. Mas enquanto o narrador estava narrando a vida e as realizações de Alexandre do ponto de vista de um mortal, tudo que eu conseguia pensar era em como Deus estava usando Alexandre, o Grande, para preparar o cenário mundial para a vinda do Messias. Eu só conseguia pensar em como Alexandre fazia parte do sonho profético de Nabucodonosor registrado em Daniel, capítulo 2. Pensei em como Deus o estava usando para estabelecer o terceiro reino, o império helenístico, representado pelo ventre e pelas coxas da estátua. Daniel disse que o reino helenístico reinaria sobre a terra. Isso foi profetizado mais de 200 anos antes de Alexandre, o Grande.

Enquanto eu ouvia a narração, nada foi dito sobre como Deus o estava usando para espalhar a cultura e a língua grega em todo o mundo, preparando o cenário para a vinda do nosso Messias. Alexandre unificou o mundo com a cultura e a língua grega. O Novo Testamento foi originalmente escrito em grego, que se tornou a língua universal do mundo quando Roma chegou ao poder. Alexandre tornou possível a rápida disseminação do cristianismo, unificando o mundo através da cultura grega e da língua grega. Alexandre preparou o terreno para Roma se tornar uma potência mundial após o período helenístico. Roma construiu rotas de transporte de todas as partes do mundo conhecido que levavam a Roma. A cultura, a língua e as rotas de transporte unificaram o mundo e tornaram possível o rápido crescimento do cristianismo.

A narração não dizia nada sobre como Alexandre, o Grande, fazia parte do plano de Deus para inaugurar a plenitude do tempo. (Gálatas 4:4). Ele nunca percebeu o propósito de sua vida da perspectiva eterna. Ele nunca soube o quanto Deus estava perto dele e como Deus estava abençoando seus esforços por causa de Cristo e por você. Foi Deus quem tornou possível o que ele fez em sua curta vida. Ele nem viveu para apreciar os frutos de seu trabalho. Ele morreu de febre aos 33 anos. A narração dizia que Alexandre, o Grande, viajou ao Egito até o templo do deus do sol porque queria que Amon-Ra, o deus do sol do Egito, o reconhecesse como filho.

O mundo se recusa a ver a mão de Deus no esquema histórico das coisas. Mas esta é a perspectiva muito importante da história. O império mundial de Alexandre cresceu e caiu, mas o reino e a causa de Deus continuam até o presente. De fato, a causa de Deus, o reino e seu povo continuarão por toda a eternidade.

As Genealogias Nos Dão Uma Perspectiva Divina

A Bíblia é diferente em sua abordagem da história. Quando lemos sobre os descendentes de Caim em Gênesis 4, o autor Divino apenas observa o fato de que Caim estabeleceu cidades, forjou ferramentas de bronze e ferro, que eles foram os inventores da harpa e da flauta. Não é que essas coisas não contribuam para a existência do homem. De fato, Deus nos ordenou que dominássemos a terra e a subjugássemos. (Gênesis 1:28). Os descendentes de Caim fizeram contribuições tecnológicas e culturais. Um repórter de notícias moderno teria enfatizado as realizações tecnológicas, científicas e culturais e as contribuições da família de Caim. Estas teriam superado todas as outras realizações.

Quando a Bíblia chega aos descendentes de Sete, suas vidas são descritas da perspectiva divina.
Gênesis 4:25-26 25 Tornou Adão a conhecer sua mulher, e ela deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel; porquanto Caim o matou. 26 A Sete também nasceu um filho, a quem pôs o nome de Enos. Foi nesse tempo, que os homens começaram a invocar o nome do Senhor”.

Continuamos lendo as genealogias de Sete até chegarmos a Enoque.

Gênesis 5:22-24 22 Andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos; e gerou filhos e filhas. 23 Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos; 24 Enoque andou com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus o tomou”.

Então você chega a Noé.

Gênesis 6:5-9 5 Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente. 6 Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração 7 E disse o Senhor: Destruirei da face da terra o homem que criei, tanto o homem como o animal, os répteis e as aves do céu; porque me arrependo de os haver feito. 8 Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor. 9 Estas são as gerações de Noé. Era homem justo e perfeito em suas gerações, e andava com Deus”.

Noé construiu o primeiro navio, embora a atenção e o foco de Noé não estejam no navio. É impressionante que, como cristãos, não nos gabamos de nosso antepassado Noé ser o primeiro construtor de navios. Nós nunca mencionamos isso porque não é isso que é importante para nós. Não é isso que define Noé para nós. Sua atenção foi atraída para salvar o homem. O que define Noé para nós é o que é a fé e é sobre a nossa caminhada com Deus. Ele encontrou graça em Deus. Se os apresentadores modernos estivessem lá, eles não teriam começado a contar o outro lado da história até que estivessem mergulhados na água. Então eles murmuravam algo como; "Bem, talvez haja mais nessa história do que aparenta". É o outro lado da história que coloca a vida de Noé e nossas vidas em perspectiva. O autor divino interpreta a história para nós da perspectiva eterna. É essa perspectiva eterna que define nossa existência. Se os livros de história pudessem ser escritos do ponto de vista da eternidade, todos seriam reescritos. E, no entanto, não é isso que a Bíblia está fazendo?

O registro bíblico do passado da humanidade é de uma perspectiva divina. Ela repassa o que a humanidade pensa ser um trampolim significativo para a existência do homem e traça a humanidade através de suas genealogias ancestrais. Essas genealogias são importantes porque nos conectam entre si e, finalmente, nos conectam a Deus através de suas obras criativas. Isso ajuda o homem com as perguntas: de onde eu vim? O que estou fazendo aqui? Para onde eu vou? Isso dá sentido à nossa existência. A abordagem da história secular deixa uma nuvem de incerteza pairando sobre a humanidade em relação a essas questões.

Quando você chega aos descendentes de Sete, é feita uma distinção entre os descendentes de Caim e os descendentes de Sete. Os descendentes de Sete começaram a invocar o nome do Senhor. Enquanto você continua a rastrear os descendentes de Sete, você os segue pelas águas do diluvio e segue até Abraão em Gênesis 12. Então Deus promete a Abraão que através dele todas as famílias da Terra seriam abençoadas. O Autor Divino rastreia os descendentes de Abraão através do Antigo Testamento até Jesus Cristo. O único é que, quando você chega a Jesus Cristo no livro de Lucas, Lucas começa a rastrear a genealogia de Jesus Cristo de José a Abraão, até Sete, filho de Adão, filho de Deus. (Lucas 3:23-37)

Isso é importante para o cristão, pois quando você vem para o livro de Gálatas, Paulo indica que todos aqueles que foram batizados em Cristo são a semente de Abraão. Portanto, nossa conexão com Jesus Cristo no batismo realmente nos conecta à semente espiritual do povo de Deus desde Sete, cujos descendentes começaram a invocar o nome do Senhor. Isso nos mostra que somos descendentes de Adão, que era um filho de Deus, e isso faz de cada cristão um filho de Deus. Ele coloca cada um de nós na lista Quem é Quem de Deus. Há algo único em ser listado em Quem é Quem de Deus.

O mais impressionante é que, quando nos tornamos cristãos, nos conectamos com todos os mencionados no capítulo 11 de Hebreus, que o escritor coloca no Quem é Quem de Deus.

Hebreus 11:32-12: 2 32 E que mais direi? Pois me faltará o tempo, se eu contar de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas; 33 os quais por meio da fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam a boca dos leões, 34 apagaram a força do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram forças, tornaram-se poderosos na guerra, puseram em fuga exércitos estrangeiros. 35 As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; 36 e outros experimentaram escárnios e açoites, e ainda cadeias e prisões. 37 Foram apedrejados e tentados; foram serrados ao meio; morreram ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, aflitos e maltratados 38 (dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos e montes, e pelas covas e cavernas da terra. 39 E todos estes, embora tendo recebido bom testemunho pela fé, contudo não alcançaram a promessa; 40 visto que Deus provera alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados”.

Hebreus 12:1-2 1 Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, 2 fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus”.

Quando olhamos para a vida da perspectiva eterna, temos uma grande nuvem de testemunha que nos rodeia através das vidas que viveram na Terra. Enquanto viviam, estavam animando-nos. Eles estavam vivendo vidas que nos encorajariam a receber algo ainda melhor do que eles tinham. E junto conosco eles foram e serão aperfeiçoados. Deus nos mostra que eles fizeram contribuições realmente duradouras para a humanidade. Foi a caminhada deles com Deus que tornou possível a nossa história. Os descendentes de Sete salvaram a humanidade andando com Deus.

O Mundo Não é Nosso Juiz

Estamos muito preocupados com a forma como o mundo nos julga. Não é o mundo que julga o povo de Deus. É o povo de Deus que julga o mundo.

As genealogias da Bíblia lidam com muitos que viveram e morreram, mas às vezes você lê sobre uma pessoa em uma genealogia e a Bíblia para e descreve como o homem viveu. Os descendentes de Sete servem como exemplo.

Gênesis 4:25-26 25 Tornou Adão a conhecer sua mulher, e ela deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel; porquanto Caim o matou. 26 A Sete também nasceu um filho, a quem pôs o nome de Enos. Foi nesse tempo, que os homens começaram a invocar o nome do Senhor”.

A Bíblia diz que os descendentes de Sete começaram a invocar o nome do Senhor. Enquanto você lê a genealogia de Sete, ela continua da maneira normal até chegar a Enoque. Então Moisés escreve: "21 Enoque viveu sessenta e cinco anos, e gerou a Matusalém. 22 Andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos; e gerou filhos e filhas. 23 Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos; 24 Enoque andou com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus o tomou" (Gênesis 5:21-24)

Judas 1:14-20 14 Para estes também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor com os seus milhares de santos, 15 para executar juízo sobre todos e convencer a todos os ímpios de todas as obras de impiedade, que impiamente cometeram, e de todas as duras palavras que ímpios pecadores contra ele proferiram. 16 Estes são murmuradores, queixosos, andando segundo as suas concupiscências; e a sua boca diz coisas muito arrogantes, adulando pessoas por causa do interesse. 17 Mas vós, amados, lembrai-vos das palavras que foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo; 18 os quais vos diziam: Nos últimos tempos haverá escarnecedores, andando segundo as suas ímpias concupiscências. 19 Estes são os que causam divisões; são sensuais, e não têm o Espírito. 20 Mas vós, amados, edificando-vos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo”.

Judas nos diz que o mundo antes do dilúvio foi julgado pela maneira como esses homens piedosos andavam com Deus. O apresentador de notícias Divino nos mostra o outro lado da história. E é esse lado da história que revela a verdade. Não é o que aprendemos nas áreas da ciência, tecnologia e artes que fará a diferença no mundo; é como vivemos que faz a diferença. A parte bonita disso é que você pode escolher fazer a diferença vivendo diferente, tornando-se uma semente divina por meio de Jesus Cristo.

Há uma dimensão eterna na vida, há também uma contabilidade eterna com Deus. Foi a caminhada de Enoque com Deus que julgou os antediluvianos. A caminhada de Enoque lhes deu uma dimensão eterna da existência. O escritor hebreu descreve como Enoque definiu essa dimensão eterna. "Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte; e não foi achado, porque Deus o trasladara; pois antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus". (Hebreus 11:5)

Não houve ressurreição antes do dilúvio. Enoque foi a coisa mais próxima que o mundo antediluviano teve de uma ressurreição. Enoque foi o único que apontou os outros para a eterna dimensão da vida quando Deus o levou diretamente para o céu sem que ele tivesse que morrer. Que afirmação fez ao mundo em que ele vivia. Isso deveria ter lhes contado o resto da história. Enoque estava dizendo que há mais na vida do que aparenta.

Enoque andou com Deus. Judas diz que ele pregou juízo ao mundo por sua caminhada com Deus. Ele pregou o juízo não apenas nas palavras que falou, mas também na vida que ele viveu. A maior conquista de Noé foi que ele construiu a arca para prover a salvação do homem e, ao fazer isso, julgou o mundo. Esses homens deram contribuições positivas à sociedade pelas vidas que viveram. Foram as vidas deles que estabeleceram o padrão e julgaram o mundo. Assim como Enoque foi ativo em proclamar as notícias da salvação para o mundo antediluviano, os cristãos de hoje desempenham um papel significativo no plano de Deus. Nossas vidas alertam os outros sobre o juízo que está por vir. Paulo indica que os cristãos hoje vão julgar o mundo: "Ou não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo?..." (1 Coríntios 6:2)

Paulo Descreve Nossa Caminhada Com Deus

Deus traça nossa herança de volta a verdadeiramente grandes homens que preservaram a humanidade através de suas ações divinas. Aqueles homens piedosos julgaram o mundo ímpio. Paulo indica que os cristãos hoje vão julgar o mundo: "Ou não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo?..." (1 Coríntios 6:2). Julgamos o mundo pela maneira como andamos. A Bíblia descreve essa caminhada.

Paulo diz que aqueles que andam com Deus têm mentes renovadas. É essa mente renovada que julga o mundo. Paulo diz que os cristãos são aqueles que param de roubar e trabalham com as próprias mãos, que talvez tenham que dar aos necessitados. Essas pessoas falam a verdade com seus vizinhos. As pessoas que andam com Deus não ardem em ira que acaba em violência. São pessoas que falam coisas saudáveis ​​que edificam outras pessoas. Aqueles que andam com Deus se livram da amargura, ira e cólera, brigas e calúnias e toda forma de malícia. Eles são compassivos e perdoam. (Efésios 4:17-32)

Filipenses 2:14-16 14 Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; 15 para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus imaculados no meio de uma geração corrupta e perversa, entre a qual resplandeceis como luminares no mundo, 16 retendo a palavra da vida; para que no dia de Cristo eu tenha motivo de gloriar-me de que não foi em vão que corri nem em vão que trabalhei”.

É essa humilde caminhada com Deus que define nossa existência e nossa importância. Quem andou com Deus é quem nos deixou uma herança. Se não fosse por eles, todas as genealogias teriam parado no dilúvio. Não é realmente surpreendente que o elemento de preservação no mundo não seja nossa tecnologia, ciência e cultura. É assim que vivemos. Jesus diz que seus seguidores são o sal da terra. (Mateus 5:13). Isso significa que eles são o elemento de preservação de nossa existência. Eles sempre foram.

Enoque disse: "14...Eis que veio o Senhor com os seus milhares de santos, 15 para executar juízo sobre todos e convencer a todos os ímpios de todas as obras de impiedade, que impiamente cometeram, e de todas as duras palavras que ímpios pecadores contra ele proferiram". (Judas 1:14-15)

Enoque pregou para aqueles que viveram antes do dilúvio que fizeram coisas ímpias de maneira ímpia. Em outras palavras, eles escolheram fazer o que era mau diante de Deus. Eles sabiam o que havia de errado, mas ignoraram Deus diante do juízo e cometeram seus atos ímpios de qualquer maneira. Esses atos definiram sua existência até o dilúvio e depois do dilúvio deixaram de existir. Todas as contribuições tecnológicas, científicas e culturais que deram à sociedade não tiveram nenhum benefício no final. Era um mundo perdido, não um mundo perdido sobre o qual lemos nos livros modernos de ficção científica. Perdeu-se verdadeiramente porque deixou de existir porque foi subjugado pelo juízo de Deus através das águas do dilúvio.

Podemos nos conectar com todos os grandes homens de Deus no passado em Jesus Cristo. Podemos dar a mesma contribuição ao mundo que Enoque deus. Simplesmente devemos andar com Deus.

Conclusão: Certa vez, minha esposa renovou a receita dos óculos. O oculista ajustou os óculos, mas quando ela os colocou, tudo estava distorcido. Eles finalmente fizeram alguns ajustes nos óculos que a ajudaram a ver com mais clareza. Mas imagine por um momento que alguém lhe deu um par de óculos que inverte tudo o que você olha. Você vê tudo de cabeça para baixo. Às vezes é assim que a vida se parece da nossa perspectiva. Somente quando olhamos a vida da perspectiva eterna é que tudo está do lado certo.

Se você está vagando pela vida se perguntando: De onde eu vim? O que estou fazendo aqui? Para onde eu vou? Então, essa perspectiva divina fornece informações sobre como você precisa se conectar a Jesus Cristo e, assim, conectar-se com Quem é Quem de Deus, e escrever o seu nome no livro de história de Deus, chamado de livro da vida.

Tudo que você precisa fazer é escolher andar com Deus. Deus diz que cada um de nós pode contribuir para a sociedade pela maneira como vivemos. Você não precisa mais se sentir insignificante; você pode se identificar pessoalmente com todos os grandes homens de Deus simplesmente andando com Deus. De fato, você pode se tornar um dos descendentes de Sete.

Marcos 16:15-16 15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. 16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado”.

Gálatas 3:26-29 26 Pois todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. 27 Porque todos quantos fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo. 28 Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. 29 E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa”.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem