A Meditação e o Crescimento Espiritual

A Meditação e o Crescimento Espiritual
Texto: Salmos 1:1-6

Introdução: Para onde nos voltamos em um mundo onde estamos sobrecarregados de trabalho, estressados ​​e bombardeados com mais informações em um único dia do que se pode assimilar? Como evitamos nos tornarmos infelizes, impacientes e frustrados em tal mundo? Em tal mundo, muitas vezes sentimos que devemos fazer alguma coisa, mesmo que seja errado. Nós todos conhecemos a sensação. Estamos tão ocupados que sentimos que não temos tempo para parar e resolver tudo. No entanto, é exatamente isso que precisamos fazer.

Pense em que mudança seria feita em nossas vidas se resolvêssemos tudo e encontrássemos um senso de equilíbrio. O estresse é o resultado de não parar para resolvê-lo. O estresse é a causa de muitos dos nossos problemas de saúde hoje. A maioria dos nossos excessos é de estresse, em vez de gula. Comer demais é a causa da maioria dos nossos problemas de saúde hoje. Muitos ficam estressados ​​e vão ao shopping e compram e parcelam no cartão. Isso é contraproducente. Acumula dívida de cartão de crédito e nossa necessidade de trabalhar mais para pagar os saldos. Isso aumenta nosso estresse e cansaço nos deixando infelizes, impacientes e frustrados.

Os antigos heróis da Bíblia frequentemente paravam para resolver as coisas. A palavra bíblica “meditar” descreve o que eles estavam fazendo.

Gênesis 24:62-63 62 Ora, Isaque tinha vindo do caminho de Beer-Laai-Rói; pois habitava na terra do Negebe. 63 Saíra Isaque ao campo à tarde, para meditar. . . ”

Encontramos Isaque saindo para um campo com o propósito específico de meditar. A meditação no mundo antigo era um exercício para resolver as coisas. No entanto, os heróis bíblicos não estavam olhando para dentro para resolver as coisas. Eles estavam olhando para cima. O salmista escreve: "Em teus preceitos medito, e observo os teus caminhos" (Salmos 119:15). Moisés instruiu os Hebreus: “Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido” (Josué 1:8).

A Bíblia surgiu por aqueles que sentaram e meditaram sobre os caminhos de Deus. Isso capacitou o Espírito Santo a levá-los a entender os caminhos de Deus. A Bíblia não foi o produto do ditado, mas da inspiração. A inspiração de Deus encontrada em circunstâncias excruciantes. A inspiração de Deus nos fortalece à medida que caminhamos em seus caminhos.

Meditação Focada Nos Caminhos de Deus

Muitos médicos estão promovendo a meditação como uma forma de equilibrar os estados físico, emocional e mental de uma pessoa. Eles acreditam que a meditação é uma maneira simples de reduzir a pressão arterial, melhorar o desempenho em pessoas com angina, ajudar as pessoas com asma a respirar mais facilmente, ajudar a aliviar a insônia e, geralmente, relaxar o estresse diário da vida.

Grande parte da meditação que está sendo promovida hoje é principalmente sobre limpar a desordem de nossas mentes para que possamos nos entender. Na Bíblia, encontramos grandes homens concentrando suas meditações nos caminhos de Deus para chegar a um melhor entendimento de si mesmo. Há uma grande diferença.

Hoje muitos estão prescrevendo meditação em vez de medicação. O uso da meditação para curar não é novo. O valor da meditação para aliviar o sofrimento e promover a cura é conhecido e praticado há milhares de anos. As técnicas de meditação são o produto de diversas culturas e povos em todo o mundo. Foi cientificamente demonstrado que a meditação funciona. Está enraizado nas tradições das religiões do mundo. Cristãos que meditam nos caminhos de Deus para andar em seus caminhos são geralmente mais felizes e saudáveis.

Muitas vezes estamos tão ocupados que sentimos que não há tempo para parar e meditar! Mas a meditação realmente lhe dá mais tempo, tornando sua mente mais calma e mais focada. Deixar de lado um período simples de dez ou quinze minutos para a meditação pode ajudá-lo a superar seu estresse e encontrar alguma paz e equilíbrio interior. A meditação é um meio de superar uma mentalidade negativa e de cultivar pensamentos construtivos.

A única maneira de Deus mudar a dinâmica de sua vida em suas circunstâncias é você se aproximar de Deus e meditar sobre as suas maneiras de resolver as coisas.
Salmos 1:1-6 1 Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; 2 antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite. 3 Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará. 4 Não são assim os ímpios, mas são semelhantes à moinha que o vento espalha. 5 Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos; 6 porque o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios conduz à ruína”.
O propósito de meditar nos caminhos de Deus é com o propósito de andar em seus caminhos. A meditação desafia nossa mentalidade natural, que foi desenvolvida a partir de valores mundanos. Se não fizermos um esforço conjunto para meditar sobre os caminhos de Deus, certamente seremos prisioneiros do modo de pensar do mundo.

Os pecadores desprezam os caminhos de Deus. Às vezes pode parecer muito mais fácil andar nos caminhos dos escarnecedores do que meditar nos caminhos de Deus. Pode parecer momentaneamente mais fácil, mas não será próspero, e certamente é mais estressante e autodestrutivo.

O Crescimento Espiritual é Contra Cultural

O cristianismo está sendo atacado de todas as direções por aqueles que desprezam os caminhos de Deus. O cristianismo foi forçado a se tornar um movimento contra cultural que desafia as normas da sociedade. Realmente sempre foi, mas não tem o respeito que já teve. Moisés levou o povo de Deus através de uma revolução contra cultural, quando ele os levou para fora do Egito. Ele os guiou dizendo: “Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido” (Josué 1:8). Moisés procurou persuadir Israel a se preparar para as batalhas na terra prometida de Canaã. Não há melhor maneira de conquistar a ordem mundial do que meditar sobre a palavra de Deus e seguir sua instrução.

Salmos 119:23-24 23 Príncipes sentaram-se e falavam contra mim, mas o teu servo meditava nos teus estatutos. 24 Os teus testemunhos são o meu prazer e os meus conselheiros”.

Meditar nos caminhos de Deus para discernir seu conselho nos preparará para enfrentar os desafios daqueles que desprezam os caminhos de Deus. Jesus ensina a seus discípulos o que fazer ao ser desprezado.

Lucas 21:14-19 14 Proponde, pois, em vossos corações não premeditar como haveis de fazer a vossa defesa; 15 porque eu vos darei boca e sabedoria, a que nenhum dos vossos adversário poderá resistir nem contradizer. 16 E até pelos pais, e irmãos, e parentes, e amigos sereis entregues; e matarão alguns de vós; 17 e sereis odiados de todos por causa do meu nome. 18 Mas não se perderá um único cabelo da vossa cabeça. 19 Pela vossa perseverança ganhareis as vossas almas”.

A tendência natural é estar ansioso sobre como resolver o problema antes que ele surja. Jesus diz: "não se preocupe com a sua defesa, Deus irá defendê-lo". Pedro nos diz que devemos preparar nossas mentes para ação ou batalha; é o único meio de fixar totalmente sua esperança na graça de Deus e permanecer firme (Pedro 1:13). Não é uma questão de antecipar todas as perguntas que alguém possa fazer e apresentar as respostas de antemão. Não é uma questão de se defender quando você é injustiçado. É uma questão de meditar sobre os caminhos de Deus para obter um bom conhecimento geral da Bíblia. Quando surgirem problemas, Deus revelará a relevância do que você já conhece. Ele vai defender você.

Salmos 143:5-6 5 Lembro-me dos dias antigos; considero todos os teus feitos; medito na obra das tuas mãos. 6 A ti estendo as minhas mãos; a minha alma, qual terra sedenta, tem sede de ti”.

O Crescimento Espiritual é Contra Intuitivo

A paixão do Espírito pelo nosso crescimento espiritual pessoal é contra intuitiva. Quando inicialmente chegamos a Cristo, pensamos intuitivamente nos modos que fomos programados para pensar pela ordem mundial das coisas. Os valores do mundo estão enraizados desde cedo.

Intuitivamente acreditamos que a vida em si é de extrema importância. A sobrevivência pessoal é máxima em nossas mentes. Como a vida é vivida se torna secundária. Você pode começar a ver como os sentimentos que precisamos para sobreviver podem se tornar o foco. No entanto, Jesus fala de perder as nossas vidas, de ser traído e condenado à morte. Ele nos deu um propósito que vai além da nossa necessidade de sobreviver. Jesus diz: "Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, esse a salvará".

Lucas 9:23-27 23 Em seguida dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e siga-me. 24 Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, esse a salvará. 25 Pois, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder-se, ou prejudicar-se a si mesmo? 26 Porque, quem se envergonhar de mim e das minhas palavras, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos. 27 Mas em verdade vos digo: Alguns há, dos que estão aqui, que de modo nenhum provarão a morte até que vejam o reino de Deus”.

O que Jesus quis dizer com isso? Em vez de controle, poder e força, e segurar firmemente tudo o que você tem, a vida no reino é mais caracterizada pela confiança e obediência e aceitação e submissão e desapego e, sim, fraqueza e cruz e sofrimento.

O povo de Deus nunca coloca a sobrevivência pessoal antes de andar nos caminhos de Deus. Ester entrou na sala dos reis sem ser convidada, sabendo que isso poderia custar a vida dela. Ela disse a si mesma “se eu morrer, eu morro”. Salvar o povo de Deus significava mais do que a vida para ela. Salvar almas deve sempre significar mais do que nossa sobrevivência. Os primeiros discípulos de Jesus jejuaram e oraram para tirar suas mentes da necessidade de sobreviver. O jejum era um meio usado para concentrar a vida no caminho de Deus. Eles tiraram suas mentes das necessidades do corpo para se concentrar na vontade de Deus. A oração era o meio deles de buscar o caminho ou direção de Deus.

O maior presente que você pode oferecer aos seus entes queridos é mostrar-lhes como viver de forma guiada, controlada e dirigida por Deus. Nada na vida importa mais do que conhecer e fazer a vontade de Deus. Nada pode compensar por não conhecer sua vontade - nem sucesso, riqueza, fama ou prazer. A maior tragédia não é a morte, mas a vida sem conhecer os caminhos de Deus.

Intuitivamente, achamos que precisamos conquistar o respeito daqueles que zombam de nós, abraçando seus caminhos. Não é estranho que o mundo queira que respeitemos seus estilos de vida alternativos, mas eles não respeitam nosso estilo de vida alternativo? Seus estilos de vida contra culturais colocaram palavras em nosso vocabulário cotidiano que não foram ouvidas uma década, ou duas décadas atrás. Suas práticas contra culturais estão se tornando cada vez mais aceitas porque mudaram a maneira como pensamos intuitivamente. No entanto, o mundo rejeita a ideia de vivermos vidas contra culturais enquanto andamos nos caminhos de Deus.

Intuitivamente, nossa natureza sexual está chorando, o que quer que seja, se é bom, faça isso. O mundo nos diz que prazer é felicidade. No entanto, a Bíblia nos diz que viver por prazer é uma morte em vida.
1 Timóteo 5:4-7 4 Mas, se alguma viúva tiver filhos, ou netos, aprendam eles primeiro a exercer piedade para com a sua própria família, e a recompensar seus progenitores; porque isto é agradável a Deus. 5 Ora, a que é verdadeiramente viúva e desamparada espera em Deus, e persevera de noite e de dia em súplicas e orações; 6 mas a que vive em prazeres, embora viva, está morta. 7 Manda, pois, estas coisas, para que elas sejam irrepreensíveis”.

Jesus disse ao homem que queria voltar para casa para enterrar seu pai: "Siga-me e deixe os mortos enterrarem seus próprios mortos" (Mateus 8:22). O mundo está morto. Andar nos caminhos do mundo é uma morte em vida. Quando o filho pródigo voltou para casa depois de gastar sua fortuna em vinho, mulheres e canções, seu pai disse: “porque este meu filho estava morto, e reviveu; tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a regozijar-se” (Lucas 15:24).

A verdadeira celebração começa quando focamos nossas vidas no caminho de Deus. Pergunte à pessoa que contraiu aids por meio de ações sexuais ilícitas o preço de viver um prazer da vida. É uma morte em vida. Uma jovem me ligou há alguns anos, indicando que havia contatado a Aids. Ela estava cheia de desespero. Foi uma morte em vida para ela. Ela me pediu para orar por sua cura, enquanto eu falava com ela. Eu orei enquanto ela soluçava seu coração. Ela era uma cristã que estava procurando desfrutar do prazer do pecado por um momento. Intuitivamente, acreditamos que, se for bom, faça, mas pergunte a ela qual morte seria melhor.

Mateus 5:27-30 27 Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. 28 Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. 29 Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. 30 E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que vá todo o teu corpo para o inferno”.

Paulo diz isso sobre todos os que andam nos caminhos do mundo.
Efésios 2:1-2 1 Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, 2 nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência”

Intuitivamente, o mundo nos convence de que os ímpios têm um lugar entre os justos sem a necessidade de se arrepender de seus estilos de vida alternativos. Muitos procuram dar-lhes uma posição entre o povo de Deus. A congregação do povo de Deus em Sardes, na Ásia Menor, tinha uma reputação entre as pessoas do mundo como estando viva. Ela ganhou essa reputação ao permitir que o mundo ganhasse uma audiência com ela enquanto se apresentava diante de Deus. Isso fez com que a igreja parecesse viva quando os pecadores estavam no meio deles, mas Deus disse que ela estava morta (Apocalipse 3:1).

Ela não tinha posição na assembleia dos justos, pois Deus diz que os pecadores não devem permanecer na congregação dos justos.

Intuitivamente, nossa ganância está clamando “se você deseja, carregue - não se negue a si mesmo”. Fechamos quando somos solicitados a dar nosso sustento a Deus, mas não pensamos em gastar além de nossos meios para gratificar nossa ganância atendendo a nossa necessidade de ter a aprovação do mundo.

Vidas são construídas em torno de coisas materiais para obter a aprovação do nosso mundo. “Jesus viu os ricos colocando seus presentes no tesouro do templo. Ele também viu uma pobre viúva colocar duas pequenas moedas de cobre. "3 e disse: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deu mais do que todos; 4 porque todos aqueles deram daquilo que lhes sobrava; mas esta, da sua pobreza, deu tudo o que tinha para o seu sustento" (Lucas 21:1-4 ).

Intuitivamente, confiamos na riqueza para segurança, mas Deus diz que as riquezas deste mundo são como a palha que o vento leva. As riquezas são fugazes. Os estoques despencam, as enchentes afundam o que nós trabalhamos para todas as nossas vidas, um tsunami bate nele, um deslizamento de lama o enterra ou a morte deixa tudo para trás.

Mateus 6:19-21 19 Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam; 20 mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam. 21 Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração

Intuitivamente, podemos pensar que a prosperidade mundana é o meio para uma vida de qualidade. O salmista diz que nos tornamos tão frutíferos quanto uma árvore plantada junto a rios de água quando buscamos os caminhos de Deus. Este tipo de árvore dá frutos em sua estação. A palavra plantada nos Salmos 1:3 vem de uma palavra hebraica, que significa “transplantada”. É Deus quem a transplantou. Isso significa que a prosperidade é devida à ação de Deus. A prosperidade não é uma recompensa por fazer coisas boas ou dar bons frutos. É a função natural de uma árvore quando é desimpedida com outros fatores. A prosperidade aqui não fala de riqueza mundana, mas de uma qualidade de vida contínua, sem ser impedida pelos ímpios. Esse tipo de prosperidade é a vontade intencional de Deus para cada vida. Uma vida de qualidade é levada a efeito pela devoção à sua vontade.

Intuitivamente, acreditamos que devemos confiar nas obras de nossas próprias mãos. Podemos adorar nosso trabalho árduo e talento como meio de obter a aprovação de Deus. Israel estava sempre buscando fortalecer-se ao esculpir ídolos com suas próprias mãos para adorar e louvar. O salmista escolheu meditar sobre o trabalho de Deus e suas ações poderosas.

Salmos 77:12 “Meditarei também em todas as tuas obras, e ponderarei os teus feitos poderosos”
Salmos 143:5-6 5 Lembro-me dos dias antigos; considero todos os teus feitos; medito na obra das tuas mãos. 6 A ti estendo as minhas mãos; a minha alma, qual terra sedenta, tem sede de ti”.

Conclusão:

Quinze minutos por dia começariam a reorientar nossas vidas nos caminhos de Deus. Isso começaria a direcionar nossos passos nos caminhos de Deus.

Inicialmente você tem que começar a andar nos caminhos de Deus para ver a necessidade de meditar sobre os seus caminhos. Você provavelmente não meditará nos caminhos de Deus até começar a andar nos caminhos dele. Você não vai andar muito antes de entender que precisa tomar uma posição. Quando você decidir tomar uma posição, você terá que conhecer os seus caminhos para permanecer. Andar nos caminhos de Deus irá forçá-lo a focar sua mente nas tarefas enquanto você está realizando as tarefas.

Lucas 9:23-27 23 Em seguida dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e siga-me. 24 Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, esse a salvará. 25 Pois, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder-se, ou prejudicar-se a si mesmo? 26 Porque, quem se envergonhar de mim e das minhas palavras, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos. 27 Mas em verdade vos digo: Alguns há, dos que estão aqui, que de modo nenhum provarão a morte até que vejam o reino de Deus”.

Se você não é cristão, comece recebendo Jesus com Senhor e Salvador da sua vida. Se você é um cristão andando nos caminhos do mundo, ele começa a redirecionar seus caminhos para os caminhos de Deus.

Perguntas Para Estudo Bíblico

  1. Do que você depende para aliviar o estresse em sua vida? Para o que o povo de Deus se voltou?
  2. Qual é o propósito da Bíblia? Como ela surgiu?
  3. Como a meditação pode aliviar alguns dos nossos problemas de saúde?
  4. Que tipo de meditação está sendo promovida hoje?
  5. Como a meditação das pessoas de Deus é diferente?
  6. Como o tempo gasto meditando realmente economiza tempo?
  7. De que tipo de prosperidade o salmista fala no Salmo 1:1-6?
  8. Porque não devemos nos preocupar em como enfrentar nossos adversários? (Lucas 21:14-19)
  9. De que maneira meditar sobre os caminhos de Deus desafia nossa intuição natural?
  10. Qual é o maior presente que você pode oferecer a seus entes queridos?
  11. Qual é o valor para ganhar o respeito daqueles que zombam de nós?

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem