Religião de Dentro Para Fora

Religião de Dentro Para Fora
Texto: Romanos 2:17-29

Introdução: Nesta seção maior da carta de Paulo aos Romanos (1:18 - 3:20), ele está delineando um aspecto crucial de seu evangelho. É esse aspecto em que ele apresenta cada homem e mulher com sua culpa impotente diante de um Deus santo, e os convence a confessar sua necessidade do grande tema de sua carta - "justificação pela fé". Até agora, ele falou dos horríveis pecados do pagão que rejeita a Deus (1:18-32). Mas, como o moralista gentio incrédulo ouve - balançando a cabeça e 'task-task' pelos pecados dos outros - Paulo o atrai rapidamente e mostra que, como o moralista condena os outros, ele também se condena. Aquele que condena faz as mesmas coisas (2:1-16).

Enquanto isso, no argumento de Paulo, o homem judeu olha e pensa como é grato por estar fora do circuito em tudo isso. Ele pensa que, porque ele é distinto do mundo gentio, ele também é distinto de sua condição desesperada no pecado. Mas é aí que Paulo pega o judeu de surpresa em nossa passagem esta noite (2:17-29), e mostra que ele também está condenado diante de Deus. No momento em que Paulo termina, ninguém é deixado inocente; e todos são forçados a reconhecer sua necessidade desesperada de um Salvador.

Como você pode ver, não há "antissemitismo" em nada disso. Longe disso, na verdade. Paulo - ele mesmo um judeu - claramente reconhece a grande vantagem que o judeu tem (3:1-2; 9:3-5; veja também Deuteronômio 4:5-8). Mas mesmo para aqueles a quem não poderia haver maior vantagem externa da religião, ainda há a mesma necessidade essencial absoluta - a necessidade que é verdadeira para toda a humanidade caída - "Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus" (João 3:3). As palavras de Paulo a respeito do judeu na passagem desta noite aplicam-se a todos os que confiam nos aspectos externos da religião sem serem internamente transformados pela graça de Deus através da fé em Jesus Cristo.

Nós vemos, primeiro, que ...

I. Ser Religioso Apenas no Exterior só Traz Condenação (vv. 17-24).

A. Podemos ter todas as características externas da religião e nos gabar (vv. 17-20). Isto foi certamente verdade para quem:
1. Foi chamado de "judeu" (isto é, identificado com o povo escolhido de Deus - o nome judeu sendo tirado de Judá, a tribo dos filhos de Jacó, por quem viria o Messias. "Judá" em si significa "Louvor"; então, era um orgulho ser chamado de alguém que vivia para o louvor de Deus).
2. Repousava ​​na lei (isto é, quem a possuía, estudava, copiava e eram os estimados administradores da auto revelação de Deus para o mundo; assim, confiando em sua relação com a lei de Deus).
3. Se gabava em Deus (isto é, poderia corretamente se chamar de membro do povo escolhido de Deus - a menina dos olhos de Deus, como diz em Zacarias 2:8).
4. Conhecia a vontade de Deus (isto é, podia discernir o que Deus exigia das pessoas para uma vida piedosa - algo que elas poderiam conhecer através da posse de Seus preceitos escritos, juízos e instruções).
5. Aprovava as coisas que são excelentes (isto é, poderia através das Escrituras genuinamente discernir o que era verdadeiro do que era falso; o que era certo do que estava errado; o que era importante do que realmente não importava - tendo assim um claro sentido das coisas como elas realmente são).
6. Podia ter certeza de que ele era um revelador da verdade de Deus para o mundo, tornando-o:
a. Um guia para os cegos.
b. Uma luz para aqueles que estão na escuridão.
c. Um instrutor para aqueles que são tolos.
d. Um mestre para aqueles que são bebês.
7. Era singularmente abençoado por ter a forma de conhecimento e verdade na lei.

B. Na verdade, nenhum grupo de pessoas foi mais abençoado e teve maior vantagem para com Deus do que o judeu. Mas se as características 'externas' dessas coisas são tudo o que tem, então essas coisas só trazem condenação (vv. 21-24). Para o judeu, sua posse da lei - aquilo que era o seu orgulho - trouxe condenação a ele porque:
1. Ele ensinava a lei, mas não ensinava a si mesmo.
2. Ele pregava que um homem não deveria roubar, mas depois roubava.
3. Ele dizia que não se deve cometer adultério, mas depois cometia adultério.
4. Ele abominava os ídolos, mas depois roubava os templos (provavelmente uma referência a fazer negócios com aqueles que roubaram templos e depois lucrar com a associação; mas também pode ter sido uma referência a roubar de fato os templos - veja Atos 19:37 Deuteronômio 7:25-26 parece descrever a ideia de tirar os ídolos dos templos e derretê-los por seu ouro)
5. Ele se orgulhava da lei, mas depois desonrava a Deus por quebrar a lei - dando assim aos gentios causa de blasfêmia a Deus (Veja Malaquias 3:8; Isaias 52:5; Ezequiel 36:20).

Que terrível condenação!! Religião exterior que só resulta em pessoas incrédulas blasfemando a Deus!! Isso nos leva à confissão de que ...

II. A Religião Exterior só Tem Valor se Houver Uma Transformação Interior (vv. 25-29).

A. As características 'externas' de nossas expressões religiosas perdem seu valor se o nosso 'interior' não for transformado (vs. 25-27). Paulo certamente reconheceu o valor do "símbolo" principal que identificava a circuncisão dos judeus (v. 25; ver Gênesis 17). O homem judeu contava com essa demonstração exterior de religião como sinal de seu relacionamento de aliança com Deus. Mas Paulo também argumenta que essa demonstração exterior não fazia bem ao judeu se ele também não cumprisse plenamente a lei. Ele argumenta que, se mesmo um gentio incircunciso mantivesse a lei (uma situação hipotética, já que ninguém jamais guardou a lei), então o gentio incircunciso estaria em melhor posição diante de Deus do que o homem judeu que foi circuncidado, mas que não guardava a lei (vs. 26-27).

B. Paulo argumenta que uma transformação "interior" é mais valiosa para Deus do que uma religião "externa" (vv. 28-29). O homem judeu que confiava nos externos não percebeu que o que Deus estava procurando era um coração que estava bem diante dEle. Isto é, Deus estava procurando:
1. Um "judaísmo" interno.
2. A circuncisão do coração (Levítico 26:41; Deuteronômio 10:16; 30: 6; Jeremias 4:4; 9:26).
3. Uma religiosidade no espírito, não através de rígida e estrita obediência à letra da lei.
4. O tipo de homem cujo elogio não é dos homens (que só pode ver o exterior), mas de Deus (que pode ver o coração).

Conclusão: O objetivo de tudo isso é nos levar ao desespero de nossa própria justiça feita por nós mesmos; para que confessemos que somos pecadores necessitados de um Salvador e nos voltemos para Jesus Cristo pela fé para a salvação. Essa mensagem de Paulo teve esse efeito sobre você? Renovou em você uma gratidão a Deus pela Sua oferta gratuita de 'justificação pela fé'? Renovou em você uma paixão para contar aos outros?

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem