Mulher Sunamita - A Coisa Certa

Mulher Sunamita - A Coisa Certa
Textos: 2 Reis 4:8-37; 8:1-6

Introdução: Vivemos numa época em que nossos sistemas escolares falam sobre a maternidade em termos de uma função biológica, não em termos de desenvolvimento de caráter. As aulas de saúde lidam principalmente com a forma como uma mulher engravida, impedindo a gravidez e as doenças sexuais, e os impulsos hormonais que produzem crianças.

As escolas podem ensinar coisas sobre fraldas de um bebê, como cuidar, como se alimentar, e funções práticas básicas… mas quase nada sobre o caráter de ser uma boa mãe. Muitas vezes os elementos mais importantes da boa educação são completamente ignorados! Coisas como fidelidade, compaixão, perdão, auto sacrifício, encorajamento ou espiritualidade, etc., não são sequer tratadas.

A coisa certa é mais do que apenas biologia ou necessidades práticas sendo atendidas, as grandes qualidades de caráter é o que faz uma grande mulher, ou uma ótima mãe ... ou, para essa matéria, uma grande pessoa aos olhos de Deus.

A Bíblia nos ensina que o caráter piedoso pode resistir aos tempos difíceis da vida e transformar as vidas ao nosso redor.

I. Mulher Sunamita - Verdadeiro Caráter. V. 8-17

A. Mulher Compassiva. V. 8-10
1. Observe que essa futura mãe nunca é nomeada, ela é chamada apenas de "sunamita". Não é o nome dela, mas o personagem que é o foco da história.
a. Ela é descrita como "rica" ... uma mulher de recursos.
b. Sua riqueza, no entanto, não a corrompeu, note que ela pede a seu marido que forneça um quarto para o viajante homem de Deus chamado Eliseu.
c. Também é interessante notar que ela poderia dizer que Eliseu era um homem genuíno de Deus, ela conhecia o verdadeiro do falso.
2. Não parece haver qualquer motivo oculto para fazer um quarto para Eliseu, ela não pede nada dele, nem espera nada em troca do uso do quarto.
a. Esta é uma mulher que se preocupa com os outros.
b. Ela vê a riqueza como uma oportunidade para abençoar os outros e não apenas para acumular as coisas para suas próprias necessidades.
3. Seu caráter já está aparecendo, caráter que chama a atenção de Deus.

B. Mulher Contente. V. 11-13
1. Eliseu chama a mulher sunamita diante dele com seu próprio servo Geazi para lhe perguntar o que poderia ser feito para recompensar sua bondade.
a. Eliseu fica impressionada com essa mulher, nem uma vez ela pede nada pela gentileza mostrada a ele.
b. Prova de que sua gentileza não tinha outro motivo.
2. Ao invés de ser consumida por suas próprias necessidades, ela simplesmente gosta de ministrar aos outros, o verdadeiro coração de uma mãe!
3. Sua resposta ao pedido de Eliseu para fazer algo por ela em troca de sua gentileza é bastante reveladora sobre seu caráter, ela diz: "Eu habito no meio do meu povo".
a. O que ela simplesmente queria dizer era "Estou bem, tenho tudo que preciso e estou contente e feliz".
b. Pode-se imaginar que esta mulher seria feliz pobre ou rica!
c. Ela já tinha uma satisfação divina.
4. Isso foi extraordinário, especialmente à luz do fato de que ela não tinha filhos, um estado terrível para uma mulher daquela época, mas ela não pede nada, nem mesmo um filho.
a. Naquele dia, uma mulher poderia ser desprezada por não ter produzido uma criança, mas ela não se queixa nem disso.
b. Sua vida estava focada no que ela tinha e não no que estava faltando.

C. Mulher Cuidadosa. V. 14-17
1. Eliseu quer abençoar essa mulher, e assim ele persiste em tentar descobrir alguma necessidade que ela possa ter, mesmo que ela não peça nada. Seu servo Geazi surge com uma sugestão: 2 Reis 4:14-16a "14 Então dissera ele: Que se há de fazer, pois por ela? E Geazi dissera: Ora, ela não tem filho, e seu marido é velho. 15 Pelo que disse ele: Chama-a. E ele a chamou, e ela se pôs à porta. 16 E Eliseu disse: Por este tempo, no ano próximo, abraçarás um filho".
a. Aqui está uma mulher que deveria ser mãe, ela já possui as coisas certas!
b. Obviamente, sua dor por não ter filhos é real, óbvia em sua resposta: "Não, meu senhor", ela objetou. "não mintas à tua serva"
c. Isso não era dúvida, apenas a reação da dor oculta não expressa antes e agora trazida à possibilidade de que talvez isso ainda pudesse acontecer.
d. Sua resposta simplesmente revela emoções profundamente ocultas, e o medo de que suas esperanças possam ser levantadas apenas para ser realizado, um pensamento que ela não poderia encarar.
2. Observe que, mesmo nesses momentos, ela é cuidadosa com seu próprio caráter ... Eliseu a chama para seu quarto, mas ela não entra, ela só fica na porta para que não haja dúvida sobre o contato inadequado com outro homem.
a. Ela evita até mesmo a aparência do mal.
b. "...Chama-a. E ele a chamou, e ela se pôs à porta"
c. Observe que ela nunca entra no quarto ... com outro homem sozinho no quarto e seu marido provavelmente nos campos, ela não faz nada para comprometer sua integridade moral.
3. Essa era uma mulher que prestava atenção a detalhes de integridade ... exatamente o que uma pessoa piedosa deveria fazer!
4. Essa mulher sunamita não sacrificaria detalhes de integridade, mesmo em um momento emocional; isso demonstrou uma forte disciplina.
5. Uma vida piedosa não pode ser vivida sem tal disciplina, especialmente durante momentos emocionais.
a. Devemos sempre ter cuidado com nosso estilo de vida.
b. Não podemos baixar a guarda nem por alguns momentos.

II. Mulher Sunamita - Testada e Conflito. V. 18-37

A. A Calamidade V. 18-20
1. Deus responde a seu desejo oculto de ser mãe e, de acordo com a profecia de Eliseu, a mulher sunamita tem um bebê, um filho.
a. Um filho era uma bênção dupla, pois significava a continuação do nome da família.
b. Sua angústia interior é removida e ela é abençoada além da expectativa.
2. No meio do desejo do seu coração, porém, o indescritível ocorre!
a. Seu único filho tem algum tipo de ataque em sua cabeça e ele entra em colapso.
b. O texto sugere algo como um aneurisma explodindo em sua cabeça.
c. Isso levaria a sua morte em um curto período de tempo.
3. O pai simplesmente diz ao seu servo para levá-lo para sua mãe ... talvez ele achasse que não era tão sério.
a. Quando seu filho é levado para ela, ela o coloca em seu colo e o segura até o meio-dia, quando tragicamente o menino morre!
b. O maior medo da mãe é percebido, seu único filho está morto!
c. Não havia nada que ela pudesse fazer ... exceto ir a Deus!
4. A maior crise não pode quebrar sua fé, e os próximos eventos provam isso.
a. Mãe, (ou pai!)… O que você faz quando a calamidade atinge sua família e sua vida?
b. Deus pode ser confiável em todas as circunstâncias.

B. A Coragem V. 21-37
1. Ela leva seu filho morto para o quarto de Eliseu e o coloca na cama de Eliseu.
a. Ela ainda não está pronta para desistir, o que ela não pode fazer, ela vai procurar que Deus faça.
b. Ela mostra coragem no meio da calamidade!
2. Ela se aproxima de seu marido para buscar Eliseu ... mas ele acha que não é tão importante ... ela evita contar-lhe sobre a morte do filho porque sabe que ele não pode fazer nada e por que frustrá-lo até que ela tenha escutado de Deus.
a. Ela não permitirá que Deus seja limitado por ninguém nesta situação.
b. Quando o marido não parece disposto a ir, monta o burro e leva seu servo para levá-la para encontrar Eliseu.
3. Quando ela se aproxima de Eliseu Geazi é enviada para cumprimentá-la e perguntar por que ela veio, se tudo estava bem em casa com seu marido e filho e surpreendentemente ela diz a Geazi: "está tudo bem".
a. Por que ela disse isso?
b. Ela não queria um intermediário como Geazi para lidar com ela, ela queria ir tão diretamente a Deus quanto possível, isso significava lidar diretamente com Eliseu!
4. Quando ela chega a Eliseu, ela se joga a seus pés e grita, sua angústia óbvia em sua declaração: 2 Reis 4:28 "Pedi eu a meu senhor algum filho? Não disse eu: Não me enganes?"
a. Isso não é dúvida, apenas emoções se derramando.
b. Se ela duvidasse, não teria procurado Eliseu.
c. Mas ela está em perigo, mas chegou à fonte certa.
5. Eliseu parece espantado que Deus tenha escondido a necessidade dele, mas nunca menos ele diz que Geazi irá com seu bordão e o colocará no menino para a cura. 2 Reis 4:29
a. No entanto, isso não vai fazer por ela, ela quer que Eliseu venha, ela quer nada menos do que o servo de confiança de Deus para tocar seu filho.
b. Ela não se arriscaria com outra pessoa a não ser o caráter comprovado do servo de Deus.
c. Eliseu concorda em ir e, com certeza, a tentativa de Geazi fracassa antes de chegarem, mas isso não afeta sua fé.
6. Com certeza, uma vez que Eliseu chega lá, ele começa a orar e interceder e Deus cura o menino e o faz voltar à vida novamente.
7. Sua alegria é devolvida e sua fé recompensada ... sua coragem não era infundada.

III. Mulher Sunamita - Testemunho Celebrado. 8:1-6

A. Desafios. V. 1-4
1. Embora ela tenha passado por um teste extremo de fé e calamidade, não foi uma garantia de que ela não enfrentaria outra ... isto é a vida!
a. Com certeza, outra tragédia ataca, a fome está chegando à terra.
b. Eliseu aparece para instruí-los sobre como sobreviver a este novo teste.
2. Ela e o marido aprenderam a obedecer a Deus, não importa o que aconteça, e embora ainda não haja provas de fome, eles simplesmente confiam na Palavra de Deus.
a. Esta é sempre uma boa resposta à Palavra de Deus, confiar sem provas!
b. Eles seguirão o que Deus pede a eles, não importa o que o mundo diga.
3. Eliseu lhes diz para deixar a área por 7 anos durante a fome.
a. Não há hesitação em sua resposta: 2 Reis 8:2 "A mulher, pois, levantou-se e fez conforme a palavra do homem de Deus; foi com a sua família, e peregrinou na terra dos filisteus sete anos".
b. Embora obedecer a Deus não impeça todo desastre na vida, isso nos ajudará a sobreviver com o poder e a provisão dele.
c. Sua obediência provavelmente os salvou de um desastre maior.
d. Obediência significava algum desconforto, mas não um desastre.
1) Eles tiveram que viver entre estranhos, os filisteus.
2) Eles estariam longe de sua casa e propriedade por um longo tempo.
4. Ao retornar no final dos 7 anos no exílio, eles enfrentaram outra situação difícil, todas as terras e propriedades foram confiscadas na sua ausência.
a. Eles têm que implorar pelo retorno do que era deles por direito.
b. Aqui, mais uma vez, eles são desafiados a confiar em Deus, depois de tantos anos seria difícil recuperar seu material anterior.
5. Como sempre, eles confiam em Deus no processo ... e Ele não desaponta sua fé.

B. A Restituição. V. 5-6
1. No exato momento em que a mulher sunamita vem ao rei para pedir tudo de volta, acontece que Geazi estava lá contando ao rei sobre o ministério de Eliseu ao ressuscitar seu filho dentre os mortos.
a. Quantos de vocês sabem que este momento não foi um acidente?
b. O rei chega a conhecer a mãe do milagre ... e ele fica tão impressionado e surpreso que ele imediatamente designa alguém para investigar seu caso e obter tudo de volta ... e até mais do que isso!
c. "Faze restituir-lhe tudo quanto era seu, e todas as rendas das terras desde o dia em que deixou o país até agora"
d. Ela não só recupera tudo o que tinha antes, mas recupera o rendimento da terra ao longo dos 7 anos em que se foram!
e. Não houve perda alguma; na verdade, embora eles tivessem ido embora e outros tivessem feito o trabalho, eles beneficiaram 100% do que eles achavam que tinham perdido como renda ao longo dos 7 anos de ausência.
2. Deus os compensou pelo que eles pensaram ter perdido ... só porque nunca questionaram a vontade ou a palavra de Deus, eles simplesmente obedeceram quando ouviram a palavra de Deus de seu profeta Eliseu.
a. Às vezes a compensação não aparece até mais tarde, mas nunca subestima a fidelidade de Deus!
b. A coisa certa traz as coisas certas!
3. Deus move o mundo por mulheres ou homens piedosos ... e você?

Conclusão: Qual é a coisa certa para ser uma grande mãe, como essa mulher sunamita? As respostas do mundo são muitas: altamente educada, mulher de carreira, independente, etc. A bíblia demonstra que essencialmente uma característica principal precisa estar presente - uma confiança inabalável em Deus! Deus não esquece sua fidelidade mãe, não esqueça Dele!

1 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem