Lições de Dez Leprosos

Lições de Dez Leprosos
Texto: Lucas 17:11-19

Introdução: Hoje nós olhamos para um evento na vida de Jesus. Jesus estava a caminho de Jerusalém pela última vez antes de sua morte. Ao passar por Samaria, ele entra numa aldeia onde havia dez leprosos que estavam de longe. Vendo Jesus, eles clamam: "Mestre, tem compaixão de nós". Ele os envia em seu caminho para mostrar-se aos sacerdotes (uma parte da Lei Antiga - Levítico 13 e 14).

No caminho, eles são limpos. Dos dez apenas um retorna e cai aos pés de Jesus louvando-o e dando graças. Jesus observa que ele está sozinho e pergunta sobre os outros. Jesus observa (fazendo um ponto a seus discípulos) que ele era um estrangeiro. Jesus então diz: “vai; a tua fé te salvou”.

Esta noite, queremos observar algumas lições que podemos aprender deste relato dos dez leprosos.

I. Gratidão

A. Vemos nesse relato o que é gratidão e ingratidão.

B. O que é gratidão? O verso 16 diz que um único leproso estava "dando-lhe graças". Uma palavra que significa “ser grato, sentir-se agradecido, expressar gratidão pelos benefícios ou bênçãos”

C. Os cristãos são ordenados a ser gratos
1. 1 Tessalonicenses 5:18 - “Em tudo dai graças”
2. Filipenses 4:6 - “antes em tudo… oração e súplica com ações de graças”
3. Efésios 5:20 - Devemos estar “sempre dando graças por tudo a Deus”. De notável interesse é o contexto associado ao nosso canto. Quantas músicas temos em nosso hinário que expressam nossa gratidão a Deus.
4. Jesus até deu o exemplo para nós - Mateus 11:25 (agradecendo a Deus por revelar Sua mensagem aos pequeninos); João 6:11 (alimentando 5000); João 11:41 (na ressureição de Lázaro); Mateus 26:27 (instituindo a Ceia do Senhor)

D. O cristão percebe que precisamos ser gratos não apenas em alguns momentos, mas em todos os momentos e em todas as circunstâncias. É um dos principais fundamentos do desenvolvimento cristão adequado.
1. Poderíamos passar um culto inteiro observando os pecados que acompanham a ingratidão, o que devemos agradecer e como uma atitude adequada (ou imprópria) pode afetar nossas vidas.

E. Neste relato encontramos um homem verdadeiramente grato e outros nove que NÃO foram gratos o suficiente!

II. Uma Aplicação Espiritual

A. A lepra era uma doença que tornava os homens impuros. Era uma doença grave que, até onde sabemos, não tinha cura. Ela também era contagiosa (embora não fosse facilmente transmitido por contato casual) e é por isso que, de acordo com a Lei Antiga e outras sociedades, aqueles com a doença eram rejeitados e eram obrigados a alertar os outros quando chegavam perto. Esses dez leprosos eram impuros e rejeitados.
1. O pecado nos torna impuros diante de Deus - O pecado é frequentemente associado à impureza - Isaías 1:6 descreveu a iniquidade de Israel como um corpo no qual “não há nele coisa sã; há só feridas, contusões e chagas vivas”
2. Isaías 64:6: “Pois todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades, como o vento, nos arrebatam”.
3. Romanos 7:24 refere-se à nossa condição miserável como "o corpo da morte"
4. O pecado também nos separa de Deus - Isaías 59:2
5. Romanos 8:9 - a mente carnal é inimizade contra Deus

B. Esses dez leprosos sabiam quem era Jesus e que Ele era sua única esperança de purificação. Eles também queriam ser curados (limpos).
1. Há muitos hoje que sabem que estão em pecado e que precisam fazer algo a respeito. Romanos 7:24 - “Miserável homem que sou”
2. Há também muitos hoje que sabem quem é Jesus - sua única esperança. Muitos até professam acreditar Nele.
3. Mas conhecer não é suficiente. Mateus 7:21-23; Lucas 6:46. É como o médico dando uma receita, mas não toma a medicação. Ele sabe que isso vai deixá-lo bem, mas ele não faz o que ele precisa fazer.

C. Eles chamaram a Jesus e Ele os purificou.
1. Jesus nos purificará dos nossos pecados. Na verdade, ele é a única esperança que temos. Atos 4:12
2. Mas temos que ir a Ele - João 14:6 - Ele é o caminho, a verdade e a vida.
3. 1 João 5:11-12 - A vida está no Filho.
4. Como chegamos a ele? Gálatas 3:27 - O batismo nos coloca em Cristo.
5. Atos 22:16 - lava nossos pecados (impureza).

III. Quão Gratos Somos Nós?

A. Vamos nos concentrar um pouco na reação desses leprosos. Acho interessante que apenas um dos dez tenha retornado e agradecido a Jesus. E ele era um samaritano (implicando, acredito que pelo menos, alguns dos outros eram judeus, o que significa que eles estavam familiarizados com a Lei e eles sabiam sobre Jesus e Suas reivindicações).

B. Somos gratos como devemos ser quando consideramos o que Deus e Cristo fizeram por nós? Se perguntado, todos os que são cristãos aqui diriam que somos gratos. E eu acredito que somos.

C. Mas quão grato somos nós? Como mostramos nossa gratidão a Ele?
1. Nós tentamos fazer o mínimo que podemos para apenas "sobreviver"?
2. Nós apenas PRESUMIMOS que Ele sabe que somos gratos? No relato que estamos discutindo, havia 9 que não voltaram para agradecer a Jesus. Isso significa que eles não ficaram agradecidos? Ou eles não estavam suficientemente gratos para fazer algo a respeito?
3. Será que reservamos tempo para deixá-lo saber? Considere algumas das coisas que encontramos ação de graças no Novo Testamento
a. Romanos 6:17 - Graças a Deus que, embora fossem escravos do pecado, vocês se tornaram servos da justiça.
b. 1 Coríntios 15: 56-57 - graças a Deus que nos dá a vitória (do pecado)
c. 1 Timóteo 1:12 - Paulo agradeceu a Deus porque lhe fortaleceu
d. Efésios 1:16 - pelos nossos irmãos
4. Estamos dispostos a nos sacrificar por ele?

D. A força real da gratidão se manifesta naquilo que estamos dispostos a devolver a Deus. Observe o leproso samaritano retornou e caiu aos pés de Jesus. Ele estava disposto a seguir a Jesus. Sua gratidão por Jesus é manifestada por sua conduta para com Ele.

Conclusão: Realmente vimos algumas grandes lições para aprender dos dez leprosos. Durante esta época de ação de graças, quando paramos para dar graças - para os cristãos, é apenas uma lembrança do que deveríamos ser em todos os momentos. Como você é grato?

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem