A Importância de Uma Atitude Piedosa

A Importância de Uma Atitude Piedosa
Texto: Filipenses 2:1-5

Introdução: Esta noite, por alguns momentos, gostaria de abordar um assunto que precisamos agora, e é um dos quais eu suspeito que todos nós precisamos considerar e nos lembrar. Eu quero falar sobre ter uma atitude piedosa.

Existem dois conceitos falsos comuns que precisamos evitar quando nos esforçamos para servir a Deus com uma atitude piedosa. Alguém que seja legalista ao ponto de que a atitude não tem sentido (veja o exemplo dos fariseus que viveram suas vidas fazendo e restringindo as coisas - mas com um coração impuro, alguns dos princípios do catolicismo como o batismo infantil, as missas em latim, etc. .

O outro conceito é enfatizar a atitude em relação à negligência da verdade (tal descreve aquele que diz que não importa o que acreditamos, contanto que sejamos sinceros). A verdade é que precisamos de AMBOS para agradar a Deus.

I. A Importância de Uma Atitude Piedosa

A. 1 Coríntios 13:1-3 - a importância do amor é enfatizada
B. Filipenses 2:1-5 - depois de falar de uma unidade adequada, Paulo diz: "Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus"
C. Mateus 23:23 - as questões mais importantes da lei - justiça, misericórdia e fé
D. Hebreus 11:6 - Sem fé é impossível agradá-lo
E. Mateus 5:3-10 - as bem-aventuranças são uma lista de atitudes que os cristãos precisam para serem agradáveis ​​aos olhos de Deus.

II. O Que Uma atitude Piedosa Pode Fazer

A. Preparar nossos corações para a obediência
1. Esdras 7:10 - Esdras, o sacerdote preparou seu coração para buscar o Senhor. A ideia de buscar o Senhor envolve obediência (1 João 2:3 - nós O conhecemos por guardar Seus mandamentos).
2. Atos 10:33 - Cornélio imediatamente enviou Pedro para ouvir a mensagem da palavra de Deus. Ele estava pronto não apenas para ouvir, mas para obedecer.
3. É verdadeiramente triste hoje como tantos realmente não pretendem obedecer a Deus. Eles abordam sua palavra com uma agenda ou ideias preconcebidas. Alguns têm pouca ou nenhuma convicção real.
4. Outros têm mentes fechadas. Essa é uma descrição de muitos dos líderes judeus que olhavam para Jesus e, mais tarde, para Seus apóstolos com desdém. Não importava o que Jesus dissesse ou fizesse, eles tinham suas ideias criadas sobre Ele e nada mudaria isso. Jesus expulsava demônios, eles disseram que Ele fazia por Belzebu (Lucas 11:14-15).

B. Manter-nos obedientes
1. Uma coisa é se preparar para a obediência e começar a caminhada. Mas outra coisa é continuar. Uma atitude apropriada pode ajudar a sustentar nossa obediência - Mateus 28:19-20 - os discípulos de Cristo deveriam aprender a “observar todas as coisas que ordenei ...” NOTA: Observar é um verbo presente no tempo que significa ação contínua.

C. Nos trazer de volta quando nos afastamos
1. Na parábola do filho pródigo (Lucas 15:10-32), somos informados que depois de gastar seu sustento com a vida desenfreada ele "caiu em si" (v. 17). Isso significa que no passado ele teve que aprender algo sobre o que era bom e correto. Às vezes, uma atitude adequada nos mantém onde precisamos estar, OU pode nos trazer de volta para onde estávamos (Tiago 5:19-20).

D. Encoraje a adoração apropriada
1. João 4:24 fala de adorar a Deus com a verdade e uma atitude adequada. Nós enfatizamos a importância da adoração e continuaremos a fazê-lo. Cada ato de adoração envolve não apenas seguir o padrão de Deus, mas envolve também um coração apropriado (Efésios 5:19, 1 Coríntios 14:15, 1 Coríntios 11:23-26, etc.)
2. O Salmo 122:1 também observa que a oportunidade de adorar a Deus é algo que devemos esperar também. Não deve ser um cansaço (Malaquias 1:13).
3. É uma atitude piedosa que também nos mantém adorando a Deus segundo a sua vontade!

E. Frear atitudes inadequadas
1. Existem muitas atitudes sobre como devemos tratar uns aos outros como irmãos que são claramente condenadas na palavra de Deus. Murmurações e reclamações (Filipenses 2:14-15), excessiva crítica (Judas 16), inveja (Romanos 13:13, Tiago 3:14-16), contenda (1 Coríntios. 3:1-3).
2. A única maneira de superar essas atitudes é com uma atitude piedosa. Note como Efésios 4:31 diz que devemos colocar essas atitudes de lado.
3. Geralmente, podemos ESCOLHER o tipo de atitude que teremos em relação aos outros, sejam nossos irmãos, nossos vizinhos, nossos inimigos ou até mesmo Deus. É uma questão de decidir como vamos pensar - Colossenses 3:2, 2 Coríntios 10:4-5.

F. Proteger contra a apostasia
1. 2 Timóteo 4: 3-4 adverte aqueles cujas atitudes impróprias (comichão nos ouvidos) levavam a fábulas em vez da verdade.
2. 2 Tessalonicenses 2:9-11 fala daqueles que não receberam o amor da verdade sendo enganados.
3. Uma atitude piedosa será determinada a aceitar a verdade em todos os momentos, mesmo quando for desagradável ou significar mudança. Uma atitude piedosa diz: "Devo continuar buscando" para ter certeza de que estou certo (1 Coríntios 9:27, Atos 17:11, etc.).
4. Uma atitude piedosa resistirá a falsas doutrinas e exporá aqueles que ensinam tais doutrinas. Quando necessário, ele irá reprovar, repreender e exortar (2 Timóteo 4:1-2).

G. Manter nossos corações olhando para o céu
1. Filipenses 3:13-14 - Paulo avançou em direção ao objetivo. Filipenses 3:20 observa que nossa cidadania está no céu. Percebemos que este mundo é apenas temporário (Hebreus 11:13-16).
2. Hebreus 12:1-3 - correndo a corrida da vida, estamos constantemente olhando para Jesus na linha de chegada.
3. Uma atitude piedosa vive cada dia com a percepção: "Se perder o céu, perdi tudo o que existe!"

III. O Que é Uma Atitude Piedosa?

A. Há muitas outras passagens que descrevem a atitude piedosa, mas eu quero focar na fundação de TODAS elas.

B. É o que Jesus orou no Jardim - Mateus 26:39: “E adiantando-se um pouco, prostrou-se com o rosto em terra e orou, dizendo: Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres"

C. É o que Pedro disse a Jesus quando Ele O instruiu a lançar as redes: 5 Ao que disse Simão: Mestre, trabalhamos a noite toda, e nada apanhamos; mas, sobre tua palavra, lançarei as redes. 6 Feito isto, apanharam uma grande quantidade de peixes, de modo que as redes se rompiam”. (Lucas 5:5-6)

D. É a atitude de Paulo quando ficou cego na estrada para Damasco, “Então ele, tremendo e atônito, disse:“ Senhor, o que queres que eu faça? ” (Atos 9:6)

E. É a atitude de Cornélio quando Pedro falou pela primeira vez com ele: “Portanto mandei logo chamar-te, e bem fizeste em vir. Agora pois estamos todos aqui presentes diante de Deus, para ouvir tudo quanto te foi ordenado pelo Senhor” (Atos 10:33).

F. É o que Samuel disse quando o Senhor falou com ele quando criança: “E Samuel respondeu:“ Fala, porque o teu servo ouve”. (1 Samuel 3:10)

G. Foi o que Abraão fez quando o Senhor lhe disse que oferecesse seu filho Isaque: 3 Levantou-se, pois, Abraão de manhã cedo, albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque, seu filho; e, tendo cortado lenha para o holocausto, partiu para ir ao lugar que Deus lhe dissera. 4 Ao terceiro dia levantou Abraão os olhos, e viu o lugar de longe”. (Gênesis 22:3-4)

H. São as palavras de Salomão na conclusão de Eclesiastes: “Este é o fim do discurso; tudo já foi ouvido: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é todo o dever do homem” (Eclesiastes 12:13).

Conclusão: Irmãos, se deixarmos que a atitude piedosa seja o alicerce de tudo o que dissermos, pensarmos estaremos a caminho de um lar no céu. Como um irmão disse, "Atitude não é tudo ... mas significa muito!!" Como está a sua atitude?

Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Eu preparei um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

A Importância de Uma Atitude Piedosa A Importância de Uma Atitude Piedosa Reviewed by Aldenir Araújo on junho 18, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.