A Importância de Uma Atitude Piedosa
Texto: Filipenses 2:1-5

Introdução: Esta noite, por alguns momentos, gostaria de abordar um assunto que precisamos agora, e é um dos quais eu suspeito que todos nós precisamos considerar e nos lembrar. Eu quero falar sobre ter uma atitude piedosa.

Existem dois conceitos falsos comuns que precisamos evitar quando nos esforçamos para servir a Deus com uma atitude piedosa. Alguém que seja legalista ao ponto de que a atitude não tem sentido (veja o exemplo dos fariseus que viveram suas vidas fazendo e restringindo as coisas - mas com um coração impuro, alguns dos princípios do catolicismo como o batismo infantil, as missas em latim, etc. .

O outro conceito é enfatizar a atitude em relação à negligência da verdade (tal descreve aquele que diz que não importa o que acreditamos, contanto que sejamos sinceros). A verdade é que precisamos de AMBOS para agradar a Deus.

I. A Importância de Uma Atitude Piedosa

A. 1 Coríntios 13:1-3 - a importância do amor é enfatizada
B. Filipenses 2:1-5 - depois de falar de uma unidade adequada, Paulo diz: "Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus"
C. Mateus 23:23 - as questões mais importantes da lei - justiça, misericórdia e fé
D. Hebreus 11:6 - Sem fé é impossível agradá-lo
E. Mateus 5:3-10 - as bem-aventuranças são uma lista de atitudes que os cristãos precisam para serem agradáveis ​​aos olhos de Deus.

II. O Que Uma atitude Piedosa Pode Fazer

A. Preparar nossos corações para a obediência
1. Esdras 7:10 - Esdras, o sacerdote preparou seu coração para buscar o Senhor. A ideia de buscar o Senhor envolve obediência (1 João 2:3 - nós O conhecemos por guardar Seus mandamentos).
2. Atos 10:33 - Cornélio imediatamente enviou Pedro para ouvir a mensagem da palavra de Deus. Ele estava pronto não apenas para ouvir, mas para obedecer.
3. É verdadeiramente triste hoje como tantos realmente não pretendem obedecer a Deus. Eles abordam sua palavra com uma agenda ou ideias preconcebidas. Alguns têm pouca ou nenhuma convicção real.
4. Outros têm mentes fechadas. Essa é uma descrição de muitos dos líderes judeus que olhavam para Jesus e, mais tarde, para Seus apóstolos com desdém. Não importava o que Jesus dissesse ou fizesse, eles tinham suas ideias criadas sobre Ele e nada mudaria isso. Jesus expulsava demônios, eles disseram que Ele fazia por Belzebu (Lucas 11:14-15).

B. Manter-nos obedientes
1. Uma coisa é se preparar para a obediência e começar a caminhada. Mas outra coisa é continuar. Uma atitude apropriada pode ajudar a sustentar nossa obediência - Mateus 28:19-20 - os discípulos de Cristo deveriam aprender a “observar todas as coisas que ordenei ...” NOTA: Observar é um verbo presente no tempo que significa ação contínua.

C. Nos trazer de volta quando nos afastamos
1. Na parábola do filho pródigo (Lucas 15:10-32), somos informados que depois de gastar seu sustento com a vida desenfreada ele "caiu em si" (v. 17). Isso significa que no passado ele teve que aprender algo sobre o que era bom e correto. Às vezes, uma atitude adequada nos mantém onde precisamos estar, OU pode nos trazer de volta para onde estávamos (Tiago 5:19-20).

D. Encoraje a adoração apropriada
1. João 4:24 fala de adorar a Deus com a verdade e uma atitude adequada. Nós enfatizamos a importância da adoração e continuaremos a fazê-lo. Cada ato de adoração envolve não apenas seguir o padrão de Deus, mas envolve também um coração apropriado (Efésios 5:19, 1 Coríntios 14:15, 1 Coríntios 11:23-26, etc.)
2. O Salmo 122:1 também observa que a oportunidade de adorar a Deus é algo que devemos esperar também. Não deve ser um cansaço (Malaquias 1:13).
3. É uma atitude piedosa que também nos mantém adorando a Deus segundo a sua vontade!

E. Frear atitudes inadequadas
1. Existem muitas atitudes sobre como devemos tratar uns aos outros como irmãos que são claramente condenadas na palavra de Deus. Murmurações e reclamações (Filipenses 2:14-15), excessiva crítica (Judas 16), inveja (Romanos 13:13, Tiago 3:14-16), contenda (1 Coríntios. 3:1-3).
2. A única maneira de superar essas atitudes é com uma atitude piedosa. Note como Efésios 4:31 diz que devemos colocar essas atitudes de lado.
3. Geralmente, podemos ESCOLHER o tipo de atitude que teremos em relação aos outros, sejam nossos irmãos, nossos vizinhos, nossos inimigos ou até mesmo Deus. É uma questão de decidir como vamos pensar - Colossenses 3:2, 2 Coríntios 10:4-5.

F. Proteger contra a apostasia
1. 2 Timóteo 4: 3-4 adverte aqueles cujas atitudes impróprias (comichão nos ouvidos) levavam a fábulas em vez da verdade.
2. 2 Tessalonicenses 2:9-11 fala daqueles que não receberam o amor da verdade sendo enganados.
3. Uma atitude piedosa será determinada a aceitar a verdade em todos os momentos, mesmo quando for desagradável ou significar mudança. Uma atitude piedosa diz: "Devo continuar buscando" para ter certeza de que estou certo (1 Coríntios 9:27, Atos 17:11, etc.).
4. Uma atitude piedosa resistirá a falsas doutrinas e exporá aqueles que ensinam tais doutrinas. Quando necessário, ele irá reprovar, repreender e exortar (2 Timóteo 4:1-2).

G. Manter nossos corações olhando para o céu
1. Filipenses 3:13-14 - Paulo avançou em direção ao objetivo. Filipenses 3:20 observa que nossa cidadania está no céu. Percebemos que este mundo é apenas temporário (Hebreus 11:13-16).
2. Hebreus 12:1-3 - correndo a corrida da vida, estamos constantemente olhando para Jesus na linha de chegada.
3. Uma atitude piedosa vive cada dia com a percepção: "Se perder o céu, perdi tudo o que existe!"

III. O Que é Uma Atitude Piedosa?

A. Há muitas outras passagens que descrevem a atitude piedosa, mas eu quero focar na fundação de TODAS elas.

B. É o que Jesus orou no Jardim - Mateus 26:39: “E adiantando-se um pouco, prostrou-se com o rosto em terra e orou, dizendo: Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres"

C. É o que Pedro disse a Jesus quando Ele O instruiu a lançar as redes: 5 Ao que disse Simão: Mestre, trabalhamos a noite toda, e nada apanhamos; mas, sobre tua palavra, lançarei as redes. 6 Feito isto, apanharam uma grande quantidade de peixes, de modo que as redes se rompiam”. (Lucas 5:5-6)

D. É a atitude de Paulo quando ficou cego na estrada para Damasco, “Então ele, tremendo e atônito, disse:“ Senhor, o que queres que eu faça? ” (Atos 9:6)

E. É a atitude de Cornélio quando Pedro falou pela primeira vez com ele: “Portanto mandei logo chamar-te, e bem fizeste em vir. Agora pois estamos todos aqui presentes diante de Deus, para ouvir tudo quanto te foi ordenado pelo Senhor” (Atos 10:33).

F. É o que Samuel disse quando o Senhor falou com ele quando criança: “E Samuel respondeu:“ Fala, porque o teu servo ouve”. (1 Samuel 3:10)

G. Foi o que Abraão fez quando o Senhor lhe disse que oferecesse seu filho Isaque: 3 Levantou-se, pois, Abraão de manhã cedo, albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque, seu filho; e, tendo cortado lenha para o holocausto, partiu para ir ao lugar que Deus lhe dissera. 4 Ao terceiro dia levantou Abraão os olhos, e viu o lugar de longe”. (Gênesis 22:3-4)

H. São as palavras de Salomão na conclusão de Eclesiastes: “Este é o fim do discurso; tudo já foi ouvido: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é todo o dever do homem” (Eclesiastes 12:13).

Conclusão: Irmãos, se deixarmos que a atitude piedosa seja o alicerce de tudo o que dissermos, pensarmos estaremos a caminho de um lar no céu. Como um irmão disse, "Atitude não é tudo ... mas significa muito!!" Como está a sua atitude?


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Eu preparei um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem