As Bênçãos da Justificação

As Bênçãos da Justificação
Texto: Romanos 5:1-11

Introdução: O assunto deste texto é a coisa mais maravilhosa que um pecador poderia experimentar. Martinho Lutero chamou o artigo de doutrina sobre o qual a igreja se posiciona ou cai. A "justificação" pode ser definida como um ato de Deus no qual Ele declara que um pecador indigno é genuinamente justo; tendo creditado a própria justiça de Cristo àquele pecador por meio de sua fé somente.

Envolve:
1) Uma declaração legal de justiça (Romanos 8:33);
2) Uma genuína justiça (1 Coríntios 1:30; 2 Coríntios 5:21)
3) Uma imputação de justiça (Romanos 5:18-19), e
4) A justiça pela fé em oposição a obras ( Gênesis 15:6; Romanos 4:19-25).

Este tem sido o tema de Paulo nesta carta até agora. Nesta passagem, encontramos não apenas o fato de que Deus está disposto a justificar os pecadores, mas também quais são as bençãos de sermos justificados. As bençãos são ...

I. Paz Com Deus (v. 1a).

A. A paz a que Paulo se refere aqui significa "fim das hostilidades" - paz entre duas partes que estão em conflito umas com as outras.

B. Todo homem ou mulher vivo hoje precisa ter paz com Deus. Uma das grandes bênçãos da justificação é a de finalmente ter "paz" com Deus. Não estamos mais em estado de inimizade para com o nosso Criador (Hebreus 10:22).

II. Graça Diante de Deus (vv. 1b-2a).

A. Nós agora somos os objetos do favor de Deus; e pela graça de Deus, somos feitos para permanecer nessa condição de favor para sempre! Por Jesus, fomos introduzidos na graça; e não é que devemos realizar algo para mantê-la. É por essa graça que estamos de pé!

B. Por meio de Jesus Cristo, Seu Filho, nós "obtivemos (no tempo perfeito, indicando um ato completo) nossa introdução pela fé nesta graça, na qual estamos" (novamente, no tempo perfeito, indicando uma vez por estado de ser de todos os tempos). Nós não somos deixados a nossa própria sorte para evitar entrar e sair do favor de Deus o tempo todo (Gálatas 3:3).

III. Esperança na Glória de Deus (v. 2b).

A. Nem sempre estávamos sob o favor de Deus. Paulo descreve a condição do pecador antes da justificação em Efésios 2:1-3 e 11-12.
B. Mas Paulo nos diz que uma das grandes bênçãos de ser "justificado" - ser declarado justo diante de Deus - é que agora temos uma nova perspectiva.
1. A perspectiva diante de nós agora é a de ser compartilhadores com Cristo em Sua glória (1 João 3:2; João 17:22-23).
2. Esta perspectiva de glória futura em Cristo é aquela que é certa e segura (Romanos 8:28-30). A justificação e a glória futura de ser conformado a Cristo são agrupadas em um pacote de "estar em Cristo". Se um foi efetuado, o outro certamente se seguirá.

IV. Alegria Nas Provações (vv. 3-4).

A. Uma das bênçãos de ser "justificado pela fé" é que podemos saber com certeza que, ao passar por um período de tribulação, Deus não está nos punindo. Todo o nosso castigo já foi colocado sobre Cristo, e Ele levou o castigo por nós. E mais, Sua justiça diante de Deus foi colocada em nosso favor.

B. Sendo isso verdade, então não resta nada para pensar sobre nossos problemas e provações, mas como coisas que nosso soberano Deus permite que venha sobre nós a fim de nos fazer crescer na imagem gloriosa de Cristo que Ele nos predestinou "Nele" ser.
1. Primeiro, ele diz que as tribulações produzem "perseverança" ou "resistência paciente".
2. Ele diz em seguida que a perseverança produz "caráter comprovado".
3. Em seguida, o caráter comprovado produz "esperança" (1 Pedro 1:7-9) - uma esperança que não desaponta. Tem uma garantia de vitória porque ele já nos ama!

V. Confiança no Amor de Deus (vv. 5-8).

A. Isto fala de uma certeza confiante em nossa própria experiência de Seu grande amor por nós (João 16:27; 17: 23-26; Efésios 4:14-19).

B. Como podemos ter a confiança de que Deus nos ama tanto?
1. Primeiro, é uma experiência subjetiva - a do testemunho interior do Espírito Santo que testifica desse amor aos nossos corações (Romanos 8:15-17).
2. Segundo é um fato objetivo - que Jesus, por amor, morreu por nós (João 15:13; Romanos 8:32).

VI. Salvação da Ira de Deus (vv. 9-10).

A. Assim como Deus é gracioso e pronto para perdoar; Ele também é justo e está totalmente preparado para derramar Sua ira sobre pecadores que não receberão Sua oferta misericordiosa, mas que continuam a se rebelar desafiadoramente contra Sua oferta da graça (Êxodo 34:6-7; João 3:36).

B. As palavras de Paulo ("E não somente isso...") mostram que isso está relacionado ao que ele acabou de dizer sobre o amor de Deus como um argumento do maior para o arrendador. Se Ele nos amou quando ainda éramos pecadores, então Ele certamente nos poupará da Sua ira contra o pecado (1 Tessalonicenses 5:9).

VII. Exaltação no Próprio Deus (V. 11).

A. Paulo deixou o melhor para o final. A paz com Deus resulta em exultação no próprio Deus! (1 Pedro 2:9-10; João 14:2-3; 17:24; Apocalipse 7:15-17).

B. De todas as bênçãos advindas de ser declarado "justo" por Deus, essa é, de longe, a mais maravilhosa. Vamos exultar na própria Pessoa de Deus através daquele que tornou tudo possível por Sua morte para nós. Estaremos para sempre com Aquele que nos amou e se entregou por nós.

Conclusão: Paulo aqui nos mostra quais são algumas dessas bênçãos que pertencem ao homem ou mulher que é justificado diante de Deus pela fé em Cristo. Tal homem ou mulher tem paz com Deus, uma posição de graça diante de Deus, a esperança segura da glória de Deus, alegria sobre a obra de Deus através de nossos problemas, confiança no amor eterno de Deus, salvação da ira vindoura e exultação em a própria Pessoa de Deus!

Não há nada melhor do que as bênçãos abundantes que vêm de ser "justificado" aos olhos de Deus através da fé em Jesus Cristo!

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem