19 de fevereiro de 2019

Buscar, Descansar e Triunfar no Senhor

Buscar, Descansar e Triunfar no Senhor
Texto: 2 Crônicas 14:1-15

Introdução: Durante os reinados de Roboão e Abias, a verdadeira adoração a Deus em Judá declinou. A idolatria aumentou. Sempre que a verdadeira adoração a Deus diminui, outras coisas vêm para preencher esse vácuo. Durante esse tempo, vários altares para a idolatria foram erguidos.

1 Reis 14:21-24 “Reinou em Judá Roboão, filho de Salomão. Tinha quarenta e um anos quando começou a reinar, e reinou dezessete anos em Jerusalém, a cidade que o Senhor escolhera dentre todas as tribos de Israel para pôr ali o seu nome. E era o nome de sua mãe Naama, a amonita. 22 E fez Judá o que era mau aos olhos do Senhor; e, com os seus pecados que cometeram, provocaram-no a zelos, mais do que o fizeram os seus pais. 23 Porque também eles edificaram altos, e colunas, e aserins sobre todo alto outeiro e debaixo de toda árvore frondosa; 24 e havia também sodomitas na terra: fizeram conforme todas as abominações dos povos que o Senhor tinha expulsado de diante dos filhos de Israel”.

1 Reis 15:3 “Ele andou em todos os pecados que seu pai tinha cometido antes dele; o seu coração não foi perfeito para com o Senhor seu Deus como o coração de Davi, seu pai”.

Quando Asa se tornou rei, ele começou a limpar seu reino das coisas que haviam substituído a adoração ao verdadeiro Deus. Ele pediu (não ordenou) a Judá que buscasse a Deus. Deus não nos força a adorar porque a adoração deve vir de um coração que deseja intimidade com Deus.

I. Buscar o Senhor (v. 4)

1. Buscar a Deus deve ser muito importante porque o escritor de Crônicas usa o termo “buscar (o Senhor)” 29 vezes! Buscar o Senhor significa desejar e buscar sinceramente a presença, a comunhão, o reino e a santidade de Deus.

2. É essencial que busquemos a Deus se quisermos receber dele.

Deuteronômio 4:29 “Mas de lá buscarás ao Senhor teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma”.

Mateus 7:7 “Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á”

3. Deus deve ser buscado para receber força e continuamente.

1 Crônicas 16:10-11 “Gloriai-vos no seu santo nome; alegre-se o coração dos que buscam ao Senhor. Buscai ao Senhor e a sua força; buscai a sua face continuamente”.

3. Devemos buscar a Deus se esperamos que Sua presença seja manifesta em nossas vidas.

1 Crônicas 22:19 “Disponde, pois, agora o vosso coração e a vossa alma para buscardes ao Senhor vosso Deus; e levantai-vos, e edificai o santuário do Senhor Deus, para que a arca do pacto do Senhor e os vasos sagrados de Deus sejam trazidos, para a casa que se há de edificar ao nome do Senhor”.

4. Buscar Deus é uma das chaves do avivamento.

2 Crônicas 7:14 “e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra”.

5. Como vemos na vida de Roboão, é pecado e mau não buscar o Senhor. Seu reinado como rei teve um mau começo, ele se tornou forte. Ele não achava que precisava de Deus.

2 Crônicas 12:14 “Ele fez o que era mau, porquanto não dispôs o seu coração para buscar ao Senhor”.

II. Descansar no Senhor

1. Removeu tudo o que impediria a presença de Deus (v. 5).

2. Deus deu descanso a Judá durante os anos em que o buscaram. Durante esse tempo ele cercou as cidades (v. 6).

3. Eles então construíram muros, torres, portões e grades ao redor das cidades.

4. Eles construíram e prosperaram e tiveram descanso porque buscaram o Senhor (v. 7).

5. Você está cansado? Você precisa descansar das lutas da vida? Jesus diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” BUSQUE-O!

III. Triunfar no Senhor

1. Os recursos de Asa são descritos no versículo 8. Ele tinha um exército de 580.000 homens valorosos.

2. Isso parecia insignificante comparado com os 1.000.000 do inimigo (v. 9)!

3. Asa não recuou nem correu. Ele saiu contra Zerá (significa levantar-se) (v. 10).

4. Eles se encontraram no campo de batalha no vale de Zefatá em Maressa (v. 10).

5. Zefatá significa torre de vigia em hebraico. Maressa significa principado em hebraico. Eles se encontraram no vale da torre de vigia no principado!

Efésios 6:10-18 10 Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. 11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo; 12 pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniquidade nas regiões celestes. 13 Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mal e, havendo feito tudo, permanecer firmes. 14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, 15 e calçando os pés com a preparação do evangelho da paz, 16 tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. 17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 18 com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos”.

6. Orar - buscar a Deus - é o que Asa fez (v. 11). Ele saiu em batalha (v. 10), mas percebeu que não eram armas carnais que derrotariam o inimigo.

7. Asa sabia que o pouco é muito se Deus está nele. ELE chorou ao Senhor. As probabilidades não faziam diferença se Deus estivesse com ele.

2 Crônicas 14:11 “E Asa clamou ao Senhor seu Deus, dizendo: Ó Senhor, nada para ti é ajudar, quer o poderoso quer o de nenhuma força. Acuda-nos, pois, o Senhor nosso Deus, porque em ti confiamos, e no teu nome viemos contra esta multidão. Ó Senhor, tu és nosso Deus, não prevaleça contra ti o homem”.

8. Asa triunfou no Senhor (vs. 12-15).

9. Observe no verso 12 que foi o Senhor, NÃO Asa que feriu os etíopes.

10. Asa perseguiu o inimigo (v. 13). Eu gosto disso! Nossos inimigos - doença, enfermidades, tentação, diabo; deve fugir diante do santo de Deus que busca o Senhor.

Tiago 4:7 “Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós”.

11. Os etíopes não puderam se recuperar, a vitória foi muito completa (v. 13-15)! Canção - Fui ao Acampamento do Inimigo e peguei o que ele roubou de mim. ILUSTRADA: a vitória total de Jesus sobre Satanás na cruz. ESTÁ CONSUMADO!

Conclusão: Você pode buscar o Senhor, descansar no Senhor e triunfar no Senhor.

Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Eu preparei um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Anterior
Próximo

0 Comments: