Como Planejar Meus Sermões Fez de Mim um Pregador e Uma Pessoa Melhor
Se você for como eu, a parte mais difícil da preparação do sermão é a página em branco. O que eu vou falar neste domingo? Sobre qual passagem devo ensinar?

Eu rapidamente descobri que planejar minhas mensagens com um calendário anual de pregação não apenas eliminava essa dor de cabeça, mas também permitia que eu comunicasse a Bíblia de maneira mais eficaz semanalmente. Eu estava melhor preparado, menos estressado e mais confiante em pregar.

Aqui estão quatro razões:

1. O planejamento ajuda-me a estar mais aberto à direção do Espírito Santo.

Algumas pessoas acreditam que o planejamento limita a direção do Espírito Santo. Na minha vida, descobri que isso é exatamente o oposto. Quando reservo tempo para planejar minhas mensagens com bastante antecedência, sinto-me menos apressado e mais aberto à orientação de Deus em minha vida.

Aproveito para orar, pensar e ler a Sua Palavra. Se você não planejar suas mensagens com alguns dias de antecedência, é fácil ficar tão sobrecarregado com a pressão da construção do sermão que permitimos que o estresse abafe a voz de Deus. Acreditamos que o Espírito Santo pode trabalhar a qualquer momento, incluindo dias ou horas antes de uma mensagem, mas Ele também pode trabalhar com semanas e meses de antecedência também.

2. O planejamento ajuda-me a ser mais intencional na minha pregação

Quando eu espero até o último minuto para preparar minhas mensagens, eu costumo pregar sobre os mesmos tópicos e passagens repetidas vezes. Isso nem sempre é uma coisa ruim - alguns tópicos precisam ser reiterados várias vezes ao longo do ano.

Isso pode se tornar uma fraqueza quando eu passar por questões e passagens com as quais estou familiarizado ou desconfortável. Planejar um calendário da série de sermões ajuda-me a ver o quadro geral.

3. O planejamento ajuda-me a comunicar melhor

Quando eu sei o que vou pregar com meses de antecedência, posso começar a colecionar ilustrações, ler livros sobre o assunto e estudar cuidadosamente as passagens relevantes.

Quando termino de pregar a mensagem, estou mais bem informado e preparado.

4. O planejamento ajuda-me a aproveitar melhor o calendário anual

Existem certas épocas de crescimento da igreja. Tempos em que membros ausentes retornam e novas pessoas entram. Tempos de transição. Feriados. Ocasiões como dia das mães, pais, pascoa, natal, ano novo e etc.. Planejar minhas mensagens antecipadamente permite que eu aproveite essas datas para obter o máximo de impacto.

Por exemplo, posso fazer uma série evangelística em Dezembro porque sei que mais convidados estarão visitando durante esse período. Enquanto em outra época, eu poderia me concentrar mais no discipulado e no ministério.