O Ataque do Desânimo

O Ataque do Desânimo
Texto: Atos 18:1-11

Introdução: Você é solicitado a dar conselhos a um jovem que queria pregar o evangelho.

O que você dirá a ele será o maior perigo que ele enfrentará? Quais avisos você emite?

Ouça a Paulo quando ele aconselhou Timóteo…
  • Permaneça fiel à palavra; pregue a palavra a tempo e fora de tempo; mantenha-se puro; proteja sua consciência e sua reputação
  • Peleja a boa peleja com fé e boa consciência;
  • Exercita-te a ti mesmo na piedade.
  • Seja um exemplo para os crentes na palavra, na conduta, no amor, no espírito, na fé, na pureza.
  • Aplica-te à leitura, à exortação, e ao ensino.... Medita sobre estas coisas ... Tenha cuidado de ti mesmo e do teu ensino.
  • A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro.
  • Tendo, porém, alimento e vestuário, estaremos com isso contentes.
  • Cuidado com a cobiça e muito mais. Este é um bom conselho.
Mas também estou convencido de que um dos maiores perigos enfrentados por aqueles que pregam e ensinam neste mundo difícil é o desânimo.

I. O Ataque do Desânimo

Muitos servos de Deus experimentaram o ataque de um espírito desanimador. Eles experimentaram tempos de desânimo e desespero. Eles sentiram o fardo.

A. Moisés clamou ao Senhor: “Disse, pois, Moisés ao Senhor: Por que fizeste mal a teu servo, e por que não achei graça aos teus olhos, pois que puseste sobre mim o peso de todo este povo”. (Números 11:11-15)

B. Depois da derrota de Israel em Ai, Josué disse: “E disse Josué: Ah, Senhor Deus! por que fizeste a este povo atravessar o Jordão, para nos entregares nas mãos dos amorreus, para nos fazeres perecer? Oxalá nos tivéssemos contentado em morarmos além do Jordão”(Josué 7:7)

C. Elias mergulhou da alegria de sua vitória dramática no Monte Carmelo para o abismo do desespero debaixo de um zimbro. Ele disse a Deus: “Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais” (1 Reis 19:4).

D. Outros, como o rei Ezequias, o justo Jó, o choro de Jeremias e até Jesus foram descritos como “homens de dores, e experimentado nos sofrimentos” (Isaias 53:3).

II. Um Tempo Desencorajador

Leia Atos 18:1-11 - O início de Atos 18 relata a chegada de Paulo a Corinto. Há alguma evidência de que este foi um tempo difícil para o apóstolo. Certamente, podemos reconhecer a árdua jornada que ele experimentou em seu caminho até aqui.

A. Depois de viajar pela Ásia Menor “fortalecendo as igrejas” (Atos 15:41), ele cruzou o Mar Egeu para o continente grego. Ele libertou uma garota possuída por demônios em Filipos, mas provocou um motim, e ele e Silas foram espancados e jogados na prisão. Depois de ser libertado após um terremoto devastador, ele foi forçado a deixar a cidade (16:39-40).

B. De lá ele foi para Tessalônica, onde ele converteu alguns (17:4). Mas a perseguição surgiu e ele foi forçado a fugir para Beréia (17:10). Mais foram convertidos (17:12).

C. Quando a perseguição o seguiu de Tessalônica, Paulo foi novamente forçado a correr por sua vida (17:14). Ele chegou sozinho na grande cidade de Atenas, onde seu brilhante discurso em defesa do cristianismo foi amplamente ignorado (17:19-32). Ele então andou 53 milhas até Corinto.

D. Um lugar desalentador. Corinto apresentou um desafio assustador à mensagem do evangelho. A cidade substituiu Atenas como o principal centro político e comercial da Grécia. Era também um centro de vício e libertinagem. O próprio termo “coríntio” veio a descrever a vida imprudente; aquele que era grosseiramente autoindulgente.

1. Everett Harrison descreve a cena com essas palavras ... “Ao chegar em Corinto, Paulo sentiu um grande desânimo. A combinação de um sucesso apenas limitado em Atenas, a solidão e a perspectiva de enfrentar a cidade, com seu comércio e vício, explica a fraqueza e o medo que tomaram o apóstolo quando ele começou a trabalhar”

2. Mais tarde, quando o próprio Paulo descreveu sua chegada a Corinto, ele disse: “E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor” (1 Coríntios 2:3). Ele também falou de seu julgamento em sua primeira carta aos tessalonicenses, escrita de Corinto. Em 1 Tessalonicenses 3:7, Paulo escreveu: “por isso, irmãos, em toda a nossa necessidade e tribulação, ficamos consolados acerca de vós, pela vossa fé”. Sua fé era um farol de esperança em sua escuridão.

III. O Remédio de Deus Para o Desânimo

- Paulo falou de Deus como o “Deus de toda a consolação” (2 Coríntios 1:3), que “consola os abatidos” (2 Coríntios 7:6). Ele deixa claro que Deus não o deixou sozinho nesta condição deprimida. Ele enviou-lhe conforto e encorajamento. Como Jesus incentivou o apóstolo? Como Deus proveu para Paulo nesta circunstância?

A. A companhia de companheiros de trabalho - Atos 18:2-3 – “E encontrando um judeu por nome Áqüila, natural do Ponto, que pouco antes viera da Itália, e Priscila, sua mulher (porque Cláudio tinha decretado que todos os judeus saíssem de Roma), foi ter com eles, e, por ser do mesmo ofício, com eles morava, e juntos trabalhavam; pois eram, por ofício, fabricantes de tendas”.

1. É difícil servir a Deus sozinho. Com Silas e Timóteo ainda na Macedônia (v. 5), Deus sabia que Paulo precisava de um companheiro no trabalho. Deus forneceu a Paulo ajuda nas pessoas de um certo judeu chamado Áquila, natural de Ponto, e sua esposa Priscila. Eles compartilharam o trabalho espiritual e físico que definiu a missão.

2. Nós precisamos uns dos outros. Precisamos reconhecer que apenas fazer parte do mesmo grupo não é suficiente. Precisamos também compartilhar os elementos físicos da vida. Precisamos lutar juntos em todos os âmbitos, suportando os fardos uns dos outros.

3. Priscila e Áquila tornaram-se dois dos amigos mais chegados de Paulo, até mesmo arriscando suas vidas por ele (Romanos 16:3-4) Paulo foi encorajado a trabalhar ao lado de Áquila e Priscila durante a semana, raciocinando na sinagoga todos os sábados e persuadindo ambos Judeus e gregos (Atos 18:4)

4. Mais tarde, o Senhor incentivou Paulo com a chegada de dois ajudantes familiares, Silas e Timóteo da Macedônia. (v. 5)

B. A bênção dos convertidos (mesmo os inesperados). Como sempre, a pregação do apóstolo era resistida. “Eles se opuseram a ele e blasfemaram” (18:6) Resistir (se opor) significa “organizar em ordem de batalha”. Eles se organizaram para combater o ensinamento de Paulo e até blasfemaram contra o nome de Cristo - o pecado mais grave. Um cenário para o desânimo novamente. Paulo sacode suas vestes (simbolizando sua rejeição de seus oponentes judeus. Ele estava levando o evangelho aos gentios. Ele se declarou livre da responsabilidade de sua rebeldia e desobediência.

1. Por mais desencorajador que este movimento deva ter sido, Deus providenciou frutos para encorajar o trabalho. Paulo converteu Tito Justo, o vizinho da sinagoga. E então o verdadeiro choque - Crispo, o chefe da própria sinagoga que ele acabou de ser forçado a desocupar?

C. As palavras do próprio Jesus: Atos 18:9-10 – “E de noite disse o Senhor em visão a Paulo: Não temas, mas fala e não te cales; porque eu estou contigo e ninguém te acometerá para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade”.

1. Esta é uma das seis visões que Paulo recebeu em Atos (9:12; 16:9-10; 22:17-18; 23:11; 27:23-24), todas chegando a pontos cruciais em seu ministério. Que impulso enorme se deve ter sido ouvir a voz de Jesus (a voz que ele ouvira antes). Paulo foi obediente a tal visão e permaneceu em Corinto “um ano e seis meses, ensinando a palavra de Deus entre eles” (Atos 18:11).

2. “Não temas, mas fala e não te cales”, respondeu a luta na mente de Paulo. Ele poderia prosseguir com confiança a missão sem medo. Alguém sugeriu que a visão forneceu quatro razões para Paulo não desistir da missão:
a. Primeiro, Deus ordenou especificamente quando Ele disse “fala e não te cales”.
b. Segundo, Deus o lembrou: “Eu estou contigo”. Ele deu uma revelação semelhante a Josué quando assumiu a liderança de Israel após a morte de Moisés: “Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida. Como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei.. … Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares”. (Josué 1:5, 9) Se Deus estivava com ele, Paulo poderia realizar tudo o que Deus pretendia.
1) No final do seu ministério, Paulo escreveu – 2 Timóteo 4:17-18 – “Mas o Senhor esteve ao meu lado e me fortaleceu, para que por mim fosse cumprida a pregação, e a ouvissem todos os gentios; e fiquei livre da boca do leão, E o Senhor me livrará de toda má obra, e me levará salvo para o seu reino celestial; a quem seja glória para todo o sempre. Amém!”. Deus nos dá a mesma garantia. Ele não nos abandonará.
c. Terceiro, Deus prometeu a Paulo que “ninguém te acometerá para te fazer mal”. Isso deve ter sido uma coisa muito boa de se ouvir! A proteção de Deus libertou Paulo para se concentrar no aspecto espiritual de seu trabalho. Jesus nos diz: “Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas? Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura? E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam; contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé? Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir? (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso. Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. (Mateus 6:25-33)
d. Finalmente, Jesus diz a Paulo, “pois tenho muito povo nesta cidade” (Atos 18:10). Havia mais frutos para gerar. Isso aponta para o fato de que não era o trabalho de Paulo, mas de Jesus. Ele era o único que poderia mudar corações e dar nova vida a almas mortas.

3. Jesus queria que Paulo visse algo que muitas vezes falhamos em ver.
a. Ele quer que nós vejamos almas. Para nossos propósitos, somos lembrados de que são as pessoas que precisam do evangelho. São aqueles que ainda estão em seus pecados que devem “invocar o nome do Senhor”. “Como pois invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue?” (Romanos 10:14). É ver almas, pessoas perdidas que precisam do evangelho salvador de Cristo que nos motiva a continuar procurando oportunidades de abrir nossas bocas e “continuar falando e não permanecer em silêncio” (v. 9).
b. Ele quer que nós vejamos Seu poder. Deus estava trabalhando, mesmo naquelas circunstâncias desanimadoras. O escritor hebreu nos assegura que a palavra de Deus é “viva e eficaz” (Hebreus 4:12). Tiago nos assegura que a oração de uma pessoa justa “tem grande poder” (Tiago 5:16). Nós só precisamos abrir nossos olhos e ver como a presença de Deus e a garantia de tal poder podem mudar tudo. Não temos motivos para ter medo.

Conclusão: Paulo permaneceu na tarefa de pregar e ensinar por um ano e meio (v. 11), talvez até mais (v.18). Ele não seria facilmente desencorajado ou dissuadido de seu trabalho de procurar os perdidos. Como precisamos de tal espírito de determinação. Buscar o perdido e orar por portas de oportunidade é trabalho duro, trabalho que pode ser preenchido com frustrações. Mas devemos permanecer na tarefa. Não podemos nos dar ao luxo de nos desesperar ou desistir porque não vemos frutos. Vamos ter resistência para a missão. Não “desanimemos em fazer o bem” (Gálatas 6:9), mas permaneçamos “firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor” (1 Coríntios 15:58). Deus promete que nosso trabalho não será em vão.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem