Como se Tornar um Pregador Melhor
Em uma sociedade cada vez mais descrente e biblicamente analfabeta, a pregação é a única educação bíblica que muitos já receberam.

A pregação também é um fator primordial na decisão de muitos recém-chegados sobre retornar ou não para uma segunda visita a igreja.

Como resultado, a qualidade de seus sermões é importante tanto para o crescimento espiritual de sua congregação quanto para a capacidade da sua igreja de se tornar um lar espiritual para aqueles que o procuram.

Isso parece muita pressão, especialmente quando a pregação é apenas uma parte do trabalho. Felizmente, é possível melhorar e crescer no seu ofício.

Considere estas sete sugestões ao preparar seu próximo sermão para ajudá-lo a se tornar um pregador melhor.

1. Leia a Escritura e Ore

Leia as Escrituras e ore regularmente e com frequência - não para a sua congregação, mas para o seu próprio bem.

Leia as Escrituras e ore para que você conheça melhor a Deus - e assim você se sente confortável com o fato de que Deus o conhece ainda mais.

Leia as Escrituras e ore fora da preparação do sermão e dos estudos bíblicos em grupo - pela alegria da revelação pessoal e da descoberta.

Leia as Escrituras e ore para que sua alma repouse no conhecimento do amor de Deus por você.

E se você preferir ouvir as Escrituras, reescreva uma passagem, peça a alguém que leia em voz alta para você, ou de outra forma mergulhe nas palavras, faça. Qualquer envolvimento que facilite sua conexão com o texto e com Deus vale a pena.

2. Pregue Com Empatia

Quem são as pessoas que te ouvem? Quais são os seus desafios para crer e viver o Evangelho?

Todo mundo sabe que eles deveriam amar o próximo. Mas para alguns ouvintes, certos próximos podem ser mais difíceis de amar do que outros.
  • De onde vem essa relutância?
  • Quais experiências os influenciaram?
  • Se os ouvintes tivessem uma mudança de coração, que preço poderiam pagar? Isto é, se eles vierem a amar alguém que a família continua a menosprezar, poderia custar seus relacionamentos viver o Evangelho?
Quanto mais entendermos as barreiras entre nossos ouvintes e a liberdade que Cristo oferece, melhor poderemos pregar mensagens que tratem autenticamente dos medos, preocupações, hesitações e resistência de nossos ouvintes.

3. Acredite no Que Você Prega

Ai ou Uau! Ou ambos.

Em algum momento, quando preparamos cada sermão, espero que digamos uma ou ambas as coisas.

"Ai" porque descobrimos que não estamos vivendo de acordo com o Evangelho, então sentimos remorso e pedimos perdão a Deus.

Ou "Uau!" porque aprendemos algo novo sobre o ser de Deus, ou descobrimos a alegria de sermos perdoados.

Em algum momento durante a nossa preparação, o Evangelho fala, convence, liberta ou nos ilumina.

Isso é o que nos permite levar a Boa Nova ao nosso povo com integridade: acreditamos na Boa Nova, e esperamos que eles também o façam.

4. Ore Pela Humildade Para Aprender

Avaliar nossos sermões é uma tarefa difícil.

Um sermão não é apenas um meio criativo, é algo em que acreditamos com todo o nosso coração. É profundamente pessoal, então pode nos deixar “corados” quando aprendemos que nossas intenções de oferecer um grande sermão não foram cumpridas no próprio sermão!

No entanto, se não olharmos para os nossos sermões com um olhar crítico, ou recebermos o feedback crítico de um membro ou colega de confiança, apenas repetiremos o que sabemos - bom e ruim - sem melhorar o nosso ofício.

A humildade é necessária para aprender. Podemos orar pela humildade de usar a identidade de "aprendiz" em vez de "Grande pregador".

Pela graça de Deus, podemos ver cada fraqueza, erro ou falha como uma oportunidade para aprender, como um convite para comunicar o Evangelho de maneira mais eficaz.

5. Ouça, Leia e Escreva

Ouça os sermões oferecidos por alguém que não seja você ou sua equipe do clero.

Muitos sites oferecem sermões on-line todas as semanas. Muitos pregadores agora enviam seus sermões para o Youtube. Acessar arquivos de áudio ou vídeo é fácil na era da internet.

Ou, escolha um pregador cujo estilo você admira e estude-o como um artista estuda Pablo Picasso ou Mary Cassatt. Ouça ou veja seus sermões. Leia as transcrições, se disponíveis. Preste atenção às nuances de como eles usam a linguagem, quando aumentam ou diminuem sua voz, como usam pausas.

Ler. Leia literatura, poesia e contos. Leia livros sobre a escrita. Quanto mais você lê, mais os recursos literários de excelente escrita entrarão em seus ossos. Você incorporará mais naturalmente o ritmo, as imagens e as estratégias retóricas dos grandes escritores em seus próprios sermões.

Escrever. Quer melhorar sua escrita? Então escreva. Escreva por apenas cinco minutos regularmente e veja os resultados acumulados ao longo do tempo. Escolha uma técnica de escrita para aplicar conscientemente em seu próximo sermão e veja como ela melhora.

6. Acredite no Seu Chamado

Mais importante de tudo, acredite no seu chamado.

Deus lhe chamou para pregar, e esse chamado foi confirmado por sua denominação e congregação.

Confie que Deus lhe dará tantas mensagens quantas pregações você pregar. A mensagem que você tem é importante e precisamos ouvi-la.

Conheça as ferramentas e técnicas para se tornar um exímio pregador e um orador eficaz, e saiba como preparar sermões e pregar a Bíblia.

Esse curso é oferecido pela Universidade da Bíblia que conta com mais de 20 mil alunos já matriculados, e agora está oferecendo esse curso prático para a formação de Pregadores. Fale com segurança e pregue a Palavra de Deus com poder, unção e graça!

Clicando no link abaixo você conhecerá em detalhes o Curso Completo Para Pregadores, o material incluso e as condições de pagamento.

Clique e Saiba Mais!  CONHEÇA O CURSO AQUI