O Consolador Chegou

O Consolador Chegou
O Sermão em uma Sentença: Jesus prometeu a presença e o poder do Espírito para capacitar todos nós a viver e testemunhar dEle.

O Propósito do Sermão: Ver pessoas cheias do Espírito e testemunhando.

Os Textos: João 14.12-20; 16.7; Atos 1.8.

Introdução

1. O Cristianismo está enraizado em quatro grandes eventos.
a. O Natal sinaliza a entrada pessoal de Deus na vida humana através do nascimento de Seu Filho.
b. A Sexta-feira da Paixão sinaliza a obra de revelação, reconciliação e redenção estabelecidas no sacrifício da morte de Jesus.
c. A Páscoa sinaliza a vitória de Deus, através de Jesus Cristo, sobre os poderes do pecado e da morte pela Sua ressurreição.
d. O Pentecostes sinaliza a capacitação do povo de Deus com o mesmo poder que estava em Cristo através do Espírito Santo.
2. O Pentecostes nos fala da “vinda do Espírito Santo sobre a igreja”...

O Consolador/Conselheiro chegou!

I. Primeiramente, vamos Considerar a Promessa do Espírito.

A. Em diversas ocasiões, Jesus falou sobre esta promessa.

1. Jesus prometeu que todos que cressem nEle receberiam o Espírito como um rio de água viva na sua vida (João 7.37-39).
2. Jesus disse aos discípulos que Ele em breve estaria partindo desta terra, mas que Ele iria enviar outro Consolador, o Espírito Santo, para substituí-Lo (João 14.16- 17 e 16.7).
3. Antes da ascensão ao céu, Jesus disse aos discípulos para esperarem em Jerusalém até que eles recebessem o dom prometido do Espírito (Atos 1.4-5).

B. No Pentecostes, Jesus cumpriu a promessa (Atos 2.1-4).

C. Mais tarde do mesmo dia, sob a unção do Espírito, Pedro declarou ao grupo de pessoas que testemunhou este evento que a promessa do Espírito era para todo mundo (Atos 2.38-39).

1. A promessa de “perdão dos pecados” e “o dom do Espírito Santo” não era somente para eles. Alcança-nos hoje.

II. Segundo, vamos Considerar a Presença do Espírito Santo.

A. A primeira característica da presença do Espírito Santo é encontrada em João 14.16-18. Aqui, Jesus promete que o Consolador estaria conosco para sempre.

1. Ele prometeu que Ele não nos deixaria só como um órfão (v. 18).
2. Jesus estava dizendo aos discípulos, “Eu não estou abandonando você, não, não... Eu tenho um plano à longo prazo. Eu estou partindo, para que o Espírito Santo possa vir. Você não será desapontado.
3. Ele também estava dizendo que isto não era um passo para trás (João 16.7).
a. Isso é parte do plano principal, então a mensagem de Boas Novas pode se espalhar aos confins da terra!
b. Ele queria que eles reconhecessem que era melhor para Ele partir. Se Ele ficasse, o ministério estaria em um só lugar.
c. Se Jesus permanecesse na carne, na terra, seria impossível para Ele comunicar com Seus discípulos igualmente todo o tempo e em todo lugar.

B. A segunda característica da presença do Espírito Santo se encontra em João 14.17. Jesus prometeu que o Espírito Santo não estaria somente conosco, mas também em nós.

1. Que maravilha de promessa. Que Deus, o Espírito Santo, virá morar dentro de nós e nos dar uma experiência real e inegável da Sua presença que irá confirmar para nós que Cristo está em nós (João 14.20).

III. Terceiro, vamos Considerar o Poder do Espírito.

A. Jesus disse que quando o Espírito Santo vem sobre alguém, esta pessoa é cheia com poder para testemunhar (Atos 1.8).

1. Ele queria que entendessem que a vinda do “Consolador” iria equipá-los para um ministério mais amplo e mais poderoso (João 14.12).
2. Quando o Espírito viesse, Ele encheria os discípulos com tanto poder que seu ministério teria um impacto até bem mais amplo do que Seu próprio ministério, que estava limitado à nação de Israel.

B. O Espírito é um Espírito que testifica e quando Ele enche alguém com Seu poder, Ele assim faz para que esta pessoa possa ser equipada para ser uma testemunha poderosa de Cristo (João 15.26-27).

C. Hoje, como vemos no livro de Atos, o Poder do Espírito nos guiará, nos dará a habilidade de viver vidas santas e para compartilhar nossa fé com eficácia na medida em que servimos o Senhor diariamente.

Conclusão e Apelo

Se você crer que a promessa do Espírito é para você, e você quer ser cheio da Presença e do poder do Espírito Santo para ser uma testemunha eficaz de Cristo, então eu lhe convido a vir e receber o dom do Espírito Santo na sua vida.

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!


Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

O Consolador Chegou O Consolador Chegou Reviewed by Aldenir Araujo on março 18, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Tecnologia do Blogger.