A Doutrina Bíblica do Céu

A Doutrina Bíblica do Céu
Proposição: O céu é um lugar onde não existe o mal, onde os justos habitarão eternamente, e onde Deus e Cristo estão.

Objetivos: Neste sermão, o ouvinte deve perceber a importância de estar com Deus eternamente, viver uma vida reta e evitar o mal.

Alvo: Motivar cada membro a viver uma vida fiel, de modo a alcançar o alvo; o céu.

Introdução:

1. Leia: João 14:2-3 “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também”.
2. Sobre o texto:
a. Jesus estava conversando com seus discípulos sobre sua partida.
b. Os apóstolos estavam preocupados com a sua partida.
c. Então, ele os tranquiliza com essas palavras.
d. Estas palavras são também uma grande garantia para todos os que se tornariam discípulos do Senhor.
e. São as palavras de supremo conforto para o cristão saber que um dia ele estará com seu Senhor.
f. O que é este lugar que Jesus preparou? Céu!

Discussão: O céu é um lugar onde…

I. Nenhum mal haverá

1. Os iníquos não estarão no céu - Mateus 13:49 "Assim será no fim do mundo: sairão os anjos, e separarão os maus dentre os justos"

2. Não haverá morte no céu - Lucas 20:34-36 “Respondeu-lhes Jesus: Os filhos deste mundo casaram-se e dão-se em casamento; mas os que são julgados dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, nem se casam nem se dão em casamento; porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição”.

3. Não haverá tristeza no céu - Apocalipse 21:1-4 “E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar já não existe. E vi a santa Cidade, a nova Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, adereçada como uma noiva ataviada para o seu noivo. E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles. Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas”.

4. Não haverá pecado no céu - Apocalipse 21:27 “E não entrará nela coisa alguma impura, nem o que pratica abominação ou mentira; mas somente os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro"

5. Não haverá maldição no céu - Apocalipse 22:3 “Ali não haverá jamais maldição. Nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão”.

6. Por quê? Não há influência corruptora no céu.
a. Os tesouros celestiais durarão eternamente, pois não há nada para corrompê-los lá - Mateus 6:20 “mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam”
b. Nenhum mal pode estar no céu porque o céu é incorruptível e imaculado - 1 Pedro 1:3-4 “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, reservada nos céus para vós”.

II. Os justos habitarão eternamente em alegria

1. A justiça habita no céu - 2 Pedro 3:13-14 “Nós, porém, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e uma nova terra, nos quais habita a justiça. Pelo que, amados, como estais aguardando estas coisas, procurai diligentemente que por ele sejais achados imaculados e irrepreensível em paz”.

2. Os justos irão para a vida eterna - Mateus 25:34, 46 “Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. . .. E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna”.

3. A plenitude da alegria está na presença de Deus - Salmo 16:11 “Tu me farás conhecer a vereda da vida; na tua presença há plenitude de alegria; à tua mão direita há delícias perpetuamente”.

4. Os que seguem a Jesus são os justos - João 10:27-28 “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem; eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão”.

5. Portanto, sabemos que temos a vida eterna se formos justos - 2 Coríntios 5:1 “Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus"

6. Os justos são servos de Deus - Apocalipse 22:1-5 “E mostrou-me o rio da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, e de ambos os lados do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a cura das nações. Ali não haverá jamais maldição. Nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão, e verão a sua face; e nas suas frontes estará o seu nome. E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de luz de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumiará; e reinarão pelos séculos dos séculos”.
O céu é um lugar onde…

III. Deus e Cristo estão

1. Deus habita no céu.
a. É a morada dele - Salmos 11:4 “O Senhor está no seu santo templo, o trono do Senhor está nos céus...”
b. É o seu santuário - Salmo 102:19 “Pois olhou do alto do seu santuário; dos céus olhou o Senhor para a terra”
c. É um lugar alto e sagrado, onde ele pode viver a eternidade - Isaías 57:15 “Porque assim diz o Alto e o Excelso, que habita na eternidade e cujo nome é santo: Num alto e santo lugar habito, e também com o contrito e humilde de espírito, para vivificar o espírito dos humildes, e para vivificar o coração dos contritos”
d. Reconhecemos a sua morada em oração - Mateus 6:9 “Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome”
e. Jesus está com Deus no céu - Hebreus 8:1 “Ora, do que estamos dizendo, o ponto principal é este: Temos um sumo sacerdote tal, que se assentou nos céus à direita do trono da Majestade”
f. Tanto o Pai como o Filho estão juntos no céu - Apocalipse 21:22-25 “Nela não vi santuário, porque o seu santuário é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro. A cidade não necessita nem do sol, nem da lua, para que nela resplandeçam, porém, a glória de Deus a tem alumiado, e o Cordeiro é a sua lâmpada. As nações andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória. As suas portas não se fecharão de dia, e noite ali não haverá”.

2. Podemos estar com Deus e com Cristo no céu.
a. Devemos servir e seguir a Cristo - João 12:26 “Se alguém me quiser servir, siga-me; e onde eu estiver, ali estará também o meu servo; se alguém me servir, o Pai o honrará”.
b. Devemos estar unidos em Cristo - João 17:22-24 “E eu lhes dei a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um; eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, a fim de que o mundo conheça que tu me enviaste, e que os amaste a eles, assim como me amaste a mim. Pai, desejo que onde eu estou, estejam comigo também aqueles que me tens dado, para verem a minha glória, a qual me deste; pois que me amaste antes da fundação do mundo”.
c. Estaremos com ele em glória - Colossenses 3:4 “Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória”
d. Estaremos com ele na ressurreição - 1 Tessalonicenses 4:17 “Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor"
e. Os fiéis buscam uma pátria celestial - Hebreus 11:14-16 “Ora, os que tais coisas dizem, mostram que estão buscando uma pátria. E se, na verdade, se lembrassem daquela donde haviam saído, teriam oportunidade de voltar. Mas agora desejam uma pátria melhor, isto é, a celestial. Pelo que também Deus não se envergonha deles, de ser chamado seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade”.
f. Os filhos de Deus serão como Cristo - 1 João 3:2 “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é, o veremos”.

Conclusão:

1. O céu é a morada dos justos.
2. Devemos estar em comunhão com Deus para ir até lá.
3. Nenhum mal pode entrar no céu.
4. Portanto, vivamos de maneira digna de obter essa entrada para a vida eterna.
5. Convite

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem