Aprendendo a Verdade

Aprendendo a Verdade
"Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça" (2 Timóteo 3:16).

A Escritura é um manual da verdade divina.

Este mês consideramos muitos benefícios das Escrituras. Segundo Timóteo 3:16 enumera mais quatro benefícios que serão o foco de nossos estudos quando concluiremos este mês: ensinar a verdade, repreender o pecado e o erro, corrigir o comportamento e instruir em justiça.

Nós abordamos cada um desses, até certo ponto, em nossos estudos anteriores, mas eles garantem uma discussão adicional desse versículo, que é a declaração mais concisa das Escrituras sobre seu próprio poder e propósito.

Primeiro, a Bíblia é proveitosa para o ensino. A palavra grega traduzida como "ensino" refere-se mais ao conteúdo do que ao processo de ensino. A Escritura é o manual de Deus da verdade divina para modelar nossos pensamentos e ações.

Como crente, você tem a capacidade de entender e responder às Escrituras. Isso porque o Espírito Santo habita em você e transmite discernimento espiritual, sabedoria e compreensão (1 João 2:27). Você tem "a mente de Cristo" (1 Coríntios 2:16).

Mas ter a capacidade de entender a verdade espiritual não garante que você exercita essa habilidade. Deus disse aos israelitas através do profeta Oséias: "Meu povo é destruído por falta de conhecimento" (4:6). Sua verdade estava disponível para eles, mas eles ignoraram e viveram em desobediência.

Ouvi dizer que muitas pessoas lamentavam que poderiam ter evitado muita dor se apenas conhecessem a Bíblia mais completamente - se elas tivessem reservado tempo para aprender o que Deus esperava delas em uma situação particular. Talvez você tenha se sentido assim. A melhor maneira de evitar cometer esse erro no futuro é saturar fielmente com oração, paciência e por completo sua mente com a verdade bíblica, e disciplinar-se para viver de acordo com seus princípios.
Esse é o desafio para toda a vida, mas é a única maneira de se beneficiar com o ensino bíblico e evitar angustias desnecessárias.

Eu oro para que você seja encorajado hoje enquanto estuda a Palavra de Deus e aplica-a diligentemente a sua vida.

Peça a Deus para usar as circunstâncias que você enfrenta hoje para atraí-lo para mais perto de Ele e motivá-lo a cavar mais fundo em Sua Palavra.

Leia Êxodo 24:1-8.

Qual foi a resposta dos israelitas à Palavra de Deus?

Qual é a sua resposta a Palavra de Deus?

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!