Um Chamado a Resiliência e a Dependência

Um chamado a resiliência e a dependência
Texto: Ageu 2:1-9

Introdução: Em nosso texto de hoje encontramos uma introdução semelhante à do capítulo um. Havia se passado cerca de um mês desde que o Senhor despertou o povo e o trabalho começou sério no templo. O Senhor fala novamente para o povo durante a festa anual dos tabernáculos, uma festa onde as pessoas habitavam em tendas temporárias, comemorando a fidelidade de Deus durante a peregrinação no deserto. Era também um momento de celebração e agradecimento pela colheita do outono.

Nós não temos nenhuma maneira de saber quanto trabalho tinha sido realizado no templo no espaço de um mês, mas é bastante provável que tinha sido realizado o bastante para perceber. Provavelmente o suficiente havia sido feito para dar às pessoas uma ideia geral de como seria o templo, uma vez que fosse concluído. Foi durante este tempo de empenho e esforço que o desânimo começou a tomar conta de algumas pessoas. O foco foi desviado do Senhor para a difícil tarefa que tinham pela frente. Oferecendo uma palavra do Senhor, Ageu desafiou-os a se concentrar em Deus, em vez de serem apanhados pelo desânimo e perderem a fé.

Não há dúvida, nós também enfrentamos uma tarefa difícil. Na verdade, nós somos responsáveis de realizar mais do que podemos fazer sozinhos. Se nos concentrarmos apenas na tarefa à frente, descansar no número de pessoas necessárias e os recursos necessários, vamos ficar desencorajados também. Nós nunca iremos realizar a obra do Senhor em nossas habilidades, mas por meio dele podemos. Vamos examinar as diretivas que Ageu oferece à medida que pensamos sobre o desafio: Um chamado a resiliência e a dependência.

I. Um chamado a resiliência. v. 1-4

- Embora o desânimo começava a tomar conta, o povo precisava encontrar uma maneira de superar e continuar o trabalho. Observe:

A. A consideração. V. 2-3 “Fala agora ao governador de Judá, Zorobabel, filho de Sealtiel, e ao sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, e ao resto do povo, dizendo: Quem há entre vós, dos sobreviventes, que viu esta casa na sua primeira glória? Em que estado a vedes agora? Não é como nada em vossos olhos? ”. Aparentemente, havia aqueles que tinham idade suficiente para lembrar do templo de Salomão. Era um grande espetáculo, o orgulho de todo o Israel. Aqueles que se lembravam tinham ficado desanimado com os meios escassos do novo templo e foram semear a discórdia. Em suas mentes era um esforço inútil. Este nunca poderia se comparar e viram pouco valor na progressão. Em essência, eles optaram por viver no passado, e se recusavam a abraçar o trabalho necessário para o futuro.

- Nós também enfrentamos a mesma consideração. Muitos de nós se lembra dos dias gloriosos do passado. Lembramo-nos de um momento em que assistência aos cultos era massiva, os visitantes eram comuns, e as coisas funcionavam como um relógio. Agora os nossos batistérios estão secos, as pessoas não estão aparecendo como antes, e muitos consideram a igreja obsoleta e irrelevante. Agora, podemos viver no passado, de mau humor no nosso desânimo, ou podemos enfrentar os desafios e avançar no trabalho.

- Aqueles dias se foram, e eu não acredito que eles estão voltando. Nunca devemos mudar a nossa mensagem, mas podemos ter que procurar novos métodos. Igrejas que continuam a argumentar: "Nós nunca fizemos isso dessa forma antes", terão uma morte lenta. Temos de encontrar novas maneiras de envolver a nossa cultura e comunicar a mensagem do Evangelho. Nós não estamos construindo um templo físico, mas somos chamados a continuar a construir e expandir o espiritual!

B. A expectativa. V. 4a “Ora, pois, esforça-te, Zorobabel, diz o Senhor, e esforça-te, sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, e esforçai-vos, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai...”. Ageu revela a profunda expectativa que Deus tinha para o Seu povo. Ele esperava que eles permanecessem resilientes no trabalho. Eles foram desafiados a serem fortes enquanto trabalhavam. Deus simplesmente queria que eles fossem diligentes em seus esforços, mantendo-se fieis à obra que Ele lhes tinha dado.

- Eu sei que isto é uma verdade teológica profunda, e difícil de entender, mas Deus quer que o Seu povo se mantenha ocupado. Analisamos a situação por muito tempo. Estamos bem conscientes dos problemas que enfrentamos e as dificuldades envolvidas no cumprimento da nossa vocação, mas isso não nos liberta de nossas obrigações. É tempo da igreja de Cristo se levantar e começar ocupado! (Note que esta expectativa não foi reservada para o governador e o sumo sacerdote, incluía todos os povos da terra. Ninguém estava isento dessa expectativa. As coisas não mudaram! Todos nós somos responsáveis ​​pelo trabalho).

C. A confirmação. V. 4b “...porque eu sou convosco, diz o Senhor dos exércitos”. Ageu nunca disse que a tarefa seria simples ou fácil. Ele nunca disse a eles que não exigiria empenho e grande esforço. Ele retransmitiu que o Senhor prometeu estar com eles. O que mais eles poderiam pedir ou precisar? Se Deus estava no meio deles, Ele equipara-os para cumprir a tarefa à frente.

- Podemos olhar em volta hoje e considerar aqueles que outrora estavam com a gente, mas não estão mais aqui. Alguns foram chamados ao lar celestial, outros encontraram outras igrejas, e alguns simplesmente desistiram. Muitos deles tiveram papéis de destaque dentro da igreja. É fácil pensar que nunca seremos capazes de continuar sem eles. Deus prometeu nunca nos deixar nem nos abandonar. Ele permanece no meio da Sua Igreja. Se Deus é conosco, temos tudo o que precisamos para ser produtivos. Isso não nos dá um passe para o ministério, mas eu me recuso a acreditar que Deus não equipou os crentes que estão aqui para realizar a obra que Ele nos deu para fazer!

II. Um chamado a dependência. V. 5-9

- Junto com o chamado para a resiliência, um chamado para permanecer firmes na obra, Deus estendeu o chamado para confiar nele para satisfazer as suas necessidades. O mesmo é verdadeiro para nós. Podemos confiar no Senhor. Vamos considerar os atributos que podemos confiar.

A. A Provisão. V. 5 “segundo o pacto que fiz convosco, quando saístes do Egito, e o meu Espírito habita no meio de vós; não temais”. Deus fez um pacto com Israel, quando os levava para fora do Egito. Ele havia cumprido as suas necessidades no deserto. Ele os havia levado para a terra prometida. Inclusive ele tinha sustentado este remanescente no cativeiro babilônico. Deus nunca falhou, e Ele queria que eles entendessem que Ele não ia abandoná-los agora. Não havia necessidade de temer!

- Nós também podemos descansar nesta mesma provisão. A nossa relação com o Senhor está em um nível muito diferente do que a de Israel, mas podemos reivindicar essa promessa. Jesus comprou a nossa redenção na cruz. Ele ressuscitou dos mortos. Ele enviou Seu Espírito para habitar nos crentes como o corpo de Cristo. A igreja tem enfrentado muitos vales escuros. Houve épocas de intensa perseguição, mas ainda estamos aqui. Podemos descansar na providencia de Cristo, mesmo nestes dias difíceis. Estamos seguros nEle!

B. O Poder. V. 6-7a “Pois assim diz o Senhor dos exércitos; ainda uma vez, daqui a pouco, e abalarei os céus e a terra, o mar e a terra seca. Abalarei todas as nações...”. Deus fala-lhes de eventos ainda por vir, e ao fazê-lo, ele revela seu grande poder onipotente. Estes eventos terão lugar nos últimos dias, durante o fim dos tempos, quando o grande poder de Deus será revelado para todo o mundo testemunhar.

- Há muito que podemos discutir aqui, mas a premissa é: servimos Aquele que possui autoridade absoluta e poder. Certamente aquele que tem a capacidade de agitar toda a criação tem a capacidade de trabalhar em nossas vidas e atender às nossas necessidades! Ele pode mover montanhas. Ele pode usar menino para matar gigantes. Ele pode acalmar a fúria dos mares e chamar os mortos a vida novamente. Ele pode tomar um coração de pedra e amolece-lo na salvação. O que possivelmente poderíamos enfrentar que ele não pode lidar?

C. A promessa. V. 7b “e as coisas preciosas de todas as nações virão”. Aqui, Deus faz referência à vinda de Cristo. Estes judeus do Antigo Testamento não viveriam para ver seu primeiro advento, mas Deus cumpriu a sua palavra. O filho da promessa que veio para tirar o pecado do mundo e oferecer a si mesmo como expiação substitutiva pelo pecado. Ele se levantou da sepultura e subiu de volta ao Pai, onde ele agora faz intercessão pela igreja. Ele ainda está trabalhando e ativo hoje. Um dia, no futuro, de acordo com o calendário de Deus, Ele virá novamente em grande poder e glória!

- O nosso mundo não deseja Ele hoje, mas um dia eles vão deseja-lo. Ele irá retornar e estabelecer seu reino aqui na terra. Isto traz grande alegria ao meu coração, mesmo que nós vivemos em uma época onde a maioria nega e rejeita o Senhor. Ele cumpriu todas as profecias a respeito de Seu primeiro advento, e Sua segunda vinda não será diferente. Certamente podemos confiar em alguém como ele. Este mundo pode continuar a trabalhar contra nós, trazendo perseguição e obstáculos, mas estamos seguros em Cristo. Não temos nada a temer! Um dia, a trombeta de Deus soará e nós seremos chamados para fora deste mundo para encontrar o Senhor no ar. Ele permanece no controle e é capaz de prover para a igreja!

D. A presença. V. 7c “...e encherei de glória esta casa, diz o Senhor dos exércitos”. Isto deve ter sido particularmente encorajador para eles. Deus prometeu que o trabalho deles não seria em vão. Ele iria encher o templo que estavam construindo com a sua presença. Eles iriam experimentá-Lo no Seu Filho.

- As coisas são muito diferentes em nossos dias, mas também podemos experimentar a presença de Deus em nosso meio. Ele não habita dentro do templo como antes. Ele agora reside dentro de Seu povo. Os crentes são o templo em que Ele habita. Somos cheios do Espírito na salvação, mas precisamos ser preenchidos diariamente com o Espírito Santo para realizar a obra que Ele nos chamou para fazer. Nós não vamos conseguir nada sem ele, mas por Ele podemos fazer todas as coisas. Não consigo pensar em nada mais necessário para a igreja do que um novo enchimento do Espírito. Sua presença entre nós, de uma forma real e poderosa, vai fazer uma enorme diferença!

E. As posses. v. 8 “Minha é a prata, e meu é o ouro, diz o Senhor dos exércitos”. Tenha em mente, eles tinham retornado recentemente do cativeiro na Babilônia. Seus recursos teriam sido muito limitados. A reconstrução do templo teria sido um empreendimento caro. Deus lembrou-lhes para não se preocupar. Ele só queria que eles fossem fiéis ao trabalho. Ele tinha todos os recursos necessários, e ele estava disposto a fornecer o que eles precisavam para terminar a tarefa.

- Nos faria bem relembrar disso também. Sei que é preciso dinheiro para operar. Expandir nossas instalações e os ministérios requer fundos. Temos experimentado tempos econômicos difíceis nos últimos anos. O dinheiro pode ser apertado dentro do orçamento. Precisamos reconhecer que Deus é dono de tudo. Se Ele está nisso, ele irá prover. Se estamos certos de que Deus nos levou em uma direção particular, temos de ir pela fé, confiando Nele para fornecer os recursos necessários. O nosso Deus não está falido. Ele irá fornecer para as necessidades que temos quando nos rendemos a seguir Sua direção!

F. A paz. V. 9 “A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos exércitos; e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos exércitos”. Deus queria que aqueles que estavam desencorajados e duvidosos voltassem a crer. Isso também fala de um tempo futuro. A maioria concorda que este texto fala do tempo em que Cristo voltará à terra e habitará entre o Seu povo, dando início em perfeita paz. O foco é que Deus não havia abandonado Seu povo. Apesar de terem sofrido uma temporada de cativeiro, a paz reinaria novamente. Onde a presença de Deus está, existe paz!

- O ministério de servir ao Senhor pode ser difícil. A nossa sociedade tem experimentado mudanças radicais nos últimos anos. As coisas vão continuar a agravar-se, mas não estamos sem esperança. Na verdade, podemos nos alegrar, mesmo no meio de provações e adversidades. Nós desfrutamos da paz que vem do Senhor. Nós não temos nenhuma maneira de saber o que seremos forçados a enfrentar no futuro. Provavelmente vai ficar muito pior em nossa vida, mas há paz de cima. Independentemente do que acontecer nesta vida, ou como o mundo muda à nossa volta, estamos seguros em Cristo. Ele irá suprir todas as necessidades da igreja. Não há nenhuma razão ficarmos desesperados.

Conclusão: Estes versos são oportunos para a nossa congregação. Há muito a ser feito, mas podemos realizar o que o Senhor deseja por meio dele. Não há dúvida de que precisamos Dele todos os dias, mas Ele proverá. Se você se sente desanimado ou esmagado, busque o Senhor para receber força, sabedoria e paz. Se você ainda não respondeu ao chamado de salvação, exorto-o a fazê-lo hoje.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem