O Caminho De Caim
Texto: Gênesis 4:1-13
Introdução: O livro de Gênesis é um livro de origens. Gênesis registra o início do universo, o mundo, o sol, a lua e as estrelas, a vida animal, vida vegetal e a vida humana, juntamente com muitas outras coisas importantes.

Nos primeiros onze capítulos do Gênesis muitas "primeiras" coisas aparecem. O primeiro homem, a primeira mulher, a primeira ordem de Deus, o primeiro casamento, o primeiro lar, o primeiro pecado, a primeira morte, o primeiro sacrifício, o primeiro culto, o primeiro assassinato, a primeira maldição, e assim por diante.

Nesta passagem, o Senhor nos dá um vislumbre dentro da primeira família do mundo. Caim e Abel, filhos de Adão e Eva, são o foco dos versos diante de nós hoje.

Esse versículo descreve a vida de Caim perfeitamente. Ele também descreve a vida de todos os que vivem, não pela fé, mas que andam segundo a carne. É um estilo de vida que a Bíblia chama de "o caminho de Caim", Judas 11.

A passagem que vamos estudar hoje revela as características de todos aqueles que se recusam a viver a vida de acordo com a Palavra e a vontade de Deus.

Vamos explorar pelo caminho de Caim por alguns momentos hoje. Permitam-me recordar, a partir deste texto, as características daqueles que estão andando nesse caminho.

I. Caracterizado por um coração de incredulidade. V. 1-5

II. Caracterizado por um coração impenitente. V. 7-5b

III. Caracterizado por um coração ímpio. V. 8-10


Conclusão: Os versículos 11-13 crônica o resto da trágica história de Caim. Caim é punido por Deus. O chão é amaldiçoado por ele. Para um fazendeiro isso seria devastador. Deus está dizendo: "Seu pecado tem envenenado a terra contra você. Não importa onde você vá ou o quão duro você trabalhe, a terra que engoliu o sangue de teu irmão vai ficar como testemunho contra você e não vai honrar o seu trabalho com frutos. Além disso, você vai ser um fugitivo e vagabundo pelo resto de seus dias".