Série: Marcas de Um Cristão: Humildade

Série: Marcas de Um Cristão: Humildade
Texto: Lucas 14:7-11
Introdução: Ao longo das últimas semanas, temos observado algumas das marcas ou identificando as características de um cristão. Paulo carregava as marcas físicas de Cristo em seu próprio corpo, que o identificava com o testemunho de Cristo. No entanto, os crentes devem ter algumas marcas espirituais, que os identificam também. Hoje à noite vamos considerar a marca da humildade. Antes de Cristo vir ao mundo, a pior coisa que poderia ser dito sobre um homem é que ele era humilde. Isto era considerado como sendo uma qualidade de um escravo, não um homem livre. Cristo veio ensinar um novo conceito. O caminho para cima é para baixo. Para serem exaltados, os homens devem se humilhar. Ele ilustrou este princípio durante toda sua vida e ministério. Uma das características deste mundo hoje é o egoísmo e poucos são verdadeiramente humildes. Hoje, os homens podem falar por horas sobre si mesmos e são sempre os heróis de suas próprias histórias. Nunca dizem sobre os momentos em que eles falharam. Um jogador de bola fala sobre seus gols e dribles espetaculares, mas você não ouve sobre as falhas, erros e fracassos. Esta atitude também é encontrada dentro da igreja local e seus membros.[post_ad]Muito se fala sobre o que as pessoas fazem para o Senhor, mas pouco se fala do que Deus faz por elas! A humildade é necessária no nosso serviço ao Senhor.

I. O significado de humildade.

A. Definição:
1. Não orgulhoso ou altivo; não arrogante ou assertivo; um espírito de respeito ou submissão.
2. É reconhecer que Deus e os outros são responsáveis pelas conquistas em minha vida.
3. Nota: 1 Coríntios 4:7
B. A humildade é uma estimativa modesta de si mesmo.
1. Nota: Romanos 12:3: "Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não tenha de si mesmo mais alto conceito do que convém..."
2. Que vai contra a filosofia deste mundo não é?
3. O mundo nos diz que devemos vender a nós mesmos se quisermos sair adiante.
4. Precisamos aprender a ser assertivos ou seremos pisados pelos demais.
5. Será que a Palavra de Deus está errada ou talvez desatualizada hoje?
6. Devemos recorrer aos caminhos do mundo para ser bem sucedido neste mundo no que fazemos?
7. Nota: entrevistas com os candidatos potenciais... pontos fortes e fracos.
8. "Se eu pudesse comprar esse homem pelo que ele vale e vendê-lo pelo que ele pensa que vale, eu poderia fazer uma fortuna!"

II. Exemplos de humildade.

A. O apóstolo Paulo.
1. Ele se vangloriou sobre uma coisa e apenas uma coisa: a Cruz de Cristo.
2. Ele certamente poderia ter se vangloriado em sua herança, e em seu serviço para Cristo.
3. Ele falou pouco sobre o que ele tinha feito por Cristo, mas muito sobre o que Cristo tinha feito por ele.
B. O Senhor Jesus Cristo.
1. Ele era a figura central no céu, mas humilhou-se e tomou sobre Si a forma de servo.
2. Na noite antes de morrer Ele ensinou seus discípulos uma tremenda lição de humildade quando ele começou a lavar os pés sujos como um servo.
3. Sua expressão máxima da humildade é vista em como "...humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz" Filipenses 2:8.

III. O que é preciso para desenvolver a humildade?

A. A atitude correta para com Deus.
1. A humildade para com Deus é muito parecida com o temor de Deus; ela começa com uma visão elevada da pessoa de Deus.
2. Quando podemos ver Deus em Sua majestade, grandiosidade e santidade, nos humilhamos diante dEle.
3. Em todas as ocasiões nas Escrituras em que o homem teve o privilégio de ver Deus em Sua glória, o resultado é a humildade.
4. Nós não podemos começar a experimentar a humildade em qualquer outro relacionamento até que experimentemos a humildade em nossa atitude para com Deus.
5. Um jovem que conversamos na semana passada fez esta declaração sobre a sua oração por uma mulher piedosa: "eu disse, Deus não se atreva a me dar uma esposa que não vai ser fiel a mim!"
B. A atitude correta para com a Palavra de Deus.
1. Uma pessoa que é verdadeiramente humilde diante de Deus também será humilde diante da Palavra de Deus.
2. Nota: 2 Reis 22:11-13
3. Não devemos tratar a Palavra de Deus simplesmente como uma fonte de conhecimento sobre Ele.
4. Devemos reconhecer que é uma expressão de Sua vontade para nossas vidas diárias.
5. Quando buscamos as Escrituras devemos permitir que ela nos busque!
6. Se o Senhor Jesus Cristo aparecesse para nós esta noite e instruísse-nos sobre a importância de ir a todo o mundo com o evangelho que não hesitaríamos em obedecer... Se ele instruiu-nos sobre a importância de qualquer coisa, devemos obedecê-lo imediatamente ... Nós devemos perceber que Ele fala conosco esta noite, e todos os dias de nossas vidas através das palavras deste livro!
C. A atitude correta para com a graça de Deus.
1. Quando um crente é verdadeiramente humilde diante de Deus e Sua Palavra, ele também vai ser humilde sobre seus próprios dons, habilidades e realizações.
2. Ele vai perceber e agradecer que tudo o que ele é e tudo o que ele tem vem da mão de Deus.
3. Somos rápidos para citar Efésios 2:8-9 a respeito de nossa salvação dizendo que é tudo de graça, mas muitas vezes queremos reclamar algum crédito pelo que temos feito para o Senhor desde que fomos salvos!
4. Paulo declarou: "Mas, pela graça de Deus sou o que eu sou ..." 1 Coríntios 15:10ª
 
Conclusão: Nossa vida reflete essa característica de Cristo? Será que somos verdadeiramente humildes? O oposto do espírito de humildade é o espírito de orgulho. Isso não vem de Deus! Oh, como precisamos aprender a humildade! Nota: 1 Pedro 5: 5-6. Será que precisamos ir esta noite confessando diante de Deus e submetendo-se a Ele hoje?
 
Se você não é um cristão, você precisa submeter-se a Ele e receber a Sua graça hoje à noite para a salvação. Se a sua vida está cheia de orgulho e egoísmo, você precisa vir e entregar a Ele esta noite. Vamos ser honestos diante de Deus esta noite.
 
Pr. Aldenir Araújo
 
Leia também:

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!