Por que Existem Tantos Hipócritas nas Igrejas?

Por que Existem Tantos Hipócritas nas Igrejas?
Tema: Vida Cristã
Texto: Mateus 23:27-28
Introdução: Armado com câmeras escondidas, um jornalista retratou o que se passa por trás das cenas em algumas oficinas mecânicas. Foi incrível. Um mecânico não teve nenhum problema em mentir para os clientes potenciais. Eles não perdiam a linha para inventar quaisquer problemas mecânicos que não havia.

Com desculpas a qualquer um de vocês que fazem isso para ganhar a vida, a grande maioria são mentirosos e hipócritas. É difícil saber quando estão dizendo a verdade. Quando eu estava assistindo essa matéria, eu me perguntei que tipos de história iriam descobrir se eles instalassem câmeras escondidas na igreja. Qual seria o segredo revelado se eles instalassem essas câmeras para vigiar quando fiéis estivessem em seus carros, em seus trabalhos, e em suas casas?

Seria uma história e tanto, não é? Eu posso ver as manchetes agora... Os cristãos que mentem, adulteram, enganam, fofocam e etc. Seria confirmar o que muitos já acreditam - que a igreja está cheia de hipócritas. É difícil acreditar que o cristianismo é verdadeiro quando muitos de seus seguidores levam vidas tão contraditórias.

Algumas das coisas que você vai ouvir esta noite apareceram originalmente em um artigo que escrevi há algum tempo atrás. Eu não quero dar-lhe a impressão de que tudo o que eu vou dizer é novo. Em outras palavras, eu não quero ser hipócrita, enquanto eu estou falando sobre a hipocrisia.

Nós estamos cansados de pessoas dizendo uma coisa e vivendo algo que é completamente o oposto. De acordo com o dicionário, um hipócrita é "uma pessoa que finge ter crenças ou práticas que ele ou ela realmente não possui”. Usado na Bíblia, o termo vem do teatro grego antigo, onde um ator costumava interpretar dois personagens. Ao interpretar algo humorístico, ele colocava uma máscara com um rosto sorridente; quando interpretava algo trágico, ele colocava uma máscara com uma cara triste. Um bom ator poderia imitar a fala, maneirismos, e a conduta do personagem que ele era retratava. A palavra significa literalmente, "aquele que se esconde atrás de uma máscara".

Um dia quente, quando eles tinham recebidos convidados para o jantar, a mãe pediu ao filho de quatro anos de idade, chamado Johnny para orar pela refeição. Johnny não quis orar e se queixou: "Mamãe, eu não sei o que dizer!" A mãe respondeu docemente, na frente de seus convidados, "Oh, é só dizer o que você me ouviu dizer". Obediente, Johnny curvou a cabeça e murmurou, "Oh Senhor, por que eu convidei essas pessoas nesse dia tão quente?”.

Quero sugerir esta noite que uma das razões pelas quais há hipócritas na igreja é porque nem todas as pessoas da igreja são cristãs. Ir à igreja não vai mudar automaticamente o comportamento de ninguém. As pessoas vão por todos os tipos de razões - talvez por hábito ou ritual, talvez para procurar a verdade, ou talvez apenas para interagir com outras pessoas.

Ir à igreja não faz de você um cristão mais do que entrar em uma garagem faz de você um carro. Temos que viver com a possibilidade de que o que algumas pessoas percebem como a hipocrisia na igreja é, de fato, o resultado de confusão de identidade. Algumas pessoas não são mais cristãs do que eu sou japonês - só porque que eu amo comida japonesa. Algumas pessoas simplesmente parecem que são cristãos, porque elas se levantam aos domingos e vão para um lugar chamado uma igreja.

Na verdade, isto deve causar alguma pressão naqueles de vocês que estão investigando o cristianismo. Você não está esperando agir como um cristão, se você não é um ainda. A medida que você procura e faz perguntas, não fique pensando em que você deve fazer, ou não deve fazer. Depois de entregar sua vida a Cristo, Ele vai começar a mudar você de dentro para fora. Você não tem que fabricar o comportamento cristão por sua própria conta. Ele vai lhe dar o desejo e o poder de mudar - depois de receber a Cristo em sua vida.

Ok. Por isso, algumas pessoas na igreja não são realmente cristãos. Isso leva a outra pergunta, não é? Por que não é verdade que muitos cristãos verdadeiros são hipócritas? Eu acho que isso resulta de certa confusão sobre o que é um verdadeiro cristão. De fato, à medida que melhor entendemos o que é um verdadeiro cristão, nós vamos ter uma melhor compreensão do que é um hipócrita. Eu gostaria de sugerir três distintivos de cristãos genuínos. Essas características lidam com o presente, o passado e o futuro.

1. Cristãos verdadeiros são pecadores perdoados.

Vamos começar com o presente. A primeira característica de um cristão genuíno é que eles são pecadores perdoados. Talvez você tenha visto o adesivo que diz: "Os cristãos não são perfeitos, só perdoados". A Bíblia nunca diz que os seguidores de Cristo são perfeitos. Diz que aqueles que entregam suas vidas a Ele serão perfeitamente perdoados.

Há uma diferença entre ser um pecador e ser um hipócrita. Há uma suposição tácita de que um cristão é alguém que não peca. Nada poderia estar mais longe da verdade. Na realidade, é exatamente o oposto.
1 João 1: 8 diz muito claramente: "Se dissermos que não temos pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós". Um hipócrita, ou alguém que usa uma máscara, afirma ser livre de falhas. Um cristão, por outro lado, admite o fato de que ele ou ela é uma pecadora. O versículo seguinte, 1 João 1:9 descreve a diferença entre um hipócrita e um pecador honesto: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça". Um pecador perdoado consistentemente procura purificação do pecado.

Olhar para a igreja e ver pecadores é uma coisa. Rotular a igreja como cheia de hipócritas é outra coisa. A igreja não é um salão para super santos, mas um hospital para pecadores doentes.
Não se trata de ser bom. Trata-se de sermos perdoados. Acho que é reconfortante saber que todos nós nos atrapalhamos. Um dos maiores cristãos que já viveu foi o apóstolo Paulo. Você acha que ele pensou em si mesmo como espiritualmente invencível? De jeito nenhum. Ele sabia quem ele era. Ele escreve sobre isso em 1 Timóteo 1:15: "Esta é uma palavra fiel e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores - dos quais eu sou o pior". Note que ele não diz que ele era um pecador; ele diz que ele ainda é!

Como os cristãos não são perfeitos segue-se que as igrejas não estão cheias de pessoas perfeitas. Isso é uma das coisas que eu gosto sobre nossa igreja. Nós valorizamos a autenticidade aqui - eu sei que eu sou um pecador e você sabe que você é um pecador. Somos uma igreja cheia de pecadores perdoados. Quando você pensa sobre isso, a igreja é a única organização em torno de onde a admissão pública de pecaminosidade é um requisito para ser membro. Este lugar é para os pecadores. E, se você tiver a coragem de admitir que você é um de nós, você é bem-vindo aqui.

2. Cristãos verdadeiros não são o que costumavam ser.

Vamos agora dar uma olhada no passado. A segunda característica de um verdadeiro cristão é que eles não são o que costumavam ser.

Alguns de vocês podem olhar para um cristão e se perguntar por que eles se comportam de determinada maneira. Afinal de contas, um verdadeiro cristão não deve perder a calma, certo? Ou, um verdadeiro cristão não deve lutar com o álcool, certo? Ou, um verdadeiro cristão não deve jurar certo? Você pode até pensar para si mesmo: "Se isso é o melhor que Deus pode fazer, esqueça. Espero mais dos cristãos".

Em vez de focar em quão longe as pessoas ficam aquém, por que não pensar o quão longe elas chegaram? Por exemplo, apesar de eu ter um longo caminho a percorrer em várias áreas da minha vida, eu sou totalmente diferente hoje do que eu era antes de me tornar um cristão. Eu costumava ter um temperamento terrível. Eu bebia muito. E eu tinha uma boca suja. Se você me conhecesse antes, você poderia dizer: "Rapaz, eu já vi um monte de mudanças em sua vida".
Você me vê como um pastor. Aqueles que conhecem o meu passado veem algo muito diferente. Cristina muitas vezes diz: "Eu estou feliz que eu não conheci você antes de você se tornar um cristão, porque eu não teria gostado de você!”.

Amigos; tem um monte de pessoas como eu, nesta igreja. Nós estamos no processo, apesar de que temos um longo caminho a percorrer, não somos o que costumávamos ser. 2 Coríntios 5:17 diz: "Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo". Aqueles de vocês que entregaram suas vidas a Cristo tornaram-se uma nova pessoa; você não é o que você costumava ser!

3. Cristãos verdadeiros estão se tornando o que serão.

Vamos nos concentrar agora no futuro. Um verdadeiro cristão é um pecador perdoado que foi mudado de como eles costumavam ser. Mas há mais para a história. Como o meu bom amigo diria: "Deixe-me dar-lhe o resto da história". Um verdadeiro cristão será transformado completamente e se tornará perfeito um dia. E isso não vai acontecer nesta vida, mas no momento da morte, quando é que vamos ser radicalmente transformados e passar a eternidade com Cristo.

Nesse meio tempo, Deus através do Espírito Santo oferece alguma faxina divina em nossas vidas. Quando erramos, Ele nos pede para confessá-lo. Ele nos dá a coragem e a humildade para pedir perdão. Ele nos dá o poder de viver do jeito que a Bíblia ensina. Ele desenvolve o caráter de Cristo dentro de nós e faz com que o fruto do Espírito amadureça em nossas vidas.

Leia também: Expressando Plenamente a Nossa Entrega a Deus

Como autênticos seguidores de Cristo, nós experimentamos o perdão dos pecados e a mudança de vida quando nos rendemos a Jesus em uma base diária. Filipenses 1:6 diz: "tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus". É por isso que ser um cristão me dá esperança: Deus não terminou comigo ainda. Eu estou no processo. Eu não sou o que eu costumava ser, e eu estou me tornando o que eu serei.

Você vê, há uma dissonância em todas as nossas vidas entre o que sabemos ser certo e a maneira que estamos vivendo atualmente. A maioria de nós procura apresentar uma imagem de nós mesmos, que é melhor do que realmente somos. Nesse sentido, somos todos hipócritas. Como cristão, no entanto, tenho algumas informações privilegiadas que não me deixa desanimar com a realidade desta discrepância na minha vida. Sei que Deus está no trabalho diminuindo a distância entre o que eu deveria ser e o que eu sou, entre como eu deveria estar vivendo e como eu estou vivendo. Como tal, não há nenhuma necessidade de esconder. Estou livre da hipocrisia. Eu posso tirar minha máscara.

Esperança para os Hipócritas

Dito tudo isso, há alguma esperança para os hipócritas? E se você é um hipócrita? O que você deve fazer?

John Stott disse isso sobre a hipocrisia: "A hipocrisia é hedionda. O que o câncer é para o corpo, a hipocrisia é para a igreja. É um agente de matança. Infelizmente, a hipocrisia também é viciante. E mesmo que Jesus reservou suas palavras mais severas de condenação para o hipócrita, todavia parecem preferir esse estilo de vida a verdade e a autenticidade".

No Evangelho de Mateus, Jesus severamente denunciou o pecado da hipocrisia. Na verdade, ele reservou sua crítica mais dura para aqueles que são hipócritas. Se você está incomodado com falsificações espirituais, você tem alguma boa companhia. Jesus atacou os usuários de máscaras 20 vezes diferentes nos Evangelhos. Ouça enquanto eu leio alguns versículos do Evangelho de Mateus:
Mateus 6:2: "Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens...”.
Mateus 6:5: "E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens...”.
Mateus 6:16: "Quando jejuardes, não vos mostreis contristrados como os hipócritas; porque eles desfiguram os seus rostos, para que os homens vejam que estão jejuando..."
Mateus 7:5: "Hipócrita! tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro do olho do teu irmão"
Mateus 15:7-8: "Hipócritas! bem profetizou Isaias a vosso respeito, dizendo: Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim”.

Algumas das palavras mais duras que Jesus falou foram direcionadas para pretendentes religiosos profissionais. Em apenas um discurso, em Mateus 23, Ele os chamou de:

· Hipócritas (7 vezes)
· Tolos (2 vezes)
· Guias cegos (5 vezes)
· Serpentes e raça de víboras (1 vez)

Em Mateus 23:23-28, depois de descrever a doença do engano, Jesus também dá algumas curas para as falsificações. Ele dá esperança aos hipócritas. Vamos olhar para as duas curas.

1. Cumprir o Importante. Dê uma olhada nos versículos 23-24: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas. Guias cegos! que coais um mosquito, e engolis um camelo".

A palavra "ai" pode ser traduzida como "maldito seja...", e é exatamente o oposto do que lemos nas bem-aventuranças: "Bendito seja..." Jesus amaldiçoa falsificações. Esses atores religiosos eram obcecados com o trivial. Poderíamos dizer que eles se especializaram nas menores coisas. A Lei do Antigo Testamento não exige explicitamente o dízimo em especiarias, embora os fariseus gastassem quantidade excessiva de tempo debatendo entre si se deveriam dar 10% do seu cominho para o Senhor.

Porque eles estavam tão focados nas coisas mais pequenas, Jesus aponta que eles negligenciaram o que era mais importante - a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Isso me lembra de Miquéias 6:8: "Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus?" Você já notou que os legalistas são frequentemente paladinos de detalhes, mas cegos para os grandes princípios da Escritura?

Eu amo o imaginário que Jesus usa para mostrar-lhes como eles são cegos. Querendo evitar a impureza causada por um inseto morto em sua bebida, eles se esforçavam para tira-lo antes que ele morresse, a fim de evitar ser declarados impuros. Curiosamente, muitas pessoas consideram os mosquitos isentos de causar impureza, mas os fariseus não queria correr nenhum risco. Jesus acusa que eles iriam colocar um camelo, que era o maior animal terrestre na Palestina e impuro, em um copo e engoli-lo.

Sua atenção aos detalhes era boa, mas eles tinham perdido o ponto principal. Se você quiser evitar ser um hipócrita, proteja-se contra especializar nas menores coisas. Cumpra o importante. Não fique tão preso a minúcia que você não cumpra a majestosa.

2. Intensificar o Interno. Vamos ler os versículos 25-26: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque limpais o exterior do copo e do prato, mas por dentro estão cheios de rapina e de intemperança. Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo, para que também o exterior se torne limpo"

Nesta seção Jesus fala sobre o perigo de exteriorizar a religião. É tão fácil se concentrar em rotinas religiosas que nos esquecemos da necessidade de cultivar um relacionamento de amor com Jesus. Em vez de se intensificar o interno, alguns de nós só expressa o externo.
Os fariseus eram como um copo que parecia realmente limpo por fora, mas por dentro estava cheio de ganância e autoindulgência.

Amigo, se você quer ser curado de viver uma vida falsificada, então, intensifique o interno. Mantenha o seu interior limpo. Concentre-se mais no interno do que no externo. Jesus usa mais uma imagem que é uma das mais fortes que Ele já usou.

Observe os versículos 27-28: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos e de toda imundícia. Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniquidade”.

A Festa da Páscoa estava próxima. A fim de enfeitar a cidade, todas as lápides e túmulos eram pintados de branco. Isto não era apenas para fazer a coisa ter uma boa aparência, tinha um significado muito mais profundo. Os fariseus sabiam que nada espalhava impureza tão severamente como um cadáver. Números 19:11 diz que qualquer um que tocasse um corpo morto estava impuro por uma semana. Os fariseus acreditavam que alguém poderia ser processado religiosamente impuro e, assim, condenado ao ostracismo da celebração da Páscoa, se até mesmo a sombra tocasse uma lápide. É por isso que elas eram pintadas de branco para que eles pudessem evitá-las.

Jesus continua dizendo que esses hipócritas eram realmente cheio de ossos de mortos! Isso teria os ofendido grandemente. Eles estavam tão determinados a evitar coisas que os tornariam contaminados que perderam todo o ponto principal! Eles não estavam apenas internamente impuros; eles também estavam mortos no interior. O que realmente conta, quando se refere a Deus, é como uma pessoa está por dentro. É possível ter uma boa aparência do lado de fora e, no entanto, na realidade, ser moralmente sujo e espiritualmente morto. Quando visto pela aparência, o hipócrita parece ser bom. Ele desempenha o papel. O problema está no interior, onde a maldade e os maus pensamentos reinam.

Caro hipócrita; você quer alguma esperança hoje? Você quer mudar? Você quer isolar-se da tendência de focar apenas o externo? Você está pronto para tirar sua máscara e ser autêntico, talvez pela primeira vez? Em seguida, cumprir o importante e intensificar o interno.

Acho muito interessante que, enquanto Jesus é duro com os hipócritas, Ele nunca condena os pecadores. João 3:17 diz que: "Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele". Na verdade, Jesus até abraça os que possuem seus erros e fracassos morais. Achamos que temos de colocar uma máscara e atuar religiosamente, a fim de ganhar o favor de Deus. Jesus diz: "Tire a máscara. Seja real. Assuma sua rebelião. Se você fizer isso, eu vou te perdoar".

Você está jogando charadas espirituais? Pare com isso agora. Você não está enganando ninguém. As pessoas podem ver a sua hipocrisia e elas estão resistindo o evangelho por conta dela. Na verdade, pode haver alguns não cristãos que saíram da igreja e de Deus por causa da maneira como você tem agido. É hora de ser limpo, crente. É hora de andar, falar e viver o que você diz que acredita. A maneira como você vive sua vida é importante.

Se você está investigando o cristianismo, e você vê os cristãos imperfeitos, encorajo-o a não tomar uma decisão sobre a base do produto inacabado - faça a sua decisão com base na pessoa de Cristo. Ele pode afetar o seu presente perdoando seus pecados. Ele pode fazer mudanças em sua vida agora para que você não seja o que você costumava ser. E, ele vai ajudá-lo a tornar-se o que você vai ser por erodindo aos poucos os seus pontos ásperos e mudar você de dentro para fora.

Já ouvi pessoas dizer que elas estariam mais interessadas em seguir a Cristo se não houvesse tantos hipócritas. Elas parecem não perceber que se um hipócrita está de pé entre elas e Deus, então o hipócrita está mais perto de Deus do que elas estão!

Gostaria de saber se você está usando uma máscara esta noite. Você está tentando fingir que você tem tudo sobre controle, quando no fundo, você sabe que você não pode continuar atuando por muito mais tempo? A cura para a hipocrisia é não mudar nada do lado de fora. Não é uma questão de fazer mais coisas, de tentar ser mais religioso. Isso só perpetua o uso de máscaras. Se você quer mudar, se você quer realmente se tornar alguém que você nunca foi antes, a mudança tem que ocorrer no interior.

Eu conheço uma única pessoa que pode efetuar esse tipo de mudança. Seu nome é Jesus Cristo. Pare de jogar charadas cristãs. Chegue diante dele e admita que você é um pecador. Cumpra o importante e intensifique o interno. Quando o fizer, Ele vai te perdoar e ajustá-lo em seu caminho para se tornar tudo o que Ele te criou para ser.

Entre nas fileiras dos pecadores perdoados. Há uma maior tentação para a hipocrisia, se você não tem uma maneira de lidar com o pecado em sua vida. Você vê, se você não sabe que você está perdoado, você vai passar o resto de sua vida tentando encobri-lo. Peça Cristo para perdoar você e mudar você e Ele vai "cobrir" os teus pecados.

Então, quando alguém seguir você por aí com uma câmera de vídeo, eles vão encontrar algo ainda mais interessante do que um hipócrita santo. A câmera vai mostrar alguém que tem a coragem de tirar a máscara e ser real - agora isso vai ser uma história!

Pr. Aldenir Araújo

3 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. Muito bom, seu artigo é bastante completo sobre o assunto. Deus continue te inspirando para levar a palavra dEle na internet.


    www.elaecrista.com

    ResponderExcluir
  2. Acredito que hipócritas existem em todos os lugares. Pregam uma coisa e vivem outra. Infelizmente são as ervas daninhas que afastam as pessoas meio perdidas do caminho do bem. Eu mesma, um dia já me afastei por esse motivo. Até que um dia alguem me explicou"que maldito o homem que confia do homem" e depois me disse que devemos nos espelhar em Jesus.
    Belíssimo conteudo

    ResponderExcluir
  3. Muito bom essa mensagem; gostei muito e pude aprender muita coisa para uma vida cristã verdadeira. Que O Senhor Jesus continue abençoando seu ministério e sua vida Pastor Ademir.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem