Contrastes do Natal

Contrastes do Natal
Tema: Natal

Texto: Lucas 2: 7-20

Introdução: É um momento de grande alegria no palácio, porque um príncipe acaba de nascer. Perto do trono há uma animada discussão acontecendo onde os conselheiros do rei estão fazendo suas sugestões sobre a melhor maneira de anunciar a maravilhosa notícia. Eles sugeriram algumas maneiras elaboradas para divulgar e celebrar este grande evento.

Todos, exceto um expressaram as suas opiniões, e agora o rei se vira para ele e pergunta: "E você? Você tem alguma ideia? O que você sugere?" "Bem", veio a resposta: "Eu acho que devemos enviar um mensageiro à noite nos campos para contar a alguns pastores sobre isso".

Que ideia ridícula! E, no entanto, essa foi a maneira de Deus anunciar o nascimento de Jesus. Os caminhos de Deus certamente não são os nossos caminhos, são?

A. Ouça enquanto eu leio essas palavras muito familiares no segundo capítulo de Lucas, começando com o verso 8. (Leia Lucas 2:8-15) “Ora, havia naquela mesma região pastores que estavam no campo, e guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho. E um anjo do Senhor apareceu-lhes, e a glória do Senhor os cercou de resplendor; pelo que se encheram de grande temor. O anjo, porém, lhes disse: Não temais, porquanto vos trago novas de grande alegria que o será para todo o povo: É que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal: Achareis um menino envolto em faixas, e deitado em uma manjedoura. Então, de repente, apareceu junto ao anjo grande multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens de boa vontade. E logo que os anjos se retiraram deles para o céu, diziam os pastores uns aos outros: Vamos já até Belém, e vejamos isso que aconteceu e que o Senhor nos deu a conhecer”.

De alguma forma, quando ouvimos a respeito dos pastores chegando até a manjedoura e vendo o menino Jesus nos faz sentir quentes por dentro. Se pastores são importantes para Deus, então nós somos importantes, também. Deus ama as pessoas comuns, e Deus nos ama!

B. Agora vire a outra passagem muito familiar em Mateus 2, começando com o verso 1. (LER Mateus 2:1-12)
“Tendo, pois, nascido Jesus em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que vieram do oriente a Jerusalém uns magos que perguntavam: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? pois do oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo. O rei Herodes, ouvindo isso, perturbou-se, e com ele toda a Jerusalém; e, reunindo todos os principais sacerdotes e os escribas do povo, perguntava-lhes onde havia de nascer o Cristo. Responderam-lhe eles: Em Belém da Judéia; pois assim está escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as principais cidades de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de Israel. Então Herodes chamou secretamente os magos, e deles inquiriu com precisão acerca do tempo em que a estrela aparecera; e enviando-os a Belém, disse-lhes: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino; e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore. Tendo eles, pois, ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela que tinham visto quando no oriente ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino. Ao verem eles a estrela, regozijaram-se com grande alegria. E entrando na casa, viram o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro incenso e mirra. Ora, sendo por divina revelação avisados em sonhos para não voltarem a Herodes, regressaram à sua terra por outro caminho”.

A história dos sábios é também uma história de amor e adoração e adoração. Eles representam a aristocracia da época - o rico, o culto, o intelectual. E eles são valiosos para Deus também.
Sempre que pensamos nos pastores e os sábios, invariavelmente, vemos cenas de amor e alegria e adoração.

C. Mas quando pensamos no rei Herodes vemos escuridão, ódio e morte. No versículo 16, lemos esta declaração terrível: "Então Herodes, vendo que fora iludido pelos magos, irou-se grandemente e mandou matar todos os meninos de dois anos para baixo que havia em Belém, e em todos os seus arredores, segundo o tempo que com precisão inquirira dos magos".
Por que as pessoas reagem como Herodes reagiu? Por que algumas pessoas estão cheias de amor e felicidade, enquanto outras estão cheias de escuridão e desespero?

Eu creio que nós podemos aprender algo sobre isso quando olhamos de novo para o que essas Escrituras nos dizem sobre os pastores e os magos e Herodes. Talvez por tudo isso o Natal vá significar ainda mais para nós.

I. Deus pode trabalhar com pessoas que estão preparadas para receber a sua mensagem

Primeiro de tudo, eu creio que Deus escolheu anunciar aos pastores e os sábios a maravilhosa notícia da vinda de Jesus, porque eles estavam preparados para esse evento. De alguma forma, o solo de suas almas havia sido arado e preparado para o plantio dessa gloriosa notícia.

A. Quem entendia a ideia de sacrifício melhor do que pastores? Você percebe o quão perto Belém é de Jerusalém? Eles estão apenas a alguns quilômetros de distância, separados apenas por algumas colinas sobre as quais os pastores apascentavam as suas ovelhas.

A história nos diz que muitos dos ovinos criados naquelas colinas entre Jerusalém e Belém eram criados especificamente para serem usados como sacrifícios no Templo em Jerusalém. Uma vez por ano cada família judia deveria ir a Jerusalém e oferecer sacrifícios no Templo por seus pecados. E o animal que eles sacrificavam era geralmente um cordeiro.

Eles não levavam um cordeiro sacrificial ao longo da longa viagem da casa deles para Jerusalém. Em vez disso, eles esperaram até que chegavam a Jerusalém e depois compravam um cordeiro lá para usar como um sacrifício.

Então, esses pastores sabiam sobre sacrifício. Eles passaram a vida nas colinas fora de Belém assistindo pequenos cordeiros nascer. Vendo-os crescer até a maturidade e sabendo que algum dia um sacerdote viria e os compraria e os levaria de volta ao templo para oferecer como sacrifícios pelos pecados do povo.

Eles perceberam que o pecado era tão terrível aos olhos de Deus que era necessário o derramamento de sangue e a doação da vida. Então, era conveniente que os pastores fossem os primeiros a conhecer o "Cordeiro de Deus", que seria "o Salvador, Cristo, o Senhor".

Eles estavam prontos para isso. Suas mentes eram simples. Eles não eram grandes teólogos. Eles não pensavam em razões para não acreditar. Eles só acreditavam. Seus corações e suas almas estavam prontos e quando Deus falou por meio de anjos ouviram e aceitaram a notícia com grande alegria.

B. Os sábios também estavam preparados. Evidentemente, eles haviam estudado os grandes profetas de Israel. Sem dúvida, eles vieram da área onde Daniel, o profeta, tinha tido tanta influência e poder. Será que eles tinham algumas das profecias de Daniel, que não sabemos nada sobre hoje? Eu não sei.

Mas de alguma forma, eles estavam esperando e aguardando. E quando viram que a luz brilhava e que a estrela resplandecia, eles sabiam que isso significava algo especial. Recordaram todas as coisas que haviam aprendido e eles estavam prontos para fazer a viagem, porque eles sabiam que a estrela significava que em algum lugar um rei havia nascido e eles queriam adorá-Lo. Eles estavam preparados e prontos para o Natal.

C. Mas o rei Herodes não estava pronto. Alguma vez você já se perguntou por que Herodes não viu a estrela? Se ela era brilhante o suficiente para os homens sábios vê-la em países distantes, era brilhante o suficiente para Herodes vê-la também.

Por que Herodes não ouviu o anúncio dos anjos? Por que ele não viu os céus iluminados naquela primeira noite de Natal? Ele poderia ter visto. Ele poderia ter ouvido. Mas ele não tinha olhos para ver e ouvidos para ouvir.

O Natal veio para Herodes, tão certo como veio para os homens sábios e os pastores. Mas Herodes não sabia por que Herodes não estava preparado.

Se resistirmos Ele; se ignorarmos o que Deus fez através de Jesus Cristo, então o Natal virá em 25 de dezembro, como sempre faz, mas isso vai significar quase nada para nós, porque nossos corações estão frios e insensíveis ao que Deus está tentando fazer em nossas vidas.

O Natal está quase aqui. Você está preparado? O seu coração está mole? Seus ouvidos estão sensíveis? Você pode ouvir Deus dizendo-lhe de Seu amor por você?

II. Eles estavam dispostos a percorrer um caminho de fé para ver Jesus

Em segundo lugar, quando ouviram a mensagem os sábios e os pastores estavam dispostos a sair e percorrer um caminho de fé, mas Herodes não.

A. Eu amo as palavras dos pastores. Pouco depois de os anjos voltaram para o céu eles disseram uns aos outros: "Vamos a Belém e vejamos isso que aconteceu".

Eles não disseram, "Vamos a Belém e ver se essa coisa é realmente verdade". Eles não questionaram a mensagem de Deus. Eles não questionaram o anúncio dos anjos. Eles não se sentaram e pensaram em todas as impossibilidades e como humanamente falando, não fazia sentido. Não, eles apenas correram para Belém para ver o bebê. Foi uma jornada de fé para eles.

B. E sobre aqueles homens sábios? Alguma vez você já se colocou no lugar deles? Você pode vê-los de pé em seus quintais preparando seus camelos para a longa viagem? Eles estão carregando os seus alforjes com alimentos e roupas, ouro, incenso e mirra.

Neste momento alguns vizinhos se aproximam e perguntam: "O que você está fazendo?" Os sábios respondem: "Estamos nos preparando para fazer uma viagem." "Aonde você vai?" "Bem, nós não temos certeza". "Você tem um mapa?" "Não, nós vamos seguir uma estrela".

"Oh! O que você vai encontrar quando chegar lá?". "Vamos encontrar um rei". "Qual é o nome do rei?" "Nós não sabemos. Tudo o que sabemos é que vimos a sua estrela e vamos segui-la até que ela nos leve a Ele, e depois vamos adorá-Lo".

Foi uma jornada de fé, como você pode ver. E a fé não faz sentido para as pessoas que não conhecem a mensagem e que não compartilham a fé. Foi uma jornada de fé, e fé só pode ser explicado por um coração que entende o que é a fé.

C. Mas para Herodes não havia nenhuma fé. Ele ouviu a mensagem dos sábios. Os homens sábios vieram ao palácio de Herodes, e perguntaram: "Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no oriente, e viemos adorá-Lo".

Quando Herodes ouviu isso, ficou perturbado. "Onde? Onde está o rei? Eu não ouvi falar de nenhum rei". Rapidamente, ele reuniu os chefes dos sacerdotes e disseram-lhe que os profetas haviam predito que o Messias, o Cristo, nasceria em Belém.

Você conhece a história. Herodes mandou os sábios irem adiante. Ele teve a oportunidade de aprender sobre o novo rei. Mas ele não tinha olhos de fé ou um coração de fé. Assim, enquanto o rei nasceu apenas alguns quilômetros de distância, ele não estava pronto para recebê-lo porque não havia nenhuma fé em seu coração.

Isso é um problema, não é? Há um monte de coisas que não pode ser explicado. Você não pode explicar um nascimento virginal. Você não pode explicar os céus iluminando e anjos anunciando o nascimento de um rei. Você não pode explicar a misteriosa estrela brilhando. Você não pode explicar todo o drama, glória e maravilha. É divino. Isso só pode ser entendido com um coração e uma mente de fé.

Antes de o Natal ser real para nós, a nossa viagem deve ser um caminho de fé também. Temos de perceber que nós nunca vamos entender completamente a maravilha do amor de Deus, mas na fé devemos estar prontos para aceitá-la.

III. Eles estavam dispostos a pagar o preço e fazer o sacrifício

Finalmente, os sábios e os pastores estavam dispostos a pagar o preço e fazer o sacrifício.
A. Pense sobre os pastores. Quando eles disseram: "Vamos até Belém e vejamos isso que aconteceu", foi uma decisão importante para eles. Quando eles foram para Belém eles tiveram que deixar suas ovelhas. Tudo o que possuíam estava embrulhado em suas ovelhas. Era de noite, quando os lobos poderiam vir e atacar e matar suas ovelhas.

Então era preciso fé. Eles tinham a dizer: "Vamos deixar para trás tudo o que temos para buscar o Cordeiro de Deus, e vamos confiar nosso rebanho nas mãos do Bom Pastor que vai cuidar deles".

Tenho sempre a esperança de que quando voltaram, encontraram todos os seus cordeiros sãos e salvos, e que a partir de então Deus prosperou os de maneira que nunca sequer sonharam, porque eles estavam dispostos a colocar tudo em Suas mãos.

B. Os sábios pagaram um preço, também. Eles deixaram para trás famílias e empresas, e tudo o que era familiar e querido por eles. Eles deixaram tudo para seguir uma estrela - para percorrer uma viagem estranha e possivelmente perigosa - apenas para prestar homenagem ao novo rei, e dar-Lhe suas dádivas: ouro, incenso e mirra.

C. Mas Herodes não. Herodes fica sabendo sobre um rei e rapidamente corre para o seu trono e coloca os braços em torno dele, dizendo: "Onde ele está?" Ele quer agarrar-se a tudo o que é seu - sua prata e ouro, o seu poder e prestígio. Ele estava com medo de que ele estivesse prestes a perder tudo.

Natal significa rendição. Isso significa que o soberano Deus do céu olhou para baixo e nos viu morrendo em nossos pecados e disse: "Eu não posso deixar isso continuar. Eu preciso fazer alguma coisa sobre isso".

Ele entregou a Sua glória e Seu poder. Ele se tornou um bebê. Ele andou entre nós. Ele respirou nossa poeira. Ele nos deixou persegui-lo, cuspir e pregar Suas mãos e Seus pés. Isso é sinal de rendição.

Natal significa dar. Não apenas presentes envolvidos brilhantemente para as pessoas que amamos, mas dar a nós mesmos.

A. Então, aqui estamos nós. Alguns de nós podemos ser como os pastores. Não temos muito, e podemos não saber muita coisa que o mundo considera importante. Mas estamos prontos para ouvir o que Deus tem a dizer.

B. Outros podem ser mais como os sábios, em busca da verdade, fazendo perguntas, conhecer a Sua promessa de que se vai buscar a verdade com todo o nosso coração que vamos encontrá-Lo.

C. Infelizmente, há muitos como Herodes, que são antagônicos em relação a Deus - que O odeiam, em vez de amá-lo e não vai receber o que Deus quer nos dar.

E todos os anos, na época do Natal, é desenhada este grande linha. Aqui estão pessoas que são como pastores e sábios que vêm a Jesus para adorá-Lo. E há pessoas como Herodes que estão duras e frias, resistindo tudo o que Deus está tentando fazer em suas vidas.

Em qual categoria você se encaixa? Quem melhor você representa?
Deus quer pegar todos os Herodes e transformá-los em pastores e sábios. Mas isso só pode acontecer quando você está disposto que isso aconteça. Quando você está preparado para receber a Sua mensagem. Quando você está disposto a percorrer o caminho de fé. Quando você está disposto a entregar-se a Ele.

O convite é estendido esta noite e Deus o convida para ir à sua manjedoura, ir ao seu trono, para ir a Sua cruz, e conhecer o Seu amor.

Enquanto estamos a cantar nós convidamos você a vir. Venha a Ele!

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem