O menino Jesus perdido e encontradoTexto: Lucas 2:41-49
Introdução: No filme "Esqueceram de mim" a família McCallister, na confusão e correria para não perder o vôo, esqueceram o garoto Kevin em casa e só descobriram quando eles já estavam no ar. Uma coisa semelhante aconteceu há quase 2000 anos e, ao contrário do filme este era real.
 
A Bíblia diz que Maria e José esqueceram, ou perderam Jesus na viagem de volta a Jerusalém.
 
Há três verdades importantes sobre a presença de Deus que podemos aprender com esse incidente.
[post_ad]

1. Nós podemos perder a presença de Deus e não saber

A. Nesta época, viajar em grupos era comum porque oferecia proteção contra bandidos e permitia as pessoas repartir os recursos.
B. José e Maria supunham que Jesus estivesse no grupo, assim como as outras crianças da caravana. Eles não perceberam a ausência de Jesus até o fim do dia.
C. As suposições podem ser enganadoras. Devemos procurar em nossas vidas dentro e fora e ter a certeza de que Deus está realmente conosco.

2. Perder sua presença é fácil. Encontrar é difícil

A. Jesus desapareceu em 24 horas. Levou outro dia para Maria e José voltar. Em seguida, outro dia inteiro para encontrá-lo. Resume a três dias.
B. Eram Maria e José ignorantes? Não. Eles simplesmente estavam absortos no negócio de voltar para casa. Esta sem duvida não era a prioridade de Jesus.
C. Perder a presença de Jesus na logística complexa da vida diária é fácil. Mas reencontrá-la pode ser muito difícil.

3. Os filhos de Deus devem estar sempre em Sua presença

A. A declaração de Jesus "Não sabíeis que eu devia estar na casa de meu Pai" implica dois significados. Eu devo tratar dos assuntos de meu Pai e eu devo estar na casa de meu Pai.
B. Nós não podemos dizer que a presença de Deus está conosco se não aprendermos a estar em sua presença, em primeiro lugar.
C. Se Deus é nosso Pai Celestial, precisamos cuidar do trabalho dele, enquanto estamos nesta terra.
 
Conclusão: Vamos examinar nossas vidas para ver se a presença de Deus tem faltado em nossas vidas todo esse tempo e começar a viver e esperar em sua presença novamente.
 
Leia também: Perdendo Jesus
 
Pr. Aldenir Araújo