Sete Principais Chaves Para Uma Grande Fé

Sete Principais Chaves Para Uma Grande Fé
Texto:
Mateus 8:5-13

Introdução: Como cristãos todos nós desejamos ser bem-sucedidos naquilo que Deus nos chamou para fazer e ser. O verdadeiro sucesso é determinado por nossa capacidade de andar pela fé, crescendo de fé em fé.

Romanos 1:17 “Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé".

A justiça de Deus está em andar na vontade revelada de Deus. Vemos isso quando Jesus disse a João Batista que Ele deveria ser batizado por João para cumprir toda a justiça.

Se vamos cumprir a vontade de Deus em nossas vidas como o apóstolo Paulo e inúmeros outros fizeram nos tempos bíblicos, devemos ser um povo de fé que permite que a justiça de Deus preencha nossas almas à medida que avançamos, de fé em fé. Há momentos em nossas vidas em que precisamos de uma medida extra de fé para nos levar para o próximo nível que Deus quer nos levar, a fim de revelar Sua vontade a nós de uma forma maior.
  • Isso aconteceu com Abraão quando Deus lhe pediu para sacrificar seu filho, Isaque.
  • Foi o que aconteceu com Jó, quando ele perdeu tudo, inclusive sua saúde.
  • Aconteceu a Noé quando ele foi convidado a construir a Arca
  • Foi o que aconteceu com José quando ele foi jogado na prisão.
  • Foi o que aconteceu com Moisés, quando ele conduziu os filhos de Israel através do Mar Vermelho.
  • Foi o que aconteceu com Josué quando lhe foi dito para cercar Jericó por sete dias.
  • Foi o que aconteceu a Elias, quando ele desafiou os profetas de Baal.
  • Foi o que aconteceu com Daniel quando ele foi colocado na cova com os leões.
  • Foi o que aconteceu com Estevão quando ele estava sendo apedrejado até a morte.
  • Foi o que aconteceu com Paulo durante as suas muitas dificuldades e prisão.
  • Acontece a você e a mim em vários momentos de nossas vidas também.
O que todos estes grandes heróis da fé têm em comum? Quais foram alguns dos fatores-chave que lhes permitiu dar um passo de grande fé?

Os heróis da nossa fé e seus testemunhos - Hebreus 11:28-40.

Nesta mensagem quero começar dando-lhe sete chaves para a grande fé. Estas são as chaves para a fé que todas essas pessoas tinham e que funcionou em suas vidas e lhes permitiu ir de fé em fé, quando as circunstâncias naturais da vida pareciam sem esperança ou totalmente contrária.

I. As principais chaves para uma grande fé.

Chave # 1 - É preciso ter um conhecimento profundo de submissão e autoridade.

Mateus 8:9-10 "Pois também eu sou homem sujeito à autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu servo: Faze isto, e ele o faz. Jesus, ouvindo isso, admirou-se, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que a ninguém encontrei em Israel com tamanha fé”.

A Bíblia está cheia desses tipos de exemplos.
  • A obediência de Abraão a Deus, quando disse para sacrificar Isaque - Gênesis 22:2-3.
  • A obediência e submissão de Moisés a autoridade de Deus quando disse para estender a vara sobre o Mar Vermelho - êxodo 14:15-16.
  • Eliseu e a cura de Naamã - 2 Reis 5:9-19. Naamã foi obrigado a mergulhar sete vezes no rio Jordão antes de receber sua cura da lepra. Ele argumentou no início, mas depois cedeu e foi curado.
  • Josué recebeu instruções específicas sobre como tomar Jericó - Josué 6:1-5.
  • Pedro e os discípulos foram orientados a lançar as suas redes em um lugar específico após a pesca durante toda a noite sem pegar nada. Como resultado, eles apanharam uma grande quantidade de peixes - Lucas 5:4-6.
Obviamente, a chave aqui é estar sob a autoridade e senhorio de Cristo. Temos um ouvido atento para ouvir o que Ele está falando conosco? Que instruções específicas Ele está lhe dando? Isso não é necessariamente uma coisa de todos os dias, mas há momentos em nossas vidas em que precisamos ouvir algumas instruções específicas do Senhor.

Na maioria das vezes, estamos simplesmente vivendo sob autoridade e em submissão aos mandamentos e princípios encontrados na Palavra de Deus.

Chave # 2 - Devemos adorar o Senhor com reverência.

Mateus 8:1-3 “Quando Jesus desceu do monte, grandes multidões o seguiam. E eis que veio um leproso e o adorava, dizendo: Senhor, se quiseres, pode tornar-me limpo. Jesus, pois, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. No mesmo instante ficou purificado da sua lepra”.

A palavra adoração aqui significa prostrar-se em homenagem - reverência e adorar. Vemos isso de novo no exemplo do encontro de Josué com o Comandante do Exército do Senhor.

Josué 5:13-15 “Ora, estando Josué perto de Jericó, levantou os olhos, e olhou; e eis que estava em pé diante dele um homem que tinha na mão uma espada nua. Chegou-se Josué a ele, e perguntou-lhe: És tu por nós, ou pelos nossos adversários? Respondeu ele: Não; mas venho agora como príncipe do exército do Senhor. Então Josué, prostrando-se com o rosto em terra, o adorou e perguntou-lhe: Que diz meu Senhor ao seu servo? Então respondeu o príncipe do exército do Senhor a Josué: Tira os sapatos dos pés, porque o lugar em que estás é santo. E Josué assim fez”.

Mais uma vez, a palavra adoração é curvar-se, prostrar-se em homenagem à realeza ou Deus. Fazer reverência. Antes de Deus pode falar a palavra da fé em nossos ouvidos, devemos ter uma atitude de adoração e reverência para com ele. Isso nos coloca em um lugar de seriedade para que possamos ouvir claramente o que Ele quer nos dizer.

Terra Santa - Quando você vem a Deus, remover a desordem carnal, arrepender-se e levar a sério.

Chave # 3 - Esteja convencido da capacidade de Jesus e o que você crê.

Mateus 9:28 “E, tendo ele entrado em casa, os cegos se aproximaram dele; e Jesus perguntou-lhes: Credes que eu posso fazer isto? Responderam-lhe eles: Sim, Senhor".

Devemos estar plenamente convencido de que Deus é capaz de fazer o que Ele prometeu, através de Jesus Cristo. Abraão estava convencido de que Deus havia falado com ele, tanto que ele nunca vacilou na promessa, mas estava totalmente convencido.

Romanos 4:20-22 “contudo, à vista da promessa de Deus, não vacilou por incredulidade, antes foi fortalecido na fé, dando glória a Deus, e estando certíssimo de que o que Deus tinha prometido, também era poderoso para o fazer. Pelo que também isso lhe foi imputado como justiça"

Gênesis 22:4-5 “Ao terceiro dia levantou Abraão os olhos, e viu o lugar de longe. E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o mancebo iremos até lá; depois de adorarmos, voltaremos a vós”.

Gênesis 22:8 “Respondeu Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. E os dois iam caminhando juntos”.

Deus havia falado a Abraão por meio de uma aliança que Isaque seria seu herdeiro. Abraão creu no poder da aliança que Deus estabeleceu com ele e estava convencido disso e como resultado uma grande fé surgiu. Ele é chamado o pai da nossa fé. Você está convencido de que Deus é capaz de realizar em nome da Nova Aliança, que foi criada por meio de Jesus Cristo?

Chave # 4 - Avance independentemente dos obstáculos.

  • O exemplo da mulher com um fluxo de sangue - Lucas 8:43-48.
Lucas 8:45-46 “Perguntou Jesus: Quem é que me tocou? Como todos negassem, disse-lhe Pedro: Mestre, as multidões te apertam e te oprimem. Mas disse Jesus: Alguém me tocou; pois percebi que de mim saiu poder"

Essa mulher teve que avançar em direção a Jesus, apesar dos obstáculos que ela enfrentou. As multidões estavam em torno dele, de modo que era quase impossível chegar até ele, mas ela avançou independentemente do obstáculo da multidão. Ela não desanimou.

Há muitos obstáculos, como desilusão, decepções, preocupações mundanas e distrações, e provações e tribulações que vai tentar nos levar a perder o coração e não avançar.

2 Coríntios 4:8-9 “Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desesperados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos”.

2 Coríntios 4:16 “Por isso não desfalecemos; mas ainda que o nosso homem exterior se esteja consumindo, o interior, contudo, se renova de dia em dia”.

Chave # 5 - Mostre ousadia em meio a incredulidade e zombaria.

Mateus 9:24-26 “disse; Retirai-vos; porque a menina não está morta, mas dorme. E riam-se dele. Tendo-se feito sair o povo, entrou Jesus, tomou a menina pela mão, e ela se levantou. E espalhou-se a notícia disso por toda aquela terra”.
  • Exemplo de Neemias reconstruindo o muro, sendo ridicularizado por Sambalate.
Neemias 4:1-2 “Ora, quando Sambalate ouviu que edificávamos o muro, ardeu em ira, indignou-se muito e escarneceu dos judeus; e falou na presença de seus irmãos e do exército de Samaria, dizendo: Que fazem estes fracos judeus? Fortificar-se-ão? Oferecerão sacrifícios? Acabarão a obra num só dia? Vivificarão dos montões de pó as pedras que foram queimadas?"

Quando damos passos de fé que às vezes parece tolo para aqueles que nos rodeiam, mas se sabemos que Deus falou a palavra da fé para nós, precisamos avançar, independentemente de quão tolo possa parecer, ou se estão zombando de nós. Devemos avançar com ousadia, independentemente de quão tolo possamos parecer ou como os outros podem zombar de nós pela nossa crença.

Chave # 6 - Seja persistente na humildade.

  • O exemplo da mulher gentia - Mateus 15:21-28.
Esta mulher foi elogiada por Jesus por ter grande fé. O que tornou a sua fé grande? Foi sua atitude persistente que chamou a atenção de Jesus. Ela continuou a defender o seu caso com humildade, mesmo depois de Jesus não ter respondido do jeito que ela queria.

Mateus 15:27-28 “Ao que ela disse: Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos. Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! seja-te feito como queres. E desde aquela hora sua filha ficou sã”.

Em Lucas 11:5-8 temos outra passagem da Escritura que lida com as recompensas de ser persistente em nossa fé.

Lucas 11:8 "digo-vos que, ainda que se levante para lhos dar por ser seu amigo, todavia, por causa da sua importunação, se levantará e lhe dará quantos pães ele precisar”.

Chave # 7 - Confesse e atue de acordo com sua fé.

2 Coríntios 4:13 “Ora, temos o mesmo espírito de fé, conforme está escrito: Cri, por isso falei; também nós cremos, por isso também falamos”.

Tiago 2:20-22 “Mas queres saber, ó homem vão, que a fé sem as obras é estéril? Porventura não foi pelas obras que nosso pai Abraão foi justificado quando ofereceu sobre o altar seu filho Isaque? Vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada”

Conclusão: Estou convencido de que Deus está chamando todos nós em vários momentos para novos níveis de fé, alguns desses níveis exigem muita fé outros exigem uma quantidade normal de fé. Onde você está agora? Você já esteve no mesmo lugar por um longo período de tempo? Se assim for, Deus pode estar chamando você para dar um maior passo de fé para experimentar um novo mover na sua caminhada com Deus.

Submeta-se à sua autoridade em espírito de louvor e adoração e esteja plenamente convencido de que Ele quer fazer em sua vida e avance independentemente de todos os obstáculos, mostre ousadia no meio da incredulidade e zombaria, seja persistente, com humildade e confesse e atue em que você crê e você vai experimentar os resultados de uma grande fé.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem