Uma Fé Valiosa

Uma fé valiosaTexto: 1 Samuel 14:6-16
 
Introdução:
1. A passagem Bíblica que hora acabamos de ler é uma historia de fé muito destacada e a encontramos em 1 Samuel onde um exercito de Filisteu havia cercado o povo de Israel.

2. Aqui vemos dois personagens de muita fé; Jônatas e um jovem que levava sua armadura, eles saíram para enfrentar o exercito dos Filisteus, mas a coragem deles estava fundamentada na fé em Deus. Não na força física, mas na fé em Deus.
[post_ad]
3. A fé é muito importante em nossa vida como cristãos, por que sem fé é impossível agradar a Deus. Hebreus 11:6. A fé é o motor que nos impulsiona a ir mais longe, mesmo diante das adversidades que a vida nos apresenta.

4. Na Bíblia encontramos muitos homens de fé e Jônatas é um deles; neste texto veremos o que ele fez e como agiu pela fé que tinha em Deus.

I. Uma fé valiosa é uma fé que continua apesar das dificuldades. 1 Samuel 14:7-10.

  1. Uma fé valiosa é uma fé que segue adiante apesar das dificuldades que surgem na caminhada; aqui Jônatas continua apesar de que ele sabia que eram somente dois contra um exercito; mas isso não o fez retroceder porque ele sabia que Deus pode livrar com muitos ou com poucos. 1 Samuel 14:6; Juízes 7:4, 7.
  2. Alguns dizem que tem fé, mas essa fé é vacilante, débil, de animo dobre, sem desenvolvimento ou valor, e essa fé não vale para nada. Tiago 1:6-8.
  3. A fé que continua adiante esta baseada na palavra de Deus. Jônatas disse a seu servo: “Vem passemos a guarnição destes incircuncisos, porventura, o Senhor nos ajudará”. 1 Samuel 14:6. Ele seguiu adiante porque ele creu que o Senhor estaria com ele. Não foi porque eles queriam dar uma de valentes.
  4. A fé que continua estava baseada nos recursos de Deus, não nos recursos do homem. Jônatas sabia que Deus podia livra-lo com muitos ou com poucos. Deus usou quatro leprosos para salvar o seu povo. 2 Reis 7:3-6. Quem imaginaria que Deus ia usar estes leprosos para salvar a vida do seu povo?
  5. Como é a nossa fé? Uma fé que vacila quando estamos sozinhos e não queremos continuar? Ou uma fé que segue adiante ainda que sozinhos? Uma fé como a de Eliseu que sempre via o exército de Deus envolta dele. 2 Reis 6:15-17.
  6. Mesmo quando pensamos que estamos sozinhos, Deus sempre estará conosco e por isso temos que seguir adiante. Como a fé da mulher Cananéia. Mateus 15:21-28. Que apesar dos obstáculos ela continuou pedindo ao Senhor que a ajudasse. Através dessa fé que continua adiante sua filha foi salva, através dessa fé Jônatas também ganhou uma batalha. Através desta fé nós vamos seguir adiante, aconteça o que acontecer em nossa vida como cristãos.
  7. Nossa fé vencerá o mundo. 1 João 5:4. Que tipo de fé você tem? Uma fé que crê em Deus e continua e segue adiante? Tiago 2:23. Ou uma fé que crê em Deus e que vacila sempre. Ha muita diferença entre acreditar em Deus e crer em Deus.

II. Uma fé valiosa é uma fé que contagia.

  1. A fé valiosa é a fé que contagia, uma fé boa é transmitida a outras pessoas, é infecciosa, Jônatas tinha esse tipo de fé que contagia aos demais.
  2. A fé que contagia dá alento para que outros continuem adiante; quando Jonatas falou com o jovem, o jovem respondeu: “faze tudo segundo inclinar o seu coração; eis-me aqui contigo, a tua disposição será a minha”. 1 Samuel 14:7. A fé de Jônatas contribuiu para que seu escudeiro também estivesse disposto a segui-lo onde quer que ele fosse e fizesse.
  3. Essa é a fé que contagia outros a seguir sempre adiante, como Eliseu que não quis se separar de Elias. 2 Reis 2:1-6. Ele não se apartou de seu mestre.
  4. Que tipo de fé nós temos? Uma fé que contagia os demais? Que tipo de fé está vendo nossos filhos, nossa esposa, nossos irmãos? Lamentavelmente muitas vezes temos uma fé titubeante, uma fé que retrocede facilmente diante das adversidades da vida, e por isso estamos transmitindo uma fé que não continua adiante, mas uma fé que vacila, recua, desiste.
  5. Nossa fé deve contagiar os demais a seguir adiante aconteça o que acontecer, mas se nós acovardamos diante dos problemas nossa fé vai contagiar, mas para retroceder e não para seguir adiante.
  6. Esta mesma fé de Jônatas contagiou também todo o povo a lutar. 1 Samuel 14:20. Esta fé deu ânimo e coragem aos demais para sair e lutar. Nossa fé esta dando animo para que outros continuem nessa luta?
  7. Foi essa mesma fé que a avó e a mãe de Timóteo injetaram nele. 2 Timóteo 1:5. Essa mesma fé nós devemos injetar em nossos filhos e irmãos de fé.

III. Uma fé valiosa é uma fé conquistadora.

  1. Jônatas e seu amigo venceram uma grande batalha, conquistaram uma grande vitória, a fé colocada em ação realizou. É dito que a fé vence o mundo e garante a vitória. Hebreus 11:33-37. Pela fé todos eles obtiveram grandes vitorias e diante de grandes dificuldades, sua fé lhes ajudou a conquistar a vitória.
  2. Assim também nossa fé deve conquistar grandes vitorias sobre Satanás. E uma delas e obter a vida eterna.
  3. Nossa fé e a fé que vence o mundo. 1 João 5:4. Através dessa fé o servo do centurião foi sarado. Mateus 8:9-10.
  4. Mas se nossa fé não é uma fé conquistadora vamos ser como o apóstolo Pedro quando estava afundando no mar. Mateus 14:30-31. Porque ele não pode andar sobre o mar como nosso Senhor Jesus cristo? Por causa de sua pouca fé, uma fé que não era conquistadora para alcançar o Senhor no mar.
  5. Se a nossa fé não é uma fé conquistadora nos vamos afundar no mundo com seus problemas seus vícios e pecado. Mas se tivermos a fé conquistadora como nosso Senhor Jesus cristo disse: “se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte; passa daqui para acola, e ele passara; e nada vos será impossível” Mateus 17:20. Nada é impossível para uma fé conquistadora, nada a pode deter nenhum obstáculo, nenhuma dificuldade a pode derrotar.
  6. Temos uma fé conquistadora para seguir adiante apesar dos problemas e dificuldades que a vida nos apresenta como cristãos? Por que se não tivermos esta fé não vamos poder alcançar a meta final. Uma fé que não é conquistadora sempre vai estar amedrontada, com desconfiança, com medo e com duvida. Marcos 4:40.
Conclusão:
  1. Irmãos que tipo de fé nós temos? Temos uma fé que continua adiante sempre? Uma fé que contagia a outros? Uma fé que conquista? Se tivermos esta fé vamos triunfar não importa os problemas que a vida nos apresenta.
  2. Jônatas e seu escudeiro são um grande exemplo de fé, eles conquistaram uma grande vitória sobre o inimigo, nós também podemos triunfar sobre o inimigo.
  3. Que nossa fé nos ajude a seguir adiante nesta carreira que temos pela frente. Sem fé é impossível agradar a Deus.
Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Uma Fé Valiosa Reviewed by Aldenir Araujo on domingo, fevereiro 23, 2014 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.