O Deus Que o Mundo Não Conhece – O Deus Desconhecido

O Deus que o mundo não conhece – O Deus DesconhecidoTexto: Atos 17:16-34

16 Enquanto Paulo os esperava em Atenas, revoltava-se nele o seu espírito, vendo a cidade cheia de ídolos.
17 Argumentava, portanto, na sinagoga com os judeus e os gregos devotos, e na praça todos os dias com os que se encontravam ali.
18 Ora, alguns filósofos epicureus e estóicos disputavam com ele. Uns diziam: Que quer dizer este paroleiro? E outros: Parece ser pregador de deuses estranhos; pois anunciava a boa nova de Jesus e a ressurreição.
19 E, tomando-o, o levaram ao Areópago, dizendo: Poderemos nós saber que nova doutrina é essa de que falas?
20 Pois tu nos trazes aos ouvidos coisas estranhas; portanto queremos saber o que vem a ser isto.
21 Ora, todos os atenienses, como também os estrangeiros que ali residiam, de nenhuma outra coisa se ocupavam senão de contar ou de ouvir a última novidade.
22 Então Paulo, estando de pé no meio do Areópago, disse: Varões atenienses, em tudo vejo que sois excepcionalmente religiosos;
23 Porque, passando eu e observando os objetos do vosso culto, encontrei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais sem o conhecer, é o que vos anuncio.
24 O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;
25 nem tampouco é servido por mãos humanas, como se necessitasse de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas;
26 e de um só fez todas as raças dos homens, para habitarem sobre toda a face da terra, determinando-lhes os tempos já dantes ordenados e os limites da sua habitação;
27 para que buscassem a Deus, se porventura, tateando, o pudessem achar, o qual, todavia, não está longe de cada um de nós;
28 porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois dele também somos geração.
29 Sendo nós, pois, geração de Deus, não devemos pensar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida pela arte e imaginação do homem.
30 Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todo lugar se arrependam;
31 porquanto determinou um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que para isso ordenou; e disso tem dado certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.
32 Mas quando ouviram falar em ressurreição de mortos, uns escarneciam, e outros diziam: Acerca disso te ouviremos ainda outra vez.
33 Assim Paulo saiu do meio deles.
34 Todavia, alguns homens aderiram a ele, e creram, entre os quais Dionísio, o areopagita, e uma mulher por nome Dâmaris, e com eles outros.

Introdução: O Deus que o mundo não conhece é…

1. É aquele que fez os céus e a terra

  • O Deus que o mundo não conhece é aquele que criou todas as coisas (Gênesis 1:1)
  • O Deus que o mundo não conhece, é aquele que se manifesta em cada parte da criação (Romanos 1:18-23)
  • O Deus criador tem sido esquecido, minimizado, usurpado por coisas ou por historias.

2. É aquele que não habita em templos feitos por mãos humanas 24-25


  • O Deus que o mundo não conhece, não precisa habitar em objetos (Atos 19:26-27; Isaías 44:18-21)
  • O Deus que o mundo não conhece, habita no coração daquele que lhe obedece (Atos 2:28; João 14:21; 2 João 9)
  • O Deus que o mundo não conhece, espera algum dia poder habitar também em seu coração (1 Pedro 5:9, “...é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca...”).

3. É aquele que dá vida, não aquele necessita que lhe dê vida. V. 25


  • O Deus que o mundo não conhece, é ele que dá vida a todos, não precisa que dê vida a Ele (Gênesis 2:7 “... e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente”).
  • A criação depende de Deus, Deus não depende da criação (Mateus 6:25-29; Salmo 104:19-30)

4. É aquele que está perto de ti. V. 26-27


  • O Deus que o mundo não conhece, está muito perto de todos (João 1:11-12; João 3:16)
  • O Deus que o mundo não conhece, está sempre disposto a aceita-lo (Isaías 55:6-7; Apocalipses 3:20)

5. É aquele que ordena que você se arrependa. V. 30

  • O Deus que o mundo não conhece, manda que nos arrependamos (v. 31).
  • 1 Pedro 5:9

6. É aquele que estabeleceu um dia para julgar. V. 31


  • O Deus que o mundo não conhece, estabeleceu um fim dos tempos (Mateus 24:36)
  • O Deus que o mundo não conhece, determinou que todos devem comparecer ante o tribunal de Cristo (Hebreus 9:27; 2 Coríntios 5:10; 2 Timóteo 4:1)
  • O Deus que o mundo não conhece, tem um limite.

7. É aquele que continua sendo desconhecido para a maioria. V. 32-34


  • O conhecem de nome, mas não estão dispostos a conhecê-lo plenamente (viver uma vida nEle)
    • Como os atenienses (v. 32-34)
    • Como Agripa (Atos 26:27-29)
    • Como os Judeus (Atos 7:54-57)
    • Como nós, quando sabemos dele, mas não vamos a Ele (2 Tessalonicenses 1:8)

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem