Caminhando na fé e vitória - A comunicação da nossa fé

Caminhando na fé e vitória - A comunicação da nossa féTexto: Filemom 1:6
Introdução: Salmos 89:15-16 “Bem-aventurado o povo que conhece o som festivo, que anda, ó Senhor, na luz da tua face, que se regozija em teu nome todo o dia, e na tua justiça é exaltado”.
Este é o desejo de Deus em relação a nós como cristãos. Ele quer que sejamos livres de todas as preocupações mundanas e coisas que nos pesam. Quando nos elevamos acima das circunstâncias da vida e podemos nos regozijar o dia todo, não importa o quão difícil as coisas podem ser, tornamo-nos valiosas ferramentas e armas na mão de Deus. Nós nos tornamos guerreiros eficazes, capazes de tomar o reino pela força.
[post_ad]
Por outro lado, temos um inimigo que quer nos manter sob controle. Toda vez que começamos a alegrar-se e caminhar na luz da face de Deus, ele vai tentar nos manter em um estado de miséria, desânimo, desespero, depressão e tudo aquilo que ele gera em nós para nos manter como guerreiros ineficazes para a causa de Cristo. Satanás é o acusador dos irmãos e vai jogar tudo que ele puder em nós. Ele não quer que você conheça o som alegre e ande na luz da face de Deus.
Nesta mensagem quero falar sobre um elemento muito importante que vai lhe dar a vitória sobre todas as acusações mentirosas de Satanás. Esse elemento é encontrado no livro de Filemom.
Filemom 1:6 “para que a comunicação da tua fé se torne eficaz, no pleno conhecimento de todo o bem que em nós há para com Cristo”.
O que Paulo está dizendo aqui é que a nossa fé se torna eficaz contra as astutas ciladas do inimigo quando aprendemos a comunicar ou partilhar o que somos em Cristo e o que Ele fez por nós. Este é o som alegre que Deus quer ouvir - que vai nos libertar das garras dos dispositivos do inimigo. Temos de aprender a reconhecer todas as coisas boas que há em nós, em Cristo Jesus.

I. Devemos reconhecer quem somos em Cristo.

1. Somos filhos e filhas de Deus.
João 1:12 “Mas, a todos quantos o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus”
Romanos 8:15-16 “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai! O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”
Imagine o que seria ser um membro de uma das famílias mais ricas e prestigiadas do mundo. Você seria tratado como realeza, não importa onde você fosse. Bem, nós temos algo maior! Nós somos uma parte da família do Pai Celestial, que reina sobre os céus e a terra. Isso nos dá grandes privilégios e honra em tudo o que diz respeito à vida e piedade. Através da salvação fomos adotados nesta grande família.
2. Somos herdeiros espirituais.
Gálatas 3:29 “E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa”.
Gálatas 4:6-7 “E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Portanto já não és mais servo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro por Deus”.
3. Somos uma nova criatura.
2 Coríntios 5:17 “Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”.
Quando temos uma boa compreensão de que somos uma nova criatura em Cristo, Satanás não é capaz de jogar o nosso passado em nós e nos fazer sentir envergonhados e condenados. Não há nada em nosso passado para que Satanás nos acuse, porque tudo foi perdoado e esquecido por Deus. Ele já não se lembra de nossos pecados.
4. Somos poderosos conquistadores em Cristo.
Romanos 8:37 “Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por meio daquele que nos amou”.
Por causa da nossa posição em Cristo e quem somos nos foi dada autoridade para pisar sobre todas as forças do inimigo. Ele não pode nos causar dano.
Lucas 10:19 "Eis que vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; e nada vos fará dano algum”.
2 Coríntios 2:14 “Graças, porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo, e por meio de nós difunde em todo lugar o cheiro do seu conhecimento”.
Não importa que situações ou dificuldades você possa estar sofrendo, Deus já lhe deu a vitória e os meios para supera-las. Ele guia você através destas coisas.

II. Devemos reconhecer o que temos em Cristo.

A Bíblia nos diz que devemos trazer continuamente à mente todos os maravilhosos benefícios que temos em Cristo.
Salmos 103:1-5 “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios. É ele quem perdoa todas as tuas iniquidades, quem sara todas as tuas enfermidades, quem redime a tua vida da cova, quem te coroa de benignidade e de misericórdia, quem te supre de todo o bem, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia”.
Há tantos benefícios que temos recebido através do sangue de Cristo, que é difícil mencionar todos eles sem esquecer alguns.
Salmos 40:5 “Muitas são, Senhor, Deus meu, as maravilhas que tens operado e os teus pensamentos para conosco; ninguém há que se possa comparar a ti; eu quisera anunciá-los, e manifestá-los, mas são mais do que se podem contar”.
Aqui está uma amostra começando com o Salmo 103.
  • Perdão de todas as iniquidades
  • A cura de todas as enfermidades
  • Preservação das influências destrutivas.
  • Coroado com benignidade e ternura
  • Satisfeito com as coisas boas.
  • Renovação espiritual.
  • Amor, alegria, paz e justiça.
  • Vivificação espiritual ou poder sobre o pecado.
  • Liberdade espiritual da culpa.
  • Entendimento Espiritual e Iluminação.
  • Autoridade espiritual.
  • Discernimento espiritual.
  • Dons do Espírito.
  • Habilidades Divinas.
  • Esperança.
  • Riquezas espirituais nesta vida e que na vida porvir.
  • A vida eterna com uma morada projetada de acordo com os nossos desejos
Efésios 3:17-20 “que Cristo habite pela fé nos vossos corações, a fim de que, estando arraigados e fundados em amor, possais compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios até a inteira plenitude de Deus. Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera”
Agora, com tudo isso em mente, vamos voltar a Filemom e observar a Escritura que lemos. Ela deve ter um impacto maior sobre nós.
Filemom 1:6 “para que a comunicação da tua fé se torne eficaz, no pleno conhecimento de todo o bem que em nós há para com Cristo”.

III. Qual é o problema.

Com tudo isso, “Por que é que tantos cristãos vivem em um estado de derrota”?
É porque eles ignoraram o que eles têm em Cristo e focaram em seus fracassos e no que eles não têm mais do que na vitória que eles têm em Cristo?
Você gasta mais tempo pensando sobre suas falhas e pecados do que quem você é em Cristo, e no que Ele tem dado a você?
Provérbios 23:7 “Porque, como ele pensa consigo mesmo, assim é; ele te diz: Come e bebe; mas o seu coração não está contigo”.

IV. Passos práticos para comunicar a sua fé.

1. Medite todos os dias em quem você é Cristo e no que Ele fez por você.
Filipenses 4:8 “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”.
  • O que Deus está fazendo em sua vida que é de boa fama? Pense nisso e medite sobre isso até que esteja profundamente em seu coração.
  • Medite sobre quem você é em Cristo e no que Ele fez por você.
  • Medite em Seu poder e capacidade ilimitada para você.
  • Mantenha seus pensamentos em concordância com a palavra de Deus.
2 Coríntios 10:4-5 “pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas; derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo”
Anule cada pensamento que se levanta contra o conhecimento de Deus, por exemplo: Eu sou um perdedor, eu não posso fazer nada, a culpa, etc.
Salmos 1:1-3 “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite. Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará”.
2. Mantenha um diário do seu progresso espiritual.
  • Quais são as áreas que você obteve vitória?
  • Quando você experimentou respostas à oração?
  • Quais são seus objetivos em Cristo?
  • O que Cristo realizou em sua vida?
  • Que frutos do Espírito são evidentes em sua vida?
  • Anote quem você é em Cristo.
  • Reconheça tudo de bom que está em você em Cristo - este é um ponto de referência.
Quando Satanás vier, mostre a ele. Está escrito aqui. O inimigo quer que você esqueça o que Cristo realizou em sua vida, mas Deus quer que você esteja constantemente lembrando o que Ele tem feito. Não te esqueças de nenhum de seus benefícios.
3. Faça declarações de fé durante a adoração pessoal.
2 Coríntios 4:13 “Ora, temos o mesmo espírito de fé, conforme está escrito: Cri, por isso falei; também nós cremos, por isso também falamos”
Declare na fé, quem você é em Cristo, e o que Ele fez por você e o que você quer que ele faça. Davi praticava isso continuamente.
Salmos 107:21-22 “Dêem graças ao Senhor pela sua benignidade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens! Ofereçam sacrifícios de louvor, e relatem as suas obras com regozijo”!
Salmos 118:16-17 “A destra do Senhor se exalta, a destra do Senhor faz proezas. Não morrerei, mas viverei, e contarei as obras do Senhor”.
Leia várias porções desta passagem.
Estamos simplesmente trazendo nossa confissão em acordo com a Palavra de Deus.
4. Testifique aos outros o que Cristo está fazendo em sua vida e quem você é nEle.
Malaquias 3:16 “Então aqueles que temiam ao Senhor falaram uns aos outros; e o Senhor atentou e ouviu, e um memorial foi escrito diante dele, para os que temiam ao Senhor, e para os que se lembravam do seu nome”.
Salmos 66:16 “Vinde, e ouvi, todos os que temeis a Deus, e eu contarei o que ele tem feito por mim”.

Pr. Aldenir Araújo

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem