Onde está a vossa fé? Superando as decepções e as dificuldades da vidaTexto: Lucas 8:22-25

Introdução: Nesta mensagem de hoje, eu quero falar sobre o tipo de fé necessária para se tornar um vencedor em todas as situações da vida, de maneira que você não se encontre tão cansado que comece a perder o ânimo e a fé que Deus soprou em você.

Ilustração: A chuva cai sobre justos e injustos. Decepções e dificuldades fazem parte da vida.

Lucas 8:22-25 “Ora, aconteceu certo dia que entrou num barco com seus discípulos, e disse-lhes: Passemos à outra margem do lago. E partiram. Enquanto navegavam, ele adormeceu; e desceu uma tempestade de vento sobre o lago; e o barco se enchia de água, de sorte que perigavam. Chegando-se a ele, o despertaram, dizendo: Mestre, Mestre, estamos perecendo. E ele, levantando-se, repreendeu o vento e a fúria da água; e cessaram, e fez-se bonança. Então lhes perguntou: Onde está a vossa fé? Eles, atemorizados, admiraram-se, dizendo uns aos outros: Quem, pois, é este, que até aos ventos e à água manda, e lhe obedecem?"

Nesta situação, Jesus estava demonstrando aos Seus discípulos que Ele tinha poder e autoridade sobre todas as situações da vida. Se colocarmos nossa fé e confiança em Jesus, Ele estará atento a nós não importa o quão difícil ou angustiante as situações que enfrentamos parecem ser. Esta é a pergunta que eu quero lhe fazer hoje: "Onde está a sua fé em relação a tudo o que você está passando? Você já atingiu o ponto em que você não aguenta mais?”.

I. Situações da vida que provam a nossa fé.

Que tipo de situações e provações está provando a sua fé e parecem insuperáveis ​​aos seus olhos?
· Relacionamentos quebrados
· Promessas de Deus que ainda não se cumpriram
· Problemas emocionais
· Problemas familiares, filhos, etc.
· Problemas financeiros
· Dureza do caminho - Números 21:4
· Problemas conjugais
· Doença, morte.
Em cada uma dessas áreas somos suscetíveis à decepção, dificuldade e dor de cabeça. Onde está a sua fé em cada uma dessas áreas? Jesus nos deu autoridade e poder sobre todas as questões da vida. Ele quer que sejamos vencedores em tudo o que fazemos e o que vem em nossa direção.

João 16:33 "Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo"

O problema é que temos um inimigo que quer explorar as áreas em nossas vidas que estão nos causando mágoa, decepção e dificuldade. Seu objetivo é nos destruir e nos fazer perder a esperança.

II. O objetivo de Satanás.

Precisamos perceber que temos um inimigo com um objetivo. Sabemos que o objetivo dele é matar, destruir e roubar, mas ele também está tentando nos destruir.

Daniel 7:25 “Proferirá palavras contra o Altíssimo, e consumirá os santos do Altíssimo; cuidará em mudar os tempos e a lei; os santos lhe serão entregues na mão por um tempo, e tempos, e metade de um tempo”.

1. Objetivo de Satanás é nos destruir.
Esta escritura está falando do anticristo, que se manifestará na terra nos últimos dias antes da vinda de Cristo. Mas é importante saber que o espírito do anticristo já está entre nós e trabalha para esses mesmos objetivos.

O espírito do anticristo que está solto no mundo de hoje está tentando destruir os santos preciosos de Deus com o desânimo na névoa das várias provações e dificuldades da vida. Seu objetivo é começar a plantar as sementes da apostasia para que, quando chegar a hora, não teremos qualquer fé para recorrer. Seu objetivo é levar o maior número de santos possível a perder o coração e a fé, o que vai levar a apostasia. Ele quer arrastar o maior número com ele enquanto ele puder. A Bíblia nos diz que não devemos ser ignorantes aos seus ardis.

2 Coríntios 2:11 “... para que Satanás não leve vantagem sobre nós; porque não ignoramos as suas maquinações”.

2. Satanás se alimenta de nossas vulnerabilidades.
Lucas 4:13 “Assim, tendo o Diabo acabado toda sorte de tentação, retirou-se dele até ocasião oportuna”.
Sabemos que Satanás se alimenta de nossas fraquezas e se delícia em explorar os nossos pontos vulneráveis​​, então vamos olhar mais uma vez para essas áreas que têm o potencial de trazer cansaço para nossas vidas.
· Relacionamentos quebrados
· Promessas de Deus que não se cumpriram
· Problemas emocionais
· Problemas familiares, filhos, etc.
· Problemas financeiros
· Dureza do caminho - Números 21:4
· Problemas conjugais
· Doença, saúde ou morte.
Você se sente em perigo em qualquer uma dessas áreas? Você está prestes a perecer com a água em fúria sobre sua cabeça? Você está prestes a se afogar em suas mágoas por causa do desânimo ou decepção? você está se sentindo em qualquer uma dessas áreas? Você deve identificar a área onde você está vulnerável e usar o escudo da fé e o cinto de verdade contra ela. Satanás está disparando seus dardos inflamados, então é melhor você embraçar o seu escudo para proteger-se.

Efésios 6:13-16 “Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçando os pés com a preparação do evangelho da paz, tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno”.

III. Como aplicar o escudo da fé.

Agora que entendemos que temos um inimigo cruel e implacável que está tentando nos destruir, quais são algumas maneiras práticas em que podemos aplicar o escudo da fé contra ele?
O desejo de Deus para nossas vidas é nos levar da tribulação para a vitória.

1 João 5:4 “porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé”.

1. Compreender onde está a fonte de sua fé.
Hebreus 12:2 “fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus”.
A fonte da nossa fé está em Jesus Cristo e no que Ele fez por nós. Ele é o Autor e Consumador de nossa fé e estará sempre do nosso lado, não importa o que aconteça. Muitas vezes, em meio a dificuldades da vida o acusador dos irmãos vem a nós e tenta nos convencer de que somos indignos da ajuda de Deus em nossas vidas. Isto é uma mentira do inimigo para nos impedir de receber a ajuda que realmente precisa. Você tem que saber que, se Deus é por você, quem será contra você. Isto deve estar em seu coração muito fortemente.

Isaías 43:1-2 “Mas agora, assim diz o Senhor que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti”.

Isaías 40:31 “mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão”.

Muitos personagens bíblicos, que por um motivo ou outro se cansaram e desanimaram sobre suas situações na vida, mas no final se tornaram vencedores, porque eles sabiam onde estava a fé deles.
Moisés pediu a Deus para matá-lo em uma ocasião, quando o povo de Israel começou a queixar-se de comer maná o tempo todo. Moisés basicamente disse: "Se é para ser assim, por favor, me mata aqui e agora, porque esse fardo é muito pesado para carregar - Números 11:11-15. A preservação de Moisés estava no fato de que ele estava levando sua carga a fonte de sua fé.

Josué, o grande conquistador estava tão desanimado e deprimido ao ponto de desistir e desejar voltar ao deserto, onde não havia tantos inimigos. Mas ele levou o seu fardo a fonte de sua fé e foi lhe dito o que fazer e como superar - Josué 7:7. Devemos fazer o mesmo.

Não só temos o escudo da fé para nos proteger dos dardos inflamados de Satanás, mas também temos o cinto da verdade e a espada do Espírito, que se aplicam ao nosso arsenal espiritual.

Salmos 119:24-25 “Os teus testemunhos são o meu prazer e os meus conselheiros. A minha alma apega-se ao pó; vivifica-me segundo a tua palavra”.

Todos nós somos suscetíveis a várias situações que tentam nossa fé. Nenhum de nós está isento. Mas podemos estender a miséria da situação em nossas vidas quando não aplicamos a palavra de Deus à situação. Por outro lado, quando a Palavra de Deus é aplicada não só irá reviver o nosso espírito, mas vai começar a tornar os caminhos planos mais uma vez. Devemos tomar a palavra de Deus e aplicá-la à situação que está trazendo sofrimento em nossas vidas, não importa o quão fraco ou apático nos sentimos.

Romanos 10:17 “Assim, pois, a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”.
Jó compreendeu a importância de ser revivido de acordo com a palavra. Ele provavelmente já havia experimentado tanto sofrimento e desilusão como ninguém e seu testemunho foi que ele considerava a palavra de Deus mais valiosa do que a comida.

Jó 23:11-12 “Os meus pés se mantiveram nas suas pisadas; guardei o seu caminho, e não me desviei dele. Nunca me apartei do preceito dos seus lábios, e escondi no meu peito as palavras da sua boca”.

2. Temos de buscar o propósito de Deus e desenvolver o caráter do reino.
Romanos 8:28 “E sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”.

Todas as áreas mencionadas nesta mensagem representam oportunidades para o propósito de Deus nascer em nossas vidas, em um grau maior. Elas representam oportunidades para construir o caráter divino em nossas vidas. Quando abordamos essas situações com uma mentalidade do reino e um coração de fé, Deus é capaz de trazer alegria no meio da dificuldade. A alegria do Senhor é a nossa força, que neutraliza a tática de Satanás.

Romanos 5:3-4 “E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança, e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança”.
Quais são algumas das virtudes que Deus quer desenvolver em nossas vidas em meio a essas situações difíceis? Por exemplo: Relacionamentos quebrados, perdão, estilo de vida agitado, prioridades, problemas financeiros - princípio de dar e colocar o reino em primeiro lugar, etc.
Tiago 1:2-4 “Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma”.

Salmos 138:7-8 “Embora eu ande no meio da angústia, tu me revivificas; contra a ira dos meus inimigos estendes a tua mão, e a tua destra me salva. O Senhor aperfeiçoará o que me diz respeito. A tua benignidade, ó Senhor, dura para sempre; não abandones as obras das tuas mãos”.

3. Devemos encontrar satisfação na adversidade.
Filipenses 4:11-13 “Não digo isto por causa de necessidade, porque já aprendi a contentar-me com as circunstâncias em que me encontre. Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece”.

Quando somos capazes de encontrar contentamento; o escudo da fé, não só impede o inimigo de nos destruir, mas ele libera mais da provisão de Deus em meio às provações.

Filipenses 4:19 “Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus”.

Conclusão: Estes são alguns passos básicos para superar as decepções da vida e as dificuldades que você certamente irá experimentar de vez em quando.

Se você permitir que Deus trabalhe um propósito na sua vida, indo a Ele e à Sua palavra durante o tempo da dificuldade; você vai encontrar-se em um lugar de contentamento e como resultado, você vai ser o tipo de vencedor que você está destinado a ser e você vai ter derrotado a tentativa de Satanás de destrui-lo. Então, deixe-me perguntar-lhe mais uma vez: "Onde está a sua fé em relação a todas as dificuldades da vida?”.

Gálatas 6:9 “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido”.

Apocalipse 2:7 "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus”.


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Eu preparei um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

1 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. ESSAS MENSAGEM TEM EDIFICADO MUITO A MINHA VIDA
    MUITO AGRADECIDA A DEUS PELA SUA VIDA PASTOR

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem