Onde Está a Vossa fé? Superando as Decepções e as Dificuldades da vida

Onde está a vossa fé? Superando as decepções e as dificuldades da vidaTexto: Lucas 8:22-25

Introdução: Nesta mensagem de hoje, eu quero falar sobre o tipo de fé necessária para se tornar um vencedor em todas as situações da vida, de maneira que você não se encontre tão cansado que comece a perder o ânimo e a fé que Deus soprou em você.

Ilustração: A chuva cai sobre justos e injustos. Decepções e dificuldades fazem parte da vida.

Lucas 8:22-25 “Ora, aconteceu certo dia que entrou num barco com seus discípulos, e disse-lhes: Passemos à outra margem do lago. E partiram. Enquanto navegavam, ele adormeceu; e desceu uma tempestade de vento sobre o lago; e o barco se enchia de água, de sorte que perigavam. Chegando-se a ele, o despertaram, dizendo: Mestre, Mestre, estamos perecendo. E ele, levantando-se, repreendeu o vento e a fúria da água; e cessaram, e fez-se bonança. Então lhes perguntou: Onde está a vossa fé? Eles, atemorizados, admiraram-se, dizendo uns aos outros: Quem, pois, é este, que até aos ventos e à água manda, e lhe obedecem?"

Nesta situação, Jesus estava demonstrando aos Seus discípulos que Ele tinha poder e autoridade sobre todas as situações da vida. Se colocarmos nossa fé e confiança em Jesus, Ele estará atento a nós não importa o quão difícil ou angustiante as situações que enfrentamos parecem ser. Esta é a pergunta que eu quero lhe fazer hoje: "Onde está a sua fé em relação a tudo o que você está passando? Você já atingiu o ponto em que você não aguenta mais?”.

I. Situações da vida que provam a nossa fé.

Que tipo de situações e provações está provando a sua fé e parecem insuperáveis ​​aos seus olhos?
· Relacionamentos quebrados
· Promessas de Deus que ainda não se cumpriram
· Problemas emocionais
· Problemas familiares, filhos, etc.
· Problemas financeiros
· Dureza do caminho - Números 21:4
· Problemas conjugais
· Doença, morte.
Em cada uma dessas áreas somos suscetíveis à decepção, dificuldade e dor de cabeça. Onde está a sua fé em cada uma dessas áreas? Jesus nos deu autoridade e poder sobre todas as questões da vida. Ele quer que sejamos vencedores em tudo o que fazemos e o que vem em nossa direção.

João 16:33 "Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo"

O problema é que temos um inimigo que quer explorar as áreas em nossas vidas que estão nos causando mágoa, decepção e dificuldade. Seu objetivo é nos destruir e nos fazer perder a esperança.

II. O objetivo de Satanás.

Precisamos perceber que temos um inimigo com um objetivo. Sabemos que o objetivo dele é matar, destruir e roubar, mas ele também está tentando nos destruir.

Daniel 7:25 “Proferirá palavras contra o Altíssimo, e consumirá os santos do Altíssimo; cuidará em mudar os tempos e a lei; os santos lhe serão entregues na mão por um tempo, e tempos, e metade de um tempo”.

1. Objetivo de Satanás é nos destruir.
Esta escritura está falando do anticristo, que se manifestará na terra nos últimos dias antes da vinda de Cristo. Mas é importante saber que o espírito do anticristo já está entre nós e trabalha para esses mesmos objetivos.

O espírito do anticristo que está solto no mundo de hoje está tentando destruir os santos preciosos de Deus com o desânimo na névoa das várias provações e dificuldades da vida. Seu objetivo é começar a plantar as sementes da apostasia para que, quando chegar a hora, não teremos qualquer fé para recorrer. Seu objetivo é levar o maior número de santos possível a perder o coração e a fé, o que vai levar a apostasia. Ele quer arrastar o maior número com ele enquanto ele puder. A Bíblia nos diz que não devemos ser ignorantes aos seus ardis.

2 Coríntios 2:11 “... para que Satanás não leve vantagem sobre nós; porque não ignoramos as suas maquinações”.

2. Satanás se alimenta de nossas vulnerabilidades.
Lucas 4:13 “Assim, tendo o Diabo acabado toda sorte de tentação, retirou-se dele até ocasião oportuna”.
Sabemos que Satanás se alimenta de nossas fraquezas e se delícia em explorar os nossos pontos vulneráveis​​, então vamos olhar mais uma vez para essas áreas que têm o potencial de trazer cansaço para nossas vidas.
· Relacionamentos quebrados
· Promessas de Deus que não se cumpriram
· Problemas emocionais
· Problemas familiares, filhos, etc.
· Problemas financeiros
· Dureza do caminho - Números 21:4
· Problemas conjugais
· Doença, saúde ou morte.
Você se sente em perigo em qualquer uma dessas áreas? Você está prestes a perecer com a água em fúria sobre sua cabeça? Você está prestes a se afogar em suas mágoas por causa do desânimo ou decepção? você está se sentindo em qualquer uma dessas áreas? Você deve identificar a área onde você está vulnerável e usar o escudo da fé e o cinto de verdade contra ela. Satanás está disparando seus dardos inflamados, então é melhor você embraçar o seu escudo para proteger-se.

Efésios 6:13-16 “Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçando os pés com a preparação do evangelho da paz, tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno”.

III. Como aplicar o escudo da fé.

Agora que entendemos que temos um inimigo cruel e implacável que está tentando nos destruir, quais são algumas maneiras práticas em que podemos aplicar o escudo da fé contra ele?
O desejo de Deus para nossas vidas é nos levar da tribulação para a vitória.

1 João 5:4 “porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé”.

1. Compreender onde está a fonte de sua fé.
Hebreus 12:2 “fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus”.
A fonte da nossa fé está em Jesus Cristo e no que Ele fez por nós. Ele é o Autor e Consumador de nossa fé e estará sempre do nosso lado, não importa o que aconteça. Muitas vezes, em meio a dificuldades da vida o acusador dos irmãos vem a nós e tenta nos convencer de que somos indignos da ajuda de Deus em nossas vidas. Isto é uma mentira do inimigo para nos impedir de receber a ajuda que realmente precisa. Você tem que saber que, se Deus é por você, quem será contra você. Isto deve estar em seu coração muito fortemente.

Isaías 43:1-2 “Mas agora, assim diz o Senhor que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti”.

Isaías 40:31 “mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão”.

Muitos personagens bíblicos, que por um motivo ou outro se cansaram e desanimaram sobre suas situações na vida, mas no final se tornaram vencedores, porque eles sabiam onde estava a fé deles.
Moisés pediu a Deus para matá-lo em uma ocasião, quando o povo de Israel começou a queixar-se de comer maná o tempo todo. Moisés basicamente disse: "Se é para ser assim, por favor, me mata aqui e agora, porque esse fardo é muito pesado para carregar - Números 11:11-15. A preservação de Moisés estava no fato de que ele estava levando sua carga a fonte de sua fé.

Josué, o grande conquistador estava tão desanimado e deprimido ao ponto de desistir e desejar voltar ao deserto, onde não havia tantos inimigos. Mas ele levou o seu fardo a fonte de sua fé e foi lhe dito o que fazer e como superar - Josué 7:7. Devemos fazer o mesmo.

Não só temos o escudo da fé para nos proteger dos dardos inflamados de Satanás, mas também temos o cinto da verdade e a espada do Espírito, que se aplicam ao nosso arsenal espiritual.

Salmos 119:24-25 “Os teus testemunhos são o meu prazer e os meus conselheiros. A minha alma apega-se ao pó; vivifica-me segundo a tua palavra”.

Todos nós somos suscetíveis a várias situações que tentam nossa fé. Nenhum de nós está isento. Mas podemos estender a miséria da situação em nossas vidas quando não aplicamos a palavra de Deus à situação. Por outro lado, quando a Palavra de Deus é aplicada não só irá reviver o nosso espírito, mas vai começar a tornar os caminhos planos mais uma vez. Devemos tomar a palavra de Deus e aplicá-la à situação que está trazendo sofrimento em nossas vidas, não importa o quão fraco ou apático nos sentimos.

Romanos 10:17 “Assim, pois, a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”.
Jó compreendeu a importância de ser revivido de acordo com a palavra. Ele provavelmente já havia experimentado tanto sofrimento e desilusão como ninguém e seu testemunho foi que ele considerava a palavra de Deus mais valiosa do que a comida.

Jó 23:11-12 “Os meus pés se mantiveram nas suas pisadas; guardei o seu caminho, e não me desviei dele. Nunca me apartei do preceito dos seus lábios, e escondi no meu peito as palavras da sua boca”.

2. Temos de buscar o propósito de Deus e desenvolver o caráter do reino.
Romanos 8:28 “E sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”.

Todas as áreas mencionadas nesta mensagem representam oportunidades para o propósito de Deus nascer em nossas vidas, em um grau maior. Elas representam oportunidades para construir o caráter divino em nossas vidas. Quando abordamos essas situações com uma mentalidade do reino e um coração de fé, Deus é capaz de trazer alegria no meio da dificuldade. A alegria do Senhor é a nossa força, que neutraliza a tática de Satanás.

Romanos 5:3-4 “E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança, e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança”.
Quais são algumas das virtudes que Deus quer desenvolver em nossas vidas em meio a essas situações difíceis? Por exemplo: Relacionamentos quebrados, perdão, estilo de vida agitado, prioridades, problemas financeiros - princípio de dar e colocar o reino em primeiro lugar, etc.
Tiago 1:2-4 “Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma”.

Salmos 138:7-8 “Embora eu ande no meio da angústia, tu me revivificas; contra a ira dos meus inimigos estendes a tua mão, e a tua destra me salva. O Senhor aperfeiçoará o que me diz respeito. A tua benignidade, ó Senhor, dura para sempre; não abandones as obras das tuas mãos”.

3. Devemos encontrar satisfação na adversidade.
Filipenses 4:11-13 “Não digo isto por causa de necessidade, porque já aprendi a contentar-me com as circunstâncias em que me encontre. Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece”.

Quando somos capazes de encontrar contentamento; o escudo da fé, não só impede o inimigo de nos destruir, mas ele libera mais da provisão de Deus em meio às provações.

Filipenses 4:19 “Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus”.

Conclusão: Estes são alguns passos básicos para superar as decepções da vida e as dificuldades que você certamente irá experimentar de vez em quando.

Se você permitir que Deus trabalhe um propósito na sua vida, indo a Ele e à Sua palavra durante o tempo da dificuldade; você vai encontrar-se em um lugar de contentamento e como resultado, você vai ser o tipo de vencedor que você está destinado a ser e você vai ter derrotado a tentativa de Satanás de destrui-lo. Então, deixe-me perguntar-lhe mais uma vez: "Onde está a sua fé em relação a todas as dificuldades da vida?”.

Gálatas 6:9 “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido”.

Apocalipse 2:7 "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus”.

1 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. ESSAS MENSAGEM TEM EDIFICADO MUITO A MINHA VIDA
    MUITO AGRADECIDA A DEUS PELA SUA VIDA PASTOR

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem