Andando pela Fé

Andando pela Fé
Texto: Gênesis 12:1-7 
Introdução: Quando nos tornamos cristãos, somos salvos pela fé, e Deus tem a intenção de desenvolver continuamente cada um de nós segundo a Sua vontade (Efésios 2:8-9). 
À medida que crescemos na fé, todos nós vamos tropeçar e falhar às vezes, mas é essencial lembrar que o caminho de nosso crescimento não é uma linha reta para cima. Deus quer usar nossos altos e baixos para nos ajudar a progredir.

I. Abraão é muitas vezes chamado de "Pai da Fé", porque ele foi chamado a partir de uma sociedade totalmente pagã, para um relacionamento com Deus.

Ele é um exemplo perfeito do que significa viver uma vida de crescimento, amadurecimento da fé.[post_ad]Como nós, ele não era um homem perfeito. Muitas vezes, ele não conseguiu seguir, confiar ou esperar em Deus. No entanto, o Pai tratou gentilmente com Abraão e manteve as muitas promessas feitas ao Seu servo.

II. Os requisitos para caminhar na fé

A. Aprenda a ouvir a Deus
1. Temos de ser capazes de discernir quando Deus está falando para nós, quer diretamente ou através de Sua Palavra. Se nós não entendemos, nós não podemos conhecer a Sua vontade para nossas vidas.
2. Cada vez que Deus falava com Abraão, o patriarca parava e construía um altar para marcar o evento (Gn 12:7-8). Da mesma forma, cada vez que ouvimos Deus falando conosco, seria sábio "construir um altar" nas margens de nossas Bíblias, um lembrete textual da sabedoria ou a direção que temos recebido.
3. Devemos começar cada dia e orar: "Senhor, se o Senhor tem algo a dizer para mim, fale ao meu coração hoje; estou ouvindo" Ele está tão disposto e pronto para nos falar como Ele falava com Abraão.
B. Aprenda a obedecer a Deus
1. Deus instruiu Abraão, dizendo: "Sai da tua terra, da tua parentela", mas Abraão não obedeceu completamente estas instruções (Gn 12:1). Em vez disso, ele levou seu sobrinho, Ló, junto com sua família. O resultado dessa desobediência foi a contenda na família e a eventual chegada de Ló na cidade condenada de Sodoma.
2. Abraão também desobedeceu ao Senhor, quando ele levou sua família para o Egito para escapar da fome. No entanto, Deus usou esse erro para ensinar uma lição de obediência a Abraão e, em Sua graça, abençoou-o com tudo o que precisava.
3. Devemos ser totalmente obedientes a Deus porque a obediência parcial e a desobediência é a mesma coisa. Eles sempre trazem consequências para ajudar-nos aprender a seguir plenamente a Sua vontade.
C. Aprenda a depender de Deus
1. Jesus nunca insistiu em que os discípulos Lhe obedecem. Em vez disso, Ele instruiu-os a confiar nele e ter fé em Deus. Ele sabia que a confiança criaria obediência porque as duas andam naturalmente juntas.
2. Quando não confiamos em Deus, não estamos dependendo Dele. Como resultado, começamos a sentir que somos capazes de lidar com as coisas por conta própria, e começamos a se afastar dele, e ir na direção errada.
D. Aprenda a esperar em Deus
1. Abraão não soube esperar no Senhor a respeito de seu filho prometido. Ele seguiu a sugestão de sua esposa e teve um filho com sua serva, Hagar. Essa impaciência começou um conflito que ainda estamos lidando com ele hoje!
2. A Bíblia diz claramente que Deus age em favor daqueles que esperam nEle (Isaías 64:4). A única maneira que podemos aprender a fazer isso é confiar em Deus e crer que Ele está sempre trabalhando em nossos melhores interesses.
3. Quando esperamos, nós reconhecemos seu senhorio em nossas vidas, e nossa fé confiante se torna um ato de adoração genuína.
E. Aprenda a reconhecer, arrepender-se, e beneficiar-se com as falhas da fé.
1. Deus usa os nossos erros para nos fazer crescer na fé, o que torna possível para que Ele nos dê oportunidades ainda maiores para demonstrar isso.
2. Abraão foi capaz de oferecer Isaque como sacrifício, porque ele foi submetido a muitos anos de desenvolvimento espiritual aprendeu a obediência absoluta de que o Senhor requer.
 
Conclusão: A vida no seu melhor é uma vida de fé, não há substituto. Como crentes, estamos aprendendo a ouvir a Deus e obedecer-Lhe, a depender dele e esperar o tempo dele. É uma vida que só pode ter depois de confiar em Jesus Cristo como Senhor e Salvador. E não importa que circunstâncias ou dificuldades que enfrentamos, não há como perder quando confiamos em Deus.

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Andando pela Fé Reviewed by Aldenir Araujo on terça-feira, fevereiro 28, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.