Andando pela Fé

Andando pela Fé
Texto: Gênesis 12:1-7 
Introdução: Quando nos tornamos cristãos, somos salvos pela fé, e Deus tem a intenção de desenvolver continuamente cada um de nós segundo a Sua vontade (Efésios 2:8-9). 
À medida que crescemos na fé, todos nós vamos tropeçar e falhar às vezes, mas é essencial lembrar que o caminho de nosso crescimento não é uma linha reta para cima. Deus quer usar nossos altos e baixos para nos ajudar a progredir.

I. Abraão é muitas vezes chamado de "Pai da Fé", porque ele foi chamado a partir de uma sociedade totalmente pagã, para um relacionamento com Deus.

Ele é um exemplo perfeito do que significa viver uma vida de crescimento, amadurecimento da fé.[post_ad]Como nós, ele não era um homem perfeito. Muitas vezes, ele não conseguiu seguir, confiar ou esperar em Deus. No entanto, o Pai tratou gentilmente com Abraão e manteve as muitas promessas feitas ao Seu servo.

II. Os requisitos para caminhar na fé

A. Aprenda a ouvir a Deus
1. Temos de ser capazes de discernir quando Deus está falando para nós, quer diretamente ou através de Sua Palavra. Se nós não entendemos, nós não podemos conhecer a Sua vontade para nossas vidas.
2. Cada vez que Deus falava com Abraão, o patriarca parava e construía um altar para marcar o evento (Gn 12:7-8). Da mesma forma, cada vez que ouvimos Deus falando conosco, seria sábio "construir um altar" nas margens de nossas Bíblias, um lembrete textual da sabedoria ou a direção que temos recebido.
3. Devemos começar cada dia e orar: "Senhor, se o Senhor tem algo a dizer para mim, fale ao meu coração hoje; estou ouvindo" Ele está tão disposto e pronto para nos falar como Ele falava com Abraão.
B. Aprenda a obedecer a Deus
1. Deus instruiu Abraão, dizendo: "Sai da tua terra, da tua parentela", mas Abraão não obedeceu completamente estas instruções (Gn 12:1). Em vez disso, ele levou seu sobrinho, Ló, junto com sua família. O resultado dessa desobediência foi a contenda na família e a eventual chegada de Ló na cidade condenada de Sodoma.
2. Abraão também desobedeceu ao Senhor, quando ele levou sua família para o Egito para escapar da fome. No entanto, Deus usou esse erro para ensinar uma lição de obediência a Abraão e, em Sua graça, abençoou-o com tudo o que precisava.
3. Devemos ser totalmente obedientes a Deus porque a obediência parcial e a desobediência é a mesma coisa. Eles sempre trazem consequências para ajudar-nos aprender a seguir plenamente a Sua vontade.
C. Aprenda a depender de Deus
1. Jesus nunca insistiu em que os discípulos Lhe obedecem. Em vez disso, Ele instruiu-os a confiar nele e ter fé em Deus. Ele sabia que a confiança criaria obediência porque as duas andam naturalmente juntas.
2. Quando não confiamos em Deus, não estamos dependendo Dele. Como resultado, começamos a sentir que somos capazes de lidar com as coisas por conta própria, e começamos a se afastar dele, e ir na direção errada.
D. Aprenda a esperar em Deus
1. Abraão não soube esperar no Senhor a respeito de seu filho prometido. Ele seguiu a sugestão de sua esposa e teve um filho com sua serva, Hagar. Essa impaciência começou um conflito que ainda estamos lidando com ele hoje!
2. A Bíblia diz claramente que Deus age em favor daqueles que esperam nEle (Isaías 64:4). A única maneira que podemos aprender a fazer isso é confiar em Deus e crer que Ele está sempre trabalhando em nossos melhores interesses.
3. Quando esperamos, nós reconhecemos seu senhorio em nossas vidas, e nossa fé confiante se torna um ato de adoração genuína.
E. Aprenda a reconhecer, arrepender-se, e beneficiar-se com as falhas da fé.
1. Deus usa os nossos erros para nos fazer crescer na fé, o que torna possível para que Ele nos dê oportunidades ainda maiores para demonstrar isso.
2. Abraão foi capaz de oferecer Isaque como sacrifício, porque ele foi submetido a muitos anos de desenvolvimento espiritual aprendeu a obediência absoluta de que o Senhor requer.
 
Conclusão: A vida no seu melhor é uma vida de fé, não há substituto. Como crentes, estamos aprendendo a ouvir a Deus e obedecer-Lhe, a depender dele e esperar o tempo dele. É uma vida que só pode ter depois de confiar em Jesus Cristo como Senhor e Salvador. E não importa que circunstâncias ou dificuldades que enfrentamos, não há como perder quando confiamos em Deus.

Pr. Aldenir Araújo
Andando pela Fé Andando pela Fé Reviewed by Aldenir Araujo on fevereiro 28, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Tecnologia do Blogger.