A resposta de Davi aos problemasTexto: Salmo 55:1-23 (v. 7) Profeticamente - Tribulação (vs. 3, 6, 8, 20).
 
Introdução: Este Salmo foi escrito por Davi quando ele estava fugindo da rebelião de Absalão. Os problemas eram abundantes em sua vida - problemas perseguição (vs. 3-7); problemas pessoais (vs. 12-13); problemas reais.
 
Davi reconheceu que sua provação era permissão de Deus (2 Samuel 16:10-11). Algumas pessoas pensam que o problema é a falta de algum indivíduo em sua vida. Na superfície, pode parecer que sim, mas a questão vai além de qualquer relacionamento humano. O problema não é um problema entre você e outra pessoa. O problema é uma questão entre você e Deus. Deus instiga problemas.
[post_ad]
A tentação é a de tentar fugir de seus problemas. Isto é o que Davi está dizendo nos versos 6-8. Nossos problemas vão nos seguir, onde quer que corramos ou voamos. Como vencer os problemas?
 
Como responder aos problemas:

I. Faça da oração uma prioridade (vs. 1, 2, 16, 17).

A. Onde você vai pedir ajuda?
B. Como ele orou:
1. Frequentemente (3 horários regulares). Você tem momentos de oração regulares?
2. Fervorosamente (Ele clamou em voz alta). São as suas orações fervorosas?

II. Lembre-se da fidelidade de Deus no passado (vs. 18-19).

A. O versículo 19, "... preside desde a eternidade..." é uma velha expressão hebraica que significa "Deus não muda"; "Deus ainda está no trono".
B. O que Deus fez para você no passado? Ele pode fazer isso de novo!

III. Lança o teu fardo sobre o Senhor (v. 22).

A. Um fardo para nós fazer sobressair - "Teu fardo" - denota que o fardo de cada um é diferente. Perspectiva – O fardo é um presente. É um presente de Deus para nos fazer melhor. Deus nunca dá nada para prejudicá-lo. Deus só nos dá coisas que irão nos beneficiar.
B. Um dever de nos envolver - "Lança o teu fardo sobre o Senhor..." - Três respostas possíveis aos fardos (problemas):
1. Você pode tentar fugir do seu fardo (problemas) como Davi.
2. Você pode se esmorecer sob o peso do seu fardo - "A ansiedade no coração do homem o abate..." (Provérbios 12:25).
3. Você pode lançá-lo de volta de onde veio. Davi não pediu para ser rei. Deus o fez rei. Então Davi lança todos os problemas de ser rei de volta ao Senhor.
C. Uma promessa para nos incentivar - "... ele te sustentará..." Ele cuida das flores / pássaros. Você não tem mais valor do que eles?
 
Conclusão: Se o seu corpo sofre dor e sua saúde você não pode recuperar, e sua alma está quase afundando em desespero; Jesus conhece a dor que você sente, Ele pode salvar e ele pode curar – “Leve o seu fardo ao Senhor e deixe-o lá!”.
Quando os inimigos atacam e seu coração começa a falhar, não se esqueça de que Deus no céu, responde às orações, Ele fará um caminho para você e vai guiá-lo com segurança - "Leve o seu fardo ao Senhor e deixe-o lá!”.
 
Pr. Aldenir Araújo