Sermão de Natal 2013: A Visita Dos Magos

Sermão de Natal 2013: A visita dos MagosTexto: Mateus 2:1-12
 
Introdução: Uma das histórias fascinantes relacionadas com o nascimento de Cristo foi a visita dos magos. Nós não podemos dizer o quão longe eles viajaram. Viajar era extremamente difícil naqueles tempos. Havia rios para atravessar, desertos sem caminhos para penetrar e talvez montanhas para atravessar, mas eles não foram impedidos pelas dificuldades ou os perigos do caminho.
 
Onde quer que a história do nascimento de Jesus é contada, também é mencionado esses homens estranhos de alguma terra distante que trouxeram presentes para o menino Jesus.
 
A história vem a nós somente no evangelho de Mateus. Tudo o que sabemos sobre os Magos encontramos no capítulo 2. Eles aparecem no versículo 1 e desaparecem no versículo 12, deixando para trás muitas perguntas sem respostas.
 
Mateus nos apresenta três tipos de pessoas e como cada uma delas reagiu à notícia sobre o nascimento messiânico. Cada resposta revela-nos o tipo de pessoa que eram.

1. O rei Herodes

A. A resposta de Herodes foi carnal. O Novo Testamento diz que ele era um inseguro, tirano e um líder assassino.

B. Ele percebeu o nascimento de Jesus como uma ameaça. Ele tentou matar a criança e com isso mandou assassinar todos os meninos em Belém e seus arredores.

C. Herodes estava muito perto da verdade, mas perdeu porque sua mentalidade carnal ficou entre ele e o Messias.

2. Os escribas

A. Os escribas eram apáticos. O fato de que Belém estava a apenas 6 quilômetros de distância de Jerusalém, nenhum deles fez uma visita confirma isso.

B. Os escribas eram um grupo formado por fariseus e saduceus. Eles eram os intérpretes das Escrituras.

C. O mais apaixonado muitas vezes não é o que tem mais conhecimento da Escritura, mas a pessoa que aprendeu a viver em conformidade com as escrituras.

3. Os Magos

A. Ao contrário de Herodes e os escribas que tinham acesso à Escritura, os Magos responderam ao sinal com o coração aberto.

B. Embora fossem as pessoas mais intelectuais da época, não hesitaram em reconhecer a superioridade de Jesus.

C. Mateus escreve que os Magos adoraram a Jesus, porque o que mais importa é a maneira pela qual eles responderam a descoberta.
 
Conclusão: Jesus é a Palavra encarnada de Deus (João 1:14). À luz do mesmo modo como reagimos à palavra de Deus, da mesma forma iriamos responder a Jesus se ele nascesse entre nós hoje. Deixe-me desenhar três implicações na conclusão.
 
O cristão carnal - Como Herodes ele está preocupado apenas com as coisas terrenas. Eles resistem à correção, anseiam por poder e veem os outros como uma ameaça.
 
O cristão apático - Ele tem um conhecimento apenas de cabeça da escritura. Mas trata a palavra de Deus de qualquer maneira, gosta de mostrar seus conhecimentos, é rápido para julgar os outros.
 
O cristão de coração aberto - Embora possa não possuir uma grande quantidade de conhecimento intelectual sobre as escrituras, ele está aberto à correção. Cristo é o Senhor da sua vida.

1 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. No ponto tres,OS REIS MAGOS, nao tem nenhuma referencia bíblica que sustente para afirmar que foram reis. Eles, de fato nao foram reis, eles eram pessoas que estudavam as estrelas, o espacio, especie de astrólogos de nossos dias.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem