Contagem regressiva para o julgamento Parte 3: A prova final

Contagem regressiva para o julgamento Parte 3: A prova finalTexto: 1 Coríntios 3:5-15

Introdução: Você sabia que todos nós temos mais uma prova para enfrentar?

Esta prova final será avaliar a qualidade do trabalho que temos feito para o Senhor.

1. O plano de Deus é recompensar seus seguidores.

A. Exemplos do Antigo Testamento: Foi prometida a Abraão uma grande recompensa (Gênesis 15:1). E o salmista fala dos benefícios colhidos por guardar os mandamentos de Deus (Salmo 19:7-8, 11).
[post_ad]
B. Exemplos do Novo Testamento: A perseguição nos fará ganhar uma grande recompensa (Mateus 5:10-12). Jesus advertiu que se fizermos o nosso trabalho para ser louvado pelos homens, não teremos a recompensa de Deus Pai. Por causa da motivação errada, a honra que recebemos na terra é a nossa plena recompensa (Mateus 6:1-4).

2. O plano de Deus é nos recompensar individualmente.

A. Paulo sabia que embora ele e Apolo tivessem trabalhado com o mesmo objetivo, cada homem seria recompensado de acordo com o trabalho que tinha feito.
B. Deus não vai reconhecer o trabalho das igrejas como um todo, mas sim vai honrar os membros individualmente. Toda vez que realizamos uma boa ação com um motivo piedoso, ganhamos recompensas celestiais (1 Coríntios 4:5).

3. O plano de Deus é que construamos uma vida digna de recompensa.

A. O fundamento da nossa vida é a salvação em Cristo (1 Coríntios 3:11). Exemplos: as estacas de aço de um edifício alto, uma base teológica forte para o ministério.
B. A estrutura é construída com os nossos atos.
C. Os materiais de construção podem variar em qualidade (Hebreus 9:27). Atos dignos são como ouro, prata e pedras preciosas. Estas são ações que fazem parte de uma vida cristã piedosa. Atos inúteis são como madeira, feno e palha. Estes incluem escolhas pecaminosas, oportunidades perdidas de ser amável, e os atos realizados com motivos impuros.

4. O plano de Deus é por a prova as nossas obras (Apocalipse 1:12-17, 2:18-23).

A. A nossa salvação é garantida, mas nossas obras serão avaliadas (1 Coríntios 3:13-15). Nós vamos estar diante do Senhor e dar conta de nossas vidas.
B. Jesus vai nos julgar à luz de três coisas:
- Quanta verdade nós conhecemos?
- Quantas oportunidades nós tivemos?
- O que fizemos com o que Deus nos deu?
C. O objetivo do fogo divino é destruir nossas obras sem valor. Então Deus enxugará as lágrimas dos nossos olhos e nos recompensará pelas boas obras.

Conclusão: A maioria das pessoas sabe a importância do planejamento para o futuro. Infelizmente, muitos não conseguem ajuntar os tesouros celestes que um viver piedoso produz. Não espere até que seja tarde demais.

Peça a Deus para direcionar seus pensamentos e ações diariamente.

Procure honrá-Lo em tudo que você faz. Então, no dia da prova final, você vai passar no teste e receber recompensas eternas.

Veja também: 


Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!