As façanhas de uma boa mãeTexto: Ezequiel 19: 10 diz: "Tua mãe era como uma videira plantada junto às águas; ela frutificou, e encheu-se de ramos, por causa das muitas águas"

Introdução: A "mãe" mencionada neste versículo é uma referência direta a Israel. A nação de Israel é muitas vezes referida nas Sagradas Escrituras como a videira frutífera e cheia de galhos. Por outro lado, pode fazer referência a uma mãe.

Elas também produzem bons frutos, o que resulta em louvor a Deus, ou maus frutos, que traz opróbrio a causa de Cristo.

I. Ela disciplina e corrige. 

Provérbios 29:15 diz: "A vara e a repreensão dão sabedoria; mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe"

O tipo da mãe que o Senhor elogia em Sua Palavra, é a que não permite que qualquer coisa tenha lugar em casa. Ela espera e exige coisas positivas de seus filhos.

Muitas mães não têm expectativas elevadas o suficiente para os seus filhos. Está em harmonia com as Escrituras a mãe disciplinar seus filhos, pois Deus faz isso com seus filhos. As Escrituras nos dizem que Deus, "corrige ao que ama, e açoita a todo o que recebe por filho" (Hebreus 12:6).

II. Ela confia no libertador.

Ana no Antigo Testamento é um excelente exemplo de uma mãe que confiou em Deus, até mesmo ao ponto de entregar seu filho para o Senhor e Sua obra (1 Samuel 1: 11).

A mãe do velho pregador metodista, João Wesley, disse o seguinte. Ela foi questionada sobre seu filho decidir ir como missionário para a Geórgia. Susana Wesley disse: "Se eu tivesse uma centena de filhos, eu estaria feliz em vê-los todos envolvidos em uma obra abençoada, embora eu possa não vê-los mais neste mundo" Essa é uma mulher com muita fé!

III. Ela ensina o livro confiável.

Sábia é que a mãe que ensina a Palavra de Deus aos seus pequeninos. É impossível começar muito cedo a ler a Bíblia para eles, no entanto, quando eles estão mais velhos e mais maduros, então você pode começar a explicar-lhes as Escrituras. Davi, o salmista disse: "Tua Palavra Guardo no meu coração, para eu não pecar contra ti" (Salmo 119:11).

IV. Ela triunfa na dificuldade.

Êxodo 2:3 fala de quanta pressão estava sobre Joquebede, à mãe de Moisés.

As crianças estavam sendo mortas; por isso ela sabia que devia fazer alguma coisa. Moisés, como uma criança pequena foi colocado em um cesto e colocado no rio, finalmente termina na casa da filha de Faraó, para ser cuidado até a idade adulta. A mãe de Moisés, na providência de Deus, foi escolhida e paga para cuidar e cuidar de seu próprio filho.

Deus é soberano sobre as circunstâncias.

V. Ela conta a querida história. 

(A história de amor de Cristo).

VI. Ela assusta o diabo 

- Incomoda o diabo quando ele vê a mãe de joelhos orando por seus filhos.

Leia também: As qualidades de uma mãe piedosa