Não há ninguém semelhante a ti

Não há ninguém semelhante a tiTexto: 2 Samuel 7:18-22
Verso 22: “Portanto és grandioso, ó Senhor Jeová, porque ninguém há semelhante a ti, e não há Deus senão tu só, segundo tudo o que temos ouvido com os nossos ouvidos”.
Introdução: Se formos honestos, vamos admitir que não há ninguém como o nosso Pai celestial.
Ele é um Deus tremendo e ele cuida de nós. Podemos buscar encontrar outras fontes de alegria e força neste mundo, mas não seremos saciados por essas fontes mundanas.
Deus é nosso Pai todo-suficiente e Ele é tudo o que precisamos. Seu objetivo é levar-nos para onde Ele está, isso é tudo o que queremos![post_ad]De que forma é o nosso Deus maravilhoso e mais suficiente para as nossas necessidades do que qualquer outra fonte mundana?

Por que o nosso louvor a Deus é, "não há ninguém semelhante a ti"?

I. Não há ninguém mais verdadeiro.

Jeremias 10:1-10 “Ouvi a palavra que o Senhor vos fala a vós, ó casa de Israel. Assim diz o Senhor: Não aprendais o caminho das nações, nem vos espanteis com os sinais do céu; porque deles se espantam as nações, pois os costumes dos povos são vaidade; corta-se do bosque um madeiro e se lavra com machado pelas mãos do artífice. Com prata e com ouro o enfeitam, com pregos e com martelos o firmam, para que não se mova. São como o espantalho num pepinal, e não podem falar; necessitam de quem os leve, porquanto não podem andar. Não tenhais receio deles, pois não podem fazer o mal, nem tampouco têm poder de fazer o bem. Ninguém há semelhante a ti, ó Senhor; és grande, e grande é o teu nome em poder. Quem te não temeria a ti, ó Rei das nações? pois a ti se deve o temor; porquanto entre todos os sábios das nações, e em todos os seus reinos ninguém há semelhante a ti. Mas eles todos são embrutecidos e loucos; a instrução dos ídolos é como o madeiro. Trazem de Társis prata em chapas, e ouro de Ufaz, trabalho do artífice, e das mãos do fundidor; seus vestidos são de azul e púrpura; obra de peritos são todos eles. Mas o Senhor é o verdadeiro Deus; ele é o Deus vivo e o Rei eterno, ao seu furor estremece a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação”.

Verso 6 “Ninguém há semelhante a ti, ó Senhor; és grande, e grande é o teu nome em poder”.

Olhe a resposta de Jeremias à veracidade de Deus. Ele denuncia a adoração de falsos deuses e ele exalta a adoração e respeito pela verdade e ao Deus vivo.
Todo mundo adora alguma coisa. Todo mundo pega o que seus deuses serão.
Quem ou o que é o seu Deus?
Qual é a sua resposta a veracidade de Deus? Deve ser "não há ninguém semelhante a ti"

II. Não há ninguém mais Santo.

1 Samuel 2:1-2 “Então Ana orou, dizendo: O meu coração exulta no Senhor; o meu poder está exaltado no Senhor; a minha boca dilata-se contra os meus inimigos, porquanto me regozijo na tua salvação. Ninguém há santo como o Senhor; não há outro fora de ti; não há rocha como a nosso Deus”.

Verso 2: “Ninguém há santo como o Senhor; não há outro fora de ti; não há rocha como a nosso Deus”.

Olhe a resposta de Ana a santidade de Deus. Ela se alegrou no Senhor, ela exaltou o Senhor, ela espalhou a Boa Nova do Senhor e de Sua salvação.
Qual é a sua resposta a santidade de Deus? Deve ser "não há ninguém semelhante a ti"

III. Não há ninguém Maior.

1 Crônicas 17:16-20 “Então entrou o rei Davi, sentou-se perante o Senhor, e disse: Quem sou eu, ó Senhor Deus, e que é a minha casa, para que me tenhas trazido até aqui?, E isto foi pouco aos teus olhos, O Deus; também falaste da casa do teu servo para tempos distantes, e me consideras como a um homem ilustre, ó Senhor Deus. Que mais te dirá Davi, acerca da honra feita ao teu servo? pois tu bem conheces o teu servo. O Senhor! por amor do teu servo, e segundo o teu coração, fizeste todas estas grandezas, tornando conhecidas todas estas grandes coisas. O Senhor, ninguém há semelhante a ti, e não há Deus fora de ti, segundo tudo quanto ouvimos com os nossos ouvi os”.

Verso 20: “O Senhor, ninguém há semelhante a ti, e não há Deus fora de ti, segundo tudo quanto ouvimos com os nossos ouvi os”.

Olhe a resposta de Davi à grandeza de Deus. Ele se humilhou, ele agradeceu, ele adorou.
Qual é a sua resposta à grandeza de Deus? Deve ser "não há ninguém semelhante a ti"

IV. Não há ninguém mais Misericordioso.

Salmo 86:6-13 “Dá ouvidos, Senhor, à minha oração, e atende à voz das minhas súplicas. No dia da minha angústia clamo a ti, porque tu me respondes. Entre os deuses nenhum há semelhante a ti, Senhor, nem há obras como as tuas. Todas as nações que fizeste virão e se prostrarão diante de ti, Senhor, e glorificarão o teu nome. Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e andarei na tua verdade; dispõe o meu coração para temer o teu nome. Louvar-te-ei, Senhor Deus meu, de todo o meu coração, e glorificarei o teu nome para sempre. Pois grande é a tua benignidade para comigo, e livraste a minha alma das profundezas do Seol. Pois grande é a tua benignidade para comigo, e livraste a minha alma das profundezas do Seol”.

Verso 8: “Entre os deuses nenhum há semelhante a ti, Senhor, nem há obras como as tuas”.

Olhe para a resposta de Davi à misericórdia de Deus. Ele estava orando. Ele estava confiante da resposta de Deus às suas orações. Ele estava submisso à vontade de Deus. Ele estava quebrantado. Ele adorou e agradeceu pelo livramento de Deus do inferno.
Qual é a sua resposta à misericórdia de Deus? Deve ser "não há ninguém semelhante a ti"

Conclusão:
Qual é a sua resposta a veracidade de Deus?
Qual é a sua resposta a santidade de Deus?
Qual é a sua resposta à grandeza de Deus?
Qual é a sua resposta à misericórdia de Deus?
O que você vai fazer esta semana porque você serve ao verdadeiro Deus vivo?
O que você vai fazer esta semana, porque o seu Deus é santo e Ele quer que você seja santo?
O que você vai fazer esta semana, porque o seu Deus é grande e Ele faz grandes coisas para você?
O que você vai fazer esta semana, porque o seu Deus é misericordioso e você está perdoado e você terá uma segunda chance e você tem uma casa no céu?
Nossa resposta deve ser: "Não há ninguém semelhante a ti"

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!