A fórmula de Deus para o Sucesso Espiritual

A fórmula de Deus para o Sucesso EspiritualTexto: Juízes 6:1-7:23
Introdução: Nos capítulos 6 e 7 juízes, nós temos uma história de sucesso espiritual. E a história é o sucesso de alguém que, aos olhos do mundo, não poderia ser bem sucedido. Mas o Senhor normalmente trabalha dessa maneira. Ele pega alguém que não pode ser bem sucedido, aos olhos do mundo, e Ele faz dele um sucesso para ele.
Israel está nas mãos dos midianitas e isso acontece durante sete anos. Israel fez o que era mal aos olhos do Senhor, como podemos notar na primeira parte do capítulo seis (6:1).
Durante esse tempo, Deus usou juízes para liderar o seu povo. A coisa interessante sobre esses juízes é que nenhuns dos libertadores escolhidos tinham nada de que se gloriar na carne.

Gideão era o caçula de uma família obscura na menor tribo de Israel (6:15-16), mas Deus decidiu que ele poderia usá-lo naquele momento. Quando Deus quer usar alguém, tudo o que essa pessoa precisa fazer é estar disposto e Deus vai usá-los, independentemente de qualquer outra pessoa pensar que ele pode ser usado ​​ou não.

Olhe para 1 Coríntios 1 :27-28 comigo. Você vê, Deus pode usar um "nada" que está disposto a ser usado. Isso é o sucesso espiritual.

Precisamos de mais cristãos espiritualmente de sucesso. Eu acho que um dos principais problemas é que muitas pessoas não pensam que Deus pode usá-los. Mas Deus usou Gideão, o caçula de uma família obscura na menor tribo de Israel, e Ele pode usar você. Assim, vemos que ser espiritualmente bem sucedido não está dentro de nós mesmos, é de Deus.

Para ser bem sucedido espiritualmente devemos aplicar a fórmula de Deus para o sucesso.

Se você deseja sucesso espiritual não tente a fórmula do mundo. Isso não vai levar a qualquer lugar no reino de Deus. O sucesso espiritual vem por princípios espirituais e eles funcionam independentemente da capacidade, riqueza ou popularidade ou a falta dela. Eles funcionam porque Deus trabalha neles.

Uma vez que Gideão percebeu isso ele aplicou a fórmula de Deus para o sucesso e ele começou a trabalhar para realizar o que Deus queria que realizasse. Sim, a fórmula bíblica inclui trabalho, trabalhar para o Senhor.

O dicionário é o único lugar onde o "sucesso" é encontrado antes de "trabalho". Deus quer que nós trabalhemos, mas Ele quer que trabalhemos da Sua maneira.

Vamos observar o sucesso de Gideão e a fórmula de Deus para ele.

I. Gideão conversou com o senhor. (6:11-23)

Este é sempre o passo número um para o sucesso espiritual. Você deve entrar em contato com o Senhor. Muitas vezes decidimos o que vamos fazer e pedir a Deus que abençoe quando deveríamos perguntar a Deus primeiro o que Ele quer que façamos.
1. Ele largou o que estava fazendo. (V.11)
Quando chegou a hora de falar com o Senhor, Gideão deixou o que ele estava fazendo. Você vê, quando o Senhor fala com você e quando é hora de você falar com ele, não importa o que você está fazendo, a coisa mais importante é entrar em contato com Deus.
2. Ele duvidou do controle de Deus. (Vv.12-14)
Gideão teve dificuldade em acreditar que Deus poderia usá-lo. Aqui vemos um agricultor malhando o trigo no lagar, o caçula de uma família obscura na menor tribo de Israel e o anjo do Senhor o chamou de "homem valoroso!"
Você pode imaginar as dúvidas de Gideão. O que não percebemos é que, quando nos entregamos ao Senhor, Ele luta por nós e todos nós somos homens valentes.
3. Ele revelou sua fraqueza. (V.15)
Gideão disse ao Senhor que ele não achava que ele poderia fazer o trabalho que o Senhor queria que fosse feito. Eu não acho que eu sou o homem certo para o trabalho é o que Gideão estava insinuando. Mas se Deus está no que vamos fazer, podemos ter sucesso.
4. Ele determinou com quem ele estava falando. (Vv. 16-23) (* v. 22)
Gideão não estava falando com apenas um anjo qualquer. Ele estava conversando com "O Anjo do Senhor" (v.12). Esta é outra teofania.
Houve uma manifestação anterior pré-encarnada da terceira pessoa da Santíssima Trindade, em Juízes 2:1 quando Jesus apareceu a Josué e ao povo de Israel. Agora ele aparece a Gideão que finalmente percebe com quem ele está falando (v.22).

Nós precisamos fazer a mesma coisa. Se estivermos em contato com o Deus Todo-Poderoso, podemos ir adiante em seu poder e não duvidar da nossa capacidade para vencer.

II. Gideão construiu um altar ao Senhor. (Vv.24-27)

Depois que Gideão falou com o Senhor face a face, ele construiu um altar para ele. Olhe para Romanos 12:1. Diz-nos para fazer a mesma coisa com nossos próprios corpos.

Depois de nos encontrar face a face com o Senhor, nós devemos construir um altar ao Senhor e oferecer-se como um sacrifício para ele. Mas é óbvio que há muitos cristãos que não estão mortos para si mesmo. Talvez seja porque eles não estão se relacionando com o Senhor como deveriam. Eles perdem o sucesso espiritual.

III. Gideão derrubou o altar de Baal. (Vv.28-35)

Há um lado positivo e um lado negativo para a justiça. Gideão não só construir um altar ao Senhor, mas ele também derrubou o altar de Baal. Muitos cristãos dizem que se ofereceram como sacrifício ao Senhor, mas é óbvio que eles não estão mortos para si porque tem muito de Baal ainda em suas vidas.

Se realmente cuidarmos da justiça positiva, oferecendo-nos ao Senhor, nós também vamos cuidar do aspecto negativo por se livrar das coisas do mundo em nossa vida. Vamos querer. E você não pode realmente ter um sem o outro. Romanos 12:2a diz: "E não vos conformeis com este mundo".

IV. Gideão confirmou a vontade do Senhor. (Vv.36-40)

Precisamos de mais cristãos que tomam o tempo para descobrir exatamente o que Deus quer que eles façam. Alguns não querem saber. Ele pode envolver estudo ou trabalho ou em movimento ou uma mudança de planos. Mas nunca seremos espiritualmente bem sucedidos até encontrar a vontade de Deus para a nossa vida.

Eu sei que há um debate aqui sobre Gideão se era certo colocar a lã. Talvez ele tenha ainda falta de um pouco de fé. Mas uma coisa que podemos dizer sobre Gideão é que ele estava interessado em conhecer a perfeita vontade de Deus e ele colocou muito esforço para descobrir. É claro que Gideão queria a vontade de Deus para ser feito. E Deus lhe respondeu, não foi?

Nós não podemos ter a certeza de que Deus quer, mas se quisermos encontrar a Sua vontade - a ponto de falar com Ele, e construir um altar para Ele e destruir o altar de Baal - Ele vai nos mostrar a Sua vontade. Romanos 12:2b diz: "Mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus"

V. Gideão completou a vontade do Senhor. (7:1-23)

Ele pode ter tido algumas reservas e dúvidas antes, mas uma vez que ele conhecia a vontade de Deus, ele partiu para a conquista.
1. Ele fez os preparativos. (Vv.1-8)
Mesmo quando descobrimos a vontade de Deus para a nossa vida, muitas vezes Ele quer que nos preparemos antes de fazê-lo. Gideão fez a preparação.
a. Ele levantou-se cedo. (V.1)
O sucesso espiritual é para aqueles que começam o dia mais cedo com o Senhor. Há muito que fazer para ficar na cama. Levante-se a tempo de encontrar o Senhor antes do trabalho, antes da escola, antes da batalha, antes de qualquer outra coisa.
b. Ele subiu ao topo da montanha. (V.1)
A única maneira de chegar ao topo das circunstâncias é encontrar o Senhor face a face, na parte superior da montanha.
A maioria de nós enfrenta o dia de mau humor, ranzinza, com fome, com sono, miserável, sem o Senhor. Como poderíamos ter sucesso espiritual dessa maneira? Suba ao topo da montanha antes de começar o dia.
c. Ele descobriu quem estava com ele. (2-8)
Antes de ir para a batalha, descubra quem está do seu lado e quem não está. Deus reduziu o tamanho do exército de Gideão, para que ele nunca cometesse o erro de tomar o crédito para si.
Mas mesmo se você está sozinho com Deus, você ainda é a maioria. Temos de nos preparar para fazer a vontade de Deus para nossa vida.
2. Ele deu o exemplo. (Vv.9-18) (* v.17)
Quantos cristãos podem fazer a declaração feita no versículo 17? Que testemunho. Quando os nossos jovens querem saber como servir ao Senhor, os pais devem ser capazes de dizer: "Basta olhar para mim, eu vou ser o seu exemplo" Mas a maioria de nós está dizendo: "Faça o que eu digo e não o que eu faço" Nós devemos ser o exemplo de sucesso espiritual.
3. Ele conquistou a vitória. (Vv.19-23)
Quando a fórmula de Deus é aplicada, a vitória é sempre nossa. Você conhece a história, eu tenho certeza.

Conclusão: Deus prometeu sucesso espiritual para aqueles que estão dispostos a ser usado por Ele. Olhe para 1 Coríntios 1, versículos 27-31 novamente desta vez. Que passagem!

Os israelitas passaram porque buscavam suas promessas. Os egípcios se afogaram porque buscavam sua propriedade.

Para ser bem sucedido espiritualmente devemos aplicar a fórmula de Deus para o sucesso. Se você se interessar em si mesmo, você vai ser um fracasso total. Mas se você se interessar no Salvador, então você vai ser um sucesso.

Pr. Aldenir Araújo

2 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem