Dorcas - Cheia de boas obras

Dorcas - Cheia de boas obrasTexto: Atos 9:36-43 "Havia em Jope uma discípula por nome Tabita, que traduzido quer dizer Dorcas, a qual estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. Ora, aconteceu naqueles dias que ela, adoecendo, morreu; e, tendo-a lavado, a colocaram no cenáculo. Como Lida era perto de Jope, ouvindo os discípulos que Pedro estava ali, enviaram-lhe dois homens, rogando-lhe: Não te demores em vir ter conosco. Pedro levantou-se e foi com eles; quando chegou, levaram-no ao cenáculo; e todas as viúvas o cercaram, chorando e mostrando-lhe as túnicas e vestidos que Dorcas fizera enquanto estava com elas. Mas Pedro, tendo feito sair a todos, pôs-se de joelhos e orou; e voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. Ela abriu os olhos e, vendo a Pedro, sentou-se. Ele, dando-lhe a mão, levantou-a e, chamando os santos e as viúvas, apresentou-a viva. Tornou-se isto notório por toda a Jope, e muitos creram no Senhor. Pedro ficou muitos dias em Jope, em casa de um curtidor chamado Simão".[post_ad]Introdução: A história de Dorcas, que constitui o objeto deste estudo, tem sido uma inspiração para milhares de pessoas. Ela é cheia de lições valiosas, as quais são importantes e algumas das quais necessitam de especial ênfase nestes dias.

Dorcas morava em Jope, uma cidade situada na costa do Mediterrâneo, que na época era o principal porto da Palestina - comparar com Jonas 1:3 e Atos 10:5-8.

Havia uma igreja cristã em Jope, e é possível que os crentes se reunissem para o culto na casa de Dorcas, que naqueles dias era o costume - observar Atos 12:12 e Romanos 16:5.

Observe:

I. O significado do seu nome.

O versículo 36 nos diz que o seu nome em aramaico era Tabita, mas em grego era Dorcas, que significa "antílope" ou "gazela" - um animal muito gracioso! Um escritor diz que "o nome dela está na Bíblia como símbolo de Naftali (Gênesis 49:21), aquele que profere palavras formosas; então, como suspirando pelas correntes das águas, buscando tudo em Deus (Salmo 42:1), e como ligeiro de pés (2 Samuel 2:18), e assim, saltando (Isaías 35:6); expressivo também de terno amor (Provérbios 5:19); da beleza da forma (Cântico dos Cânticos 2:9), e como frutífero através da voz do Senhor (Salmo 29:9)".

Pondere isso! Nossa vida deve ser como gazela - graciosa.

Observe:

II. Que ela é mencionada como uma discípula.

Veja o versículo 36 - "uma discípula". O nome “discípulo” foi aplicado para os primeiros seguidores de nosso Senhor Jesus Cristo, e qualquer concordância mostrará a frequência com que é usado nos evangelhos e no livro de Atos.

Mas o que é um discípulo?

Um aluno. Um discípulo de Jesus é aquele que se senta a seus pés e aprende dEle - observe Lucas 10:38-42 e Mateus 11:29.

Na forma que a palavra foi usada, um discípulo significava um cristão, como podemos aprender com Atos 11:26 e muitas outras referências.

Mas hoje há muitos cristãos que não estão no verdadeiro sentido prático da palavra discípulos. Para ser um verdadeiro discípulo significa aceitar a autoridade do Senhor, Sua Excelência, Sua disciplina e fazer a Sua vontade.

Você é um crente - mas você é um discípulo?

Observe:

III. Dorcas dedicou sua vida a fazer boas ações.

O versículo 36 nos diz que ela "ela era notável pelas boas obras e esmolas que fazia" Ela era uma fazedora, não apenas uma faladora! E no versículo 39 nos é dito sobre o ministério específico que ocupava muito do seu tempo - "ela fazia túnicas e vestidos..." Uma agulha é uma coisa muito pequena, e a capacidade de usá-lo é bastante comum hoje em dia, mas aqui é um ministério aceitável ao Senhor e que trouxe muito conforto e alívio para os Seus filhos.

Observe que ela era uma senhora que estava cheia de boas obras e aqui está uma lição muito importante. Ninguém pode ser salvo pelas obras, como aprendemos em Efésios 2:8-9 e Tito 3:5, mas a obrigação de cada pessoa salva é ser como Dorcas, fazer boas obras; olhar Efésios 2:10. Compare os dois seguintes dizeres fiéis: o primeiro salienta que a salvação nos é dado sem pratica das obras, mas o segundo enfatiza que o resultado e as provas de ser salvo é fazer boas obras - Olhe 1 Timóteo 1:15 e Tito 3:8.

Observe:

IV. A variedade de ministérios em operação no trabalho da igreja.

Quando Dorcas morreu, lemos que:
a. Algumas das mulheres trabalharam por lavar o corpo e colocando-o em uma sala superior - versículo 37.
b. Dois homens não identificados trabalharam indo em uma missão a Lida para trazer Pedro - versículo 38.
c. Peter entrou e exerceu um ministério especial de fé e oração - versículos 39-41.
d. As viúvas também ministraram - versículo 39.
Há muito espaço para trabalhadores dispostos na igreja de Deus. Nem todos podem fazer... mas todos podem.

Então Pedro orou a oração da fé, e Dorcas foi ressuscitada dentre os mortos.
Sua abordagem de toda esta situação é mais instrutiva, pois nos dá uma lição sobre como buscar a restauração de almas mortas, daqueles que estão "mortos em delitos e pecados" - olhar para Efésios 2:1.
Pedro mandou todos para fora da sala (versículo 40). Só Deus podia restaura-la, então Pedro deveria ficar sozinho com Ele.
Pedro ficou de joelhos e orou (versículo 40).
Reverência, sinceridade, seriedade - a oração da fé (Tiago 5:13-18).

Pedro falou com Dorcas (versículo 40).
a. Em busca da restauração de almas, devemos testemunhar (Jó 22:29, Salmo 107:2).
b. Pedro ajudou Dorcas e mostrou simpatia (versículo 41).
c. Como isso é necessário se quisermos nutrir os novos convertidos!
Pedro apresentou-a viva (versículo 41).

Que alegria para Pedro, para Dorcas e para os santos em Jope! Que alegria para nós quando Deus abençoa o nosso ministério (Salmo 126:6)! Que alegria no céu por cada alma morta ressuscitada para a vida – veja Lucas 15:5; 8-10 e 23-24.

Que o Senhor abençoe estas palavras aos nossos corações.

Pr. Aldenir Araújo

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem