Um chamado a oração

Um chamado a oraçãoTexto: Isaías 56:7

Introdução: Eu acho que não há nada mais emocionante do que descobrir o que Deus está fazendo em nosso mundo de hoje. Mas eu não quero só ouvir o que Deus está fazendo, ou ler sobre ele em alguma revista. Eu realmente quero ser uma parte do que Deus está fazendo.

E parece-me que Deus está fazendo 4 coisas. Agora, eu tenho certeza que ele está fazendo muito mais do que isso. Mas no que diz respeito à igreja Deus está fazendo 4 coisas que têm um grande impacto sobre a igreja hoje.[post_ad]

I. Deus está chamando seu povo para orar

A. A primeira coisa é esta: Deus está chamando seu povo para orar. Sabemos que o Senhor sempre quis o seu povo orando. Mas eu estou convencido de que há algo de especial acontecendo hoje.
É como se um chamado especial para a oração viesse do trono de Deus. E o povo de Deus está respondendo de maneira que nós nunca vimos antes.

Alguns estão dizendo que estamos nos estágios iniciais do que já é o maior movimento de oração na história. Os cristãos estão orando em maior número e com maior eficácia do que nunca.

Você sabia que a maior igreja do mundo, está localizada em Seul na Coreia? É uma congregação que foi iniciada em 1958, após a Guerra da Coréia, por um cristão coreano, sua esposa, e sua sogra.

Eles começaram a realizar os cultos em uma barraca do exército, e focaram na oração. Eles ensinaram o povo a orar; orar individualmente, orar em grupos familiares, em casa, e em reuniões de bairro. Seus cultos enfatizavam a oração o louvor e o estudo da Bíblia.

O resultado foi que a igreja cresceu e cresceu e cresceu um pouco mais. Quando eu ouvi pela primeira vez sobre a congregação ela tinha se tornado a maior congregação do mundo, com cerca de 250.000 membros. Um dos objetivos de oração era testemunhar de Cristo para que eles tivessem 30 mil batismos só naquele ano.

Bem, certo número de anos se passou, e que a Igreja ainda se concentra em oração. Toda manhã, eles têm dois cultos de oração de manhã cedo. O primeiro começa às 05:00. Mas se você quiser participar desse culto, você tem que entrar na fila pelo menos uma hora antes do inicio.

As 04:00 da manhã a fila de espera para entrar no culto já se estende uma milha abaixo da rua do edifício da igreja. O problema é que a igreja só pode acomodar 21.000 pessoas ao mesmo tempo, e, muitas vezes, milhares ainda estão esperando na fila quando o prédio está cheio para o culto de oração as 05:00.

Eles têm dois cultos de oração todas as manhãs. E nas noites de sexta-feira eles têm uma reunião de oração durante toda a noite. Imagine 21.000 pessoas orando juntos a noite toda.

Ah, a propósito, ainda é a maior igreja único no mundo. Só que a congregação não é mais de 250.000 membros. Apos ter enviado muitos de seus membros para iniciar novas igrejas, em Seul, o número agora é de mais de 800.000 membros!

Para acomodar as multidões, além dos cultos de oração, eles realizam cultos todos os dias da semana. E aos domingos, são sete cultos, um após o outro durante todo o dia, cada um com sua própria orquestra, o seu próprio coro, e seu próprio pastor.

É uma igreja fenomenal, e esta ênfase na oração está se espalhando por todo o mundo. Muitas igrejas com grande números de membros estão convencidos de que eles estão crescendo como resultado de oração, na vida de seu povo, e oração na vida de sua liderança.

O interessante é que esta ênfase na oração também está se desenvolvendo no Brasil. Há, literalmente, milhares de igrejas que estão regularmente com reuniões matinais de oração, ou reuniões de oração durante toda a noite.

Eu não sei se você percebeu, mas esta ênfase oração, também está começando a acontecer de uma forma muito pequena em nossa congregação. E você pode ser uma parte dela, também. Pode ser excitante ser uma parte do que Deus está fazendo na área da oração.

II. Deus está chamando a igreja para o reavivamento

A. Mas é preciso perceber que Deus não está chamando a igreja para orar simplesmente para que você e eu possamos nos sentir bem sobre a nossa própria vida de oração. Deus está nos chamando para orar, para que possamos ser uma parte da segunda coisa a qual Deus está fazendo no mundo de hoje. Ele está chamando Sua igreja para o reavivamento.

Agora, quando falamos de "reavivamento" a primeira coisa que geralmente aparece na maioria de nossas mentes é uma semana de cultos especiais chamado de "Avivamento". Você se lembra dos congressos de avivamento que costumavam ser tão comum?

Agora não há nada errado com congressos de avivamento, desde que você não fique confuso sobre o que o "reavivamento" realmente é.

Avivamento é algo que já aconteceu em vários momentos históricos, desde os dias de Israel no Antigo Testamento todo o caminho através da história da igreja. Vez após vez, quando as coisas pareciam ter atingido o fundo, Deus interveio e reavivou Seu povo.

A história registra que, quando um tempo de avivamento começava, havia muitas comunidades em que, literalmente, cada pessoa se tornava um cristão. Você pode imaginar viver em uma cidade onde todo mundo creu na Bíblia e aceitaram a Jesus Cristo como Salvador e Senhor de suas vidas?

B. Amados, às vezes é fácil ficar desanimado quando você olha para a nossa nação. Mas se você já estudou a história do reavivamento, você vai descobrir que toda vez que Deus que reavivar o seu povo, a primeira coisa que ele faz e chama-los para orar. Ele começou com pessoas orando, assim como Ele está fazendo hoje.

E a boa notícia é esta. Se você e eu estamos vivendo nos estágios iniciais de um dos maiores movimentos de oração da história da igreja, que eu acho que está vindo? Suponho que você e eu poderá ser parte dele, se respondermos ao chamado de Deus para orar.

III. Deus está chamando seu povo para dizer ao mundo sobre Jesus!

Deus está chamando seu povo para orar para que Ele possa reavivar o Seu povo. Mas o propósito do avivamento é não fazer cultos melhores. O objetivo do reavivamento não é para os cristãos andar com sorrisos em seus rostos, embora isso possa ocorrer.

O objetivo do reavivamento é a terceira coisa que Deus está fazendo no mundo de hoje. Ele está chamando seu povo, sua Igreja, para terminar a tarefa da evangelização no mundo, para dizer aos perdidos cerca de Jesus.

Com os grandes avivamentos do passado sempre veio um grande impulso missionário. Havia sempre uma preocupação crescente e compaixão pelos perdidos. E muitos de nós acreditamos que desse reavivamento vamos mais uma vez ver uma grande preocupação para com os perdidos e a evangelização do mundo.

IV. Deus está nos chamando para ajudar a preparar a volta de Jesus

A. É a quarta coisa que Deus está fazendo no mundo. Deus está nos chamando para ter uma parte na preparação para Jesus voltar.
Em Mateus 24:14, Jesus diz: "E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim" O evangelho vai ser pregado a todas as nações. Jesus disse isso. E então Ele voltará.

Agora o problema é a palavra "então". Jesus quis dizer que no minuto que o ultimo grupo de pessoas for alcançado Ele virá em seguida? Ou o "então" quer dizer mais tarde naquele dia? Ou mais tarde, naquela semana, ou ano?

Nós não sabemos o que exatamente Jesus queria dizer com "então", mas uma coisa é muito clara, Deus está se movendo em direção a esse dia. Ele está chamando seu povo para orar, para que Ele possa reavivar Seu povo, para que possamos terminar a tarefa de contar ao mundo sobre Jesus, e então virá o fim.

B. Há outra passagem nas Escrituras que eu acho que você vai reconhecer porque é uma passagem do Antigo Testamento que Jesus cita no Novo Testamento.
Em Isaías 56:7 Deus está falando e Ele diz: "sim, a esses os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos”.
Você diz, "Oh, eu me lembro dessa passagem. É a passagem que Jesus citou quando estava limpando o templo. Jesus disse: "Não está escrito: A minha casa será chamada casa de oração para todas as nações? Vós, porém, a tendes feito covil de salteadores" (Marcos 11:17)

Agora, quando Jesus estava falando sobre a casa de Seu Pai, então, Ele estava falando sobre o templo em Jerusalém, que não está mais lá. Mas Deus ainda tem uma casa em que Seu Espírito habita.

Sim. A Escritura nos diz que você e eu, como indivíduos, somos a casa de Deus, templo do Espírito Santo de Deus.

C. Então, por que não oramos mais? Por que a oração é uma coisa tão difícil para nós?
Gente, eu confesso que é mais fácil para eu pregar sobre a oração do que passar muito tempo em oração. É mais fácil ler um livro sobre a oração do que orar, porque é tão difícil orar?
Eu acho que há uma razão pela qual temos dificuldade de orar. Temos um inimigo, diz a Escritura, e ele é chamado o diabo.

Eu acredito que o diabo prefere que façamos qualquer coisa a orar. Porque quando oramos, começamos a exercer a arma espiritual que o derrota. Então, ele vai fazer de tudo para nos impedir de orar.

Alguma vez você já decidiu levar a sério a oração e você experimentou algo assim. Você decidiu orar e bateram na porta, ou o telefone tocou, ou a campainha tocou, ou outros pensamentos surgiram?
Por que é que toda vez que começamos a orar as distrações vem? Quando reconhecemos de onde eles vêm, então podemos começar a lidar com eles. É assim que podemos conquistar a vitória.

Conclusão. Esta noite eu gostaria que você aceitasse um desafio. É um desafio de dar um passo de poder que cada pessoa aqui pode tomar. É muito simples.

Quer orar mais hoje do que você orou ontem? Esse é um passo de poder. Quer orar mais hoje do que você orou ontem? Agora, para alguns de vocês vai ser muito fácil, porque você não orou ontem.

Mas supondo que você orou ontem cinco minutos, você vai orar 10 minutos hoje? Será que você vai adicionar um pouco mais e começar a crescer em sua vida de oração? Ore mais hoje do que você orou ontem.

Acostume-se com isso e, em seguida, continue a crescer em oração. Torne-se a pessoa de oração que Deus chamou você para ser, seja uma "casa de oração" que Deus pode usar para mudar vidas, famílias, igreja, nossa nação, e este mundo.

Pr. Aldenir Araújo

1 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. Que Deus continue te usando poderosamente com mensagens tão edificantes e originais.
    http://www.esbocosermao.com/

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem