O que está no vale?
Texto: Salmo 23:1-6

Introdução: Há sempre um vale entre duas montanhas. Antes de cada experiência no topo da montanha vem um vale. Alguns podem viver no topo da montanha com o Senhor por longos períodos de tempo, mas alguns não podem, por algum motivo ou outro.

Nós alcançamos o topo da montanha, vivemos ali por um tempo, mas depois vem um vento de derrota ou um vento de desânimo e o vento nos sopra até ao fundo da montanha novamente.

Alguns vales são largos, alguns são estreitos. Alguns são em terrenos acidentados e alguns em terreno plano. A maioria dos suicídios ocorre lá e a maioria dos casamentos acaba quando um ou ambos os companheiros estão lá.

Eu sei que eu estou falando com várias pessoas que hoje estão lá e algumas pessoas que vivem lá a maior parte do tempo. Pode ser por causa de razões físicas, razões emocionais, ou razões espirituais. Seja qual for a razão, muitos de nós tem um endereço no vale.

Se você deseja ser bem sucedido na escalada da montanha, então você tem que reconhecer o que está no vale.

I. Deus está no vale. (V. 4) "... porque tu estás comigo”.

A única maneira que Deus pode falar com alguns de nós é no vale. Alguns cristãos ficam no alto da montanha e seus ouvidos ficam tapados e eles não podem ouvir Deus falar. Alguns chegam tão alto nas montanhas que entram no nevoeiro e não pode ver espiritualmente.

Há um padrão de vida diferente lá. A mesma vegetação não cresce lá como faz no topo da montanha. Às vezes, a única maneira de conseguir a dieta espiritual correta é para ir para o vale. Às vezes Deus tem que nos levar até lá, a fim de nos levar até o topo da montanha.

II. O marco zero está no vale. (V. 4) "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte...”.

Nos primeiros dias do automóvel, o motorista tinha que pegar embalo, a fim de alcançar o topo da montanha. Eu tinha um carro que era assim.

O vale é o piso térreo para o sucesso.

Ele é o único acesso à montanha.

É onde está o elevador. Se você entrar no elevador, no ultimo andar, a única direção é para baixo.

Talvez você conheça um estudante do ensino médio, um estudante universitário, uma mãe, um pai, um professor, um casal ou alguém que está no vale e parece que não consegue sair. Talvez você conheça alguém que está considerando jogar a toalha.

Talvez você conheça alguém que não consegue lidar com seus relacionamentos. Se esse alguém é você, entre no elevador. Se for alguém que você conhece, ajude-os a entrar no elevador, porque de pronto deixará a plataforma de lançamento e do topo da montanha é a primeira parada.

III. A luta está no vale. (V. 4) "a tua vara e o teu cajado me consolam"

Jeremias 2:23 “Como dizes logo: Não estou contaminada nem andei após Baal? Vê o teu caminho no vale, conhece o que fizeste; dromedária ligeira és, que anda torcendo os seus caminhos”

Jeremias 49:4 “Por que te glorias nos vales, teus luxuriantes vales, ó filha apóstata? que confias nos teus tesouros, dizendo: Quem virá contra mim?”

Joel 3:14 “Multidões, multidões no vale da decisão! porque o dia do Senhor está perto, no vale da decisão”.

Este lugar é sempre um lugar de decisão. Vou ficar aqui ou eu vou subir a montanha? Temos de lidar com nossas decisões e confiar no Senhor, para que possamos fazer a escolha certa. Há uma batalha entre a carne e o espírito. Vou tomar a decisão de permanecer no mundo, ou subir a montanha para a realização espiritual? Vou confiar em mim mesmo ou no Senhor? Vou depender da minha força ou da vara e o cajado do Senhor?

A única razão para ficar no vale é que você não toma a decisão de sair.

A maioria das pessoas bem sucedidas tomaram decisões que mudaram suas vidas, enquanto no vale. Sam Jones era um bêbado e aceitou a Cristo e tomou a decisão de escalar a montanha e ele se tornou um grande pregador. O filho pródigo disse: "Eu me levantarei e subirei a montanha de volta para casa"

IV. A Graça está no vale. (V. 5-6)

“Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos; unges com óleo a minha cabeça, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias”.

Lucas 3:5: "Todo vale se encherá, e se abaixará todo monte e outeiro; o que é tortuoso se endireitará, e os caminhos escabrosos se aplanarão”.

Romanos 8:28, "Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus"

Conclusão: E,  então? Você vai ficar no vale o resto de sua vida? Você não precisa. Por que você não sai hoje? Por que você não decide começar a subir a montanha hoje?

Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Eu preparei um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem