Como o Espírito Santo nos ajuda a tirar o máximo de cada situação

Como o Espírito Santo nos ajuda a tirar o máximo de cada situaçãoTexto: Efésios 5:15-20

1. O Espírito Santo nos ajuda a adaptar corretamente nossas percepções em todas as situações para atender os propósitos maiores de Deus.
Paulo escreveu: "Portanto, vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus. Por isso, não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor " (Efésios 5:15-17)

Peça ao Senhor para ajudá-lo a tirar o máximo proveito de cada situação, entender e aceitar a vontade de Deus.[post_ad]2. O Espírito Santo é capaz de ajudá-lo a aprender a ver as críticas como uma lixa útil que pode refiná-lo mais em uma pessoa como Cristo.
Tiago escreveu: "Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma" (Tiago 1:2-4)

Peça a Deus para preparar sua mente, vontade e emoções para as respostas corretas as críticas.

3. O Espírito Santo é capaz de ajudá-lo a estar preparado para usar a rejeição como uma oportunidade de encontrar uma fresta de esperança por trás de cada situação nebulosa escura.
Peça ao Senhor para ajudá-lo a recusar-se a ficar com raiva, ressentido e irritado quando você ou suas ideias são rejeitadas. Confie no Senhor para ajudar você a ver as novas portas abertas, que sempre resultam de Deus permitindo que outras se fechem.

4. O Espírito Santo é capaz de ajudá-lo a superar qualquer sentimento de frustração usando a irritação para se preparar para algo maior e melhor.
Peça ao Senhor para usar suas experiências frustrantes para catalisar sua mente, vontade e emoções para se tornar uma pessoa sabia que sabe como saltar para maiores e melhores relacionamentos e ministérios.

Confie no Senhor para dar-lhe a serenidade para aceitar as coisas que não pode mudar, coragem para mudar as coisas que você pode e sabedoria para saber quando avançar para coisas melhores

5. O Espírito Santo é capaz de ajudá-lo a resistir à tentação de tornar-se desanimado, conduzindo-o a melhores oportunidades, onde você pode voltar sua atenção para as pessoas que realmente precisam de você.
Jesus disse: "Jesus, porém, ouvindo isso, respondeu: Não necessitam de médico os sãos, mas sim os enfermos" (Mateus 9:12)

Peça ao Senhor para ajudá-lo a recusar-se a ficar desanimado. Confie no Senhor para melhores oportunidades, onde você pode derramar suas energias. Olhe para Deus para onde você pode ter o maior impacto para o reino de Cristo e da justiça.

6. O Espírito Santo é capaz de ajudá-lo a superar a tendência de reclamar sobre o que você não tem, concentrando sua atenção em todas as bênçãos que você desfruta em Cristo.
Peça ao Senhor para ajudá-lo a seguir o conselho de um compositor que escreveu: "Se da vida as vagas procelosas são, Se com desalento julgas tudo vão. Conta as muitas bênçãos, dize-as de uma vez, E verás surpreso, quanto Deus já fez".

7. O Espírito Santo é capaz de ajudá-lo a superar sua tendência a se preocupar com as finanças, relacionamentos ou emprego, lembrando-o das promessas de Cristo.
Jesus disse, "Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito; quem é injusto no pouco, também é injusto no muito" (Lucas 16:10)

Agradeça ao Senhor antecipadamente pelo modo como Ele vai promovê-lo depois de ter sido obediente em formas aparentemente insignificantes. Confie em Deus para promovê-lo a maiores responsabilidades depois de ter provado a sua fiabilidade em oportunidades menores.

8. O Espírito Santo é capaz de ajudá-lo a corrigir algumas de suas crenças errôneas; como o resultado da experiência de Jó.
Depois de experimentar a adversidade terrível, Jó escreveu o resumo do que havia aprendido em Jó 42:1,2 que diz: "Então respondeu Jó ao Senhor: Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido"

Peça ao Senhor para usar cada experiência com a de Jó para corrigir suas crenças errôneas para que você possa ver as coisas do ponto de vista mais perfeito de Deus.

9. O Espírito Santo é capaz de ajudá-lo a superar qualquer tendência a deixar que o medo dite o seu pensamento, ensinando-o como viver pela fé e não por vista.
Peça ao Senhor para ensinar-lhe maior confiança, coragem e determinação; como resultado de viver a verdade que diz: "Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou”. (Romanos 8:37)

10. O Espírito Santo é capaz de nos ajudar a usar todas as adversidades para nos mostrar como a amadurecer em TODOS os aspectos da vida em Cristo.
Nós todos podemos crescer mais emocionalmente, socialmente, mentalmente e espiritualmente se estamos dispostos a deixar que Deus faça o que é necessário para tornar-nos mais semelhantes a Cristo.

Peça a Deus para ajudá-lo a encontrar maneiras que você pode crescer em Cristo, porque de cada situação, dificuldade ou decepção.

11. O Espírito Santo é capaz de nos ajudar a superar as perdas de amigos, oportunidades, promoções ou até mesmo a nossa saúde, ensinando-nos como Deus é capaz de trabalhar todas as coisas para que cooperem para o bem. (Romanos 8:28)
Peça ao Senhor para ajudá-lo a abrir os olhos para ver todas as formas como o Espírito está trabalhando todas as coisas para o seu bem (Nos termos de Cristo do que é bom, benéfico e eternamente rentável).

Veja também: Andando com Jesus no Espírito

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!