A Mulher Sunamita - Vida em Sua Casa Novamente

Traga a vida em sua casa novamente
Tema: Dia das mães

Texto: II Reis 4:8-37

Introdução: Construir e manter uma grande família requer uma grande e sábia mulher. O livro de Provérbios descreve o seu valor e caráter.

Provérbios 31:10 - "Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubis”

Provérbios 31:25 - A força e a glória são as suas vestes, e ri-se do dia futuro”

A força e a nobreza de uma mulher só podem ser testadas pela situação da vida real. Sua decisão calculada e ação antes e durante o tempo de pressões irá revelar o seu valor real. A mulher sunamita hoje no nosso texto irá demonstrar o valor do caráter da mulher quando a morte empunha sua espada contra sua família.

A força da grande mulher que edifica a sua família

I. Seu caráter revelado antes dos problemas virem. V. 8-19

1 - Ela semeia a semente da generosidade. V.8
Sem dúvida, essa mulher construiu o futuro de sua família, ajudando necessidade de outras pessoas presentes. Mesmo com a grandeza do universo e as multidões de pessoas neste planeta, mas Deus nunca deixou de observar a bondade que esta sunamita mostrou ao Seu servo. No devido tempo, Deus certamente irá compensar toda a bondade que temos mostrado para com outras pessoas, especialmente para os homens de Deus.
2 - Ela respeita ao seu marido. V.9
A mulher sábia sabe o seu lugar de direito e ela sabe como apresentar e dar o respeito ao marido. Observe que o marido aprova todas as suas sugestões. Uma mulher não precisa ser mandona, a fim de conseguir o que quer.
3 - Ela pode discernir sobre as coisas espirituais. V.9
A mulher sábia sabe onde colocar o seu investimento. Ela sabe que o homem de Deus é um terreno fértil. Investir sua semente no lugar certo vai significar grande colheita. Mas mais do que os motivos egoístas, esta mulher tem um senso de consciência espiritual. Ela pode discernir o verdadeiro das falsificações. Daí ser piedoso não significa ignorância.
4 - Ela mostra bondade para com o servo de Deus. V.10
Certamente, havia muitas pessoas sem-teto durante esse tempo. Mas este homem de Deus chamou a atenção e os cuidados desta mulher. Ela nunca pode ter a capacidade de pregar e profetizar. Mas, ajudando o homem de Deus fazer a sua tarefa, esta mulher toca o coração de Deus. Aqueles que estão ajudando a avançar o Reino de Deus e propagar a sua palavra certamente irá chamar a atenção do Deus Altíssimo.
5 - Ela não tem uma agenda oculta. V.13
O versículo acima revela a pureza do motivo da mulher. Ela não tem agenda escondida para ajudar o profeta. Ela não é uma oportunista. Ela só quer ajudar e isso é tudo. O profeta pergunta como ele pode pagar toda a bondade que ela lhe deu. Mas a mulher parece feliz e satisfeita com o apoio de seu próprio povo.
6 - Ela possui boas maneira. V.15
Esta mulher era a legítima proprietária da casa. Ela era a patrocinadora ou doadora do quarto em que o profeta temporariamente residia. Mas ao aproximar-se do homem de Deus quando ela foi chamada, esta mulher só "se pôs a porta". Ela deu ao homem de Deus, o respeito e a privacidade. Ela é o bom exemplo de boas doadoras ou patrocinadores deve ser. Não importa o quão grande é a sua contribuição financeira para a igreja ou o ministério, você tem que lembrar que você é apenas um canal de Deus. E você tem que manter a humildade.
7 - Ela está contente com o que ela tem. V.16
Muitas pessoas pedem a Deus por algo e quando as orações não foram respondidas, eles perdem a confiança em Deus. Mas esta mulher é diferente. Sem filhos ou não, essa mulher parece satisfeita e nunca ousou questionar a Deus. Ela considera Deus como Deus. Ela entende que Deus, em Sua sabedoria tem o direito de dar algo a alguém e reter algo a alguém. Certamente esta mulher orou por um filho antes, mas mesmo se a oração era ainda sem resposta, ela servia e continuava sendo fiel a Deus mesmo sem filhos.
8 - Ela cuida de seu filho. V.19
O Senhor dá e o Senhor tira. A morte súbita da criança nos lembra de que tudo o que temos neste mundo está apenas emprestado de Deus. Nada vai ficar para sempre, exceto o nosso relacionamento com Deus. Essa é a razão que não devemos construir nossas vidas sobre a areia. Areia significa tudo o que é temporário. Devemos sim construir nossa vida sobre a Rocha. Construa suas vidas a Deus e através de Seu Filho Jesus Cristo.

Por esta mesma razão, temos que aproveitar todas as oportunidades de mostrar carinho e amor aos filhos e entes queridos que Deus nos deu. Porque amanhã, Deus pode levá-los para longe de nós.

II. Seu caráter revelado durante o tempo de angústia. V. 20-36

1 - Ela é calma na fé e não entre em pânico. V.20-21
Vale a pena apreciar a resposta positiva da mulher em face da crise:
• Quando seu filho morreu: Ela não disse e declarou a ninguém. Ela se recusa a acreditar que a morte está ali permanente. Ela crê que Deus pode ressuscitá-lo dentre os mortos
• Ao perguntar seu marido sobre o porquê de ela estar indo ao homem de Deus. Ela respondeu: "Está tudo bem”
• Quando recebida por Geazi e interrogada sobre o motivo de sua vinda repentina: Ela respondeu: "está tudo bem"
• Quando ela chegou cara a cara com o homem de Deus: Ela não declarou diretamente que o menino estava morto, mas ela sim deu um argumento dizendo: "E disse ela: Pedi eu a meu senhor algum filho? Não disse eu: Não me enganes?”.
Não há espaço para palavras negativas para essa mulher de fé e, como resultado, ela trouxe vida novamente para a sua família.
Além da alegria que foi trazida de volta à família, a fé e a reação positiva da mulher para a crise da vida resultou o seguinte:
• Ela poupa seu marido da agonia
• Ela poupa seu filho da vida anormal se os vizinhos descobriram que ele já estava morto.
• Ela poupa-se tempo exaustivo e interminável para explicar a todos o que aconteceu com seu filho e a causa de sua morte, o que certamente irá interrompê-la de fazer sua ação de fé.
2-Ela tem a confiança de seu marido. V.22-23
Uma palavra de garantia e esta mulher foi autorizada a ir por seu marido. Isto evidencia a trajetória desta mulher no passado. Ela já construiu sua reputação de ser confiável e seu marido não precisa se preocupar.
3 - Ela toma a decisão certa, mesmo em momentos de pressão. V.24
Essa mulher entende a importância do tempo, portanto, ela disse "pressa" para o servo. Mas o mais importante, esta mulher sabe aonde ir quando o momento da angustia vem. Ele foi ao homem de Deus. Ela sabe que desde que Deus é aquele que deu seu filho, então a solução vem também de Deus.
4 - Ela sabe como lidar com a distração. V.26
Ela continuamente evita distração ao se recusar a dar palavras negativas. Certamente que ela não está bem com a morte de seu filho. Mas dizer para o servo, Geazi só vai complicar a situação. Ela escolhe ir a pessoa certa, o homem de Deus.
5 - Ela sabe o momento certo para falar e para quem falar. V.27
Ao encontrar o momento certo e a pessoa certa, ela diz o que está em seu coração. Mas, novamente ela se recusa a declarar diretamente que o filho está morto.
6 - Ela não aceita o segundo melhor para a sua família. V.29
Provavelmente impulsionado pela emoção ou simpatia para com o destino da mulher, Eliseu rapidamente toma a decisão de enviar seu servo com sua equipe e trazer o filho de volta à vida. Isso prova mais uma vez a pureza do coração do profeta. Ele não se importa com quem vai receber o crédito, desde que o filho seja restaurado a vida. Mas tal tarefa não pode ser delegada a um servo de baixo padrão e, provavelmente, a mulher entende que, neste caso, o homem de Deus deve ser o único a fazê-lo.
As mulheres de fé são exigentes. Elas exigem o melhor para a família. Eles exigem a melhor educação para os filhos, o melhor atendimento de saúde, a melhor vida e elas sabem que podem encontrá-los em Deus.
7 - Ela é persistente. V.30
Esse tipo de comportamento persistente deve ser a nossa atitude, especialmente em nossa oração para nossa família - um tipo de fé que nunca aceita um não como resposta.
8 - Ela convida as pessoas de Deus para trazer vida à sua casa. V.34 -35
Espiritualmente falando, pode ter meninos ou meninas mortas em sua família de hoje que precisam de uma segunda vida. Não desperdice seu tempo, mas convide o povo de Deus para trazer a vida novamente à sua casa. Hoje as pessoas de Deus trazem a vida à sua casa pela oração e pela partilha do evangelho de Jesus Cristo que nos trouxe a redenção. A comunhão com o povo de Deus aquece nossa vida espiritual.

III. Sua atitude revelada depois da tempestade. V. 37

1 - Ela é grata. V.37
Provérbios 14:1 - Toda mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola derriba-a com as suas mãos”.

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!