Treinando nossos filhos

Treinando nossos filhosTexto: Provérbios 22:6

Introdução: Qual é o seu objetivo na criação dos seus filhos?
A Bíblia ensina que a prioridade dos pais na educação dos filhos deve ser espiritual. Provérbios 22:6 diz: "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele"
Nossa tarefa principal é preparar nossos filhos e filhas para andar de acordo com o plano, vontade e o propósito de Deus para suas vidas. Devemos incutir neles uma fé inabalável que irá protegê-los do ataque do Diabo.
[post_ad]

I. O que dizem as Escrituras?

A. Os pais devem conversar diariamente com seus filhos sobre as coisas do Senhor (Deuteronômio 6:7).
B. Deus confiou aos pais um papel único na vida de seus filhos. Você pode se sentir muito ocupado com sua carreira, tarefas, e passatempos para investir em seus filhos. Mas não deixe esta importante tarefa para outra pessoa.

III. Como você deve ensinar o seu filho?

A. Investindo tempo de qualidade. Não há substituto para uma mãe ou um pai. Certifique-se de investir em seus filhos cedo e frequentemente.
B. Ouvindo-os. Quando seus filhos estão dispostos a falar com você, dê-lhes a sua atenção. Eles estarão mais propensos a fazer o mesmo por você quando for a hora certa.
C. Admitindo quando você está errado. Não deixe o orgulho impedi-lo de ser transparente. Você vai se surpreender ao ver como a confissão remove as barreiras à intimidade e confiança. E seus filhos vão admitir com mais facilidade quando eles pecarem também.
D. Amando-os incondicionalmente. Não faça que a sua aceitação dependa de sua aparência, personalidade, ou de desempenho (1 Coríntios 13:8). Mostre uma genuína afeição por seus filhos, e eles vão fazer o melhor para agradá-lo.
E. Disciplinando seus filhos. Muitos livros para os pais modernos desencoraja corrigir, punir e castigar os filhos, mesmo quando eles voluntariamente desobedecem. Esta ideia é diametralmente o oposto ao ensino claro da Escritura (Provérbios 3:12).
F. Incentivando-os a desenvolver seu potencial. Vez após vez, minha mãe me dizia: "Aldenir, você precisa buscar o seu melhor, fazer o seu melhor, e ser o seu melhor." Sem criticar ou envergonhar seus filhos, desafie-os a subir para o seu pleno potencial.
G. Ensinando-os a prestar contas a Deus. Até seus filhos compreender que o Pai celestial vê tudo o que eles fazem, eles são susceptíveis de se rebelar quando você não estiver por perto.
H. Enfatizando a importância de um relacionamento com Jesus. Através de suas palavras, bem como o seu estilo de vida, ensine seus filhos a importância de se comprometer com o Senhor.
I. Incentivando-os a ler a Palavra. A leitura diária da Bíblia e a oração vai dar aos seus filhos uma forte bússola moral. A menos que a luz da Palavra de Deus brilha em seus caminhos, seus filhos vão tropeçar ao longo da vida (Salmo 119:105).
J. Ensinando-lhes que Deus tem um plano para suas vidas. Diga a seus filhos que o Senhor tem o cônjuge certo, uma determinada carreira, e um chamado específico para eles. Quando as crianças são criadas sabendo que Deus planejou o seu futuro, elas são motivadas a procurá-lo para a direção.
K. Dizendo-lhes para obedecer a Deus e deixar todas as consequências para ele. Nesta declaração, você está ensinando-os a reconhecer a soberania do seu Criador e seu interesse pessoal neles, este princípio vai ajudá-los saber que podem confiar nele para cuidar das consequências.

Recomendo que você leia:  Filhos rebeldes: De quem é a culpa?

Conclusão: Treine seus filhos de tal maneira que eles vão seguir a Jesus todos os dias de suas vidas (Provérbios 22:6). Com sua orientação e apoio, eles estarão prontos para superar os ataques do inimigo, corajosamente defenderem a sua fé, e tomar uma posição pela verdade. Apesar de um mundo que é hostil a nossa fé, eles serão capazes de atingir seu pleno potencial, não apenas espiritualmente, mas também em todos os aspectos.

Pr. Aldenir Araújo
Treinando nossos filhos Treinando nossos filhos Reviewed by Aldenir Araujo on junho 14, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Tecnologia do Blogger.