Ser um cristão é ser uma nova pessoa

Ser um cristão é ser uma nova pessoa
Texto: II Coríntios 5:17 
Introdução: Todo mundo em um momento ou outro desejou poder começar de novo, refazer algumas coisas, ou até mesmo ser outra pessoa. Através do novo nascimento isso é possível. 
Porque a vida de um cristão é alterada em todos os aspectos e ele é realmente transformado em uma nova pessoa através da sua fé em Jesus Cristo. O mesmo corpo, sim, mas muitas coisas mudam.  Vamos dar uma olhada em algumas diferenças depois de se tornar um cristão.
1. O novo "homem" em Cristo não é e não pode ser perfeito em santidade, amor e pureza.[post_ad]- O novo "homem" também mantém a sua velha natureza pecaminosa e vai continuar a ficar aquém da glória e da bondade e da beleza de Deus.
2. O novo "homem" em Cristo não é caloso, insensível ou especialmente protegido.
- O novo "homem" em Cristo continuará a ter sua parcela de problemas, dificuldades, dor, tristeza e sofrimento.
3. O novo "homem" em Cristo não é e nunca será 100% bem-sucedido em tudo.
- Ele vai continuar a ter sua parcela de fracassos e decepções e pode ser perturbado por todos os lados, ainda assim, estando em Cristo, nova criatura é.
- A diferença é que os problemas e as dificuldades não vão mais levá-lo ao desespero.
4. O novo "homem" em Cristo não conhece as respostas para todos os problemas do mundo.
- Seu conhecimento é limitado como é todos os outros.
- Ele está consciente dos problemas do mundo, sofrimento, dor e não parece ser capaz de fazer muito para aliviar nada.
- Ele ainda está confuso sobre a dor, doença e o sofrimento que atinge as pessoas.
- No entanto, quando ele sofre dos problemas do mundo, como a doença, sofrimento, dificuldades e a dor, ele não se assusta procurando alguma fuga mortal.
5. O novo "homem" em Cristo fica perplexo com as vitórias que parecem ser de Satanás e, portanto, mal.
- Os desastres naturais confundem o novo "homem" em Cristo; e ele está ciente de que ele também pode algum dia ser forçado no "vale da sombra da morte", onde ele irá gritar "Meu Deus, meu Deus...”.
- No entanto, com tudo isso em torno dele, o novo "homem" em Cristo vive livre de antecipação temerosa.
6. O novo "homem" em Cristo sabe que ele não tem uma explicação definitiva sobre como as coisas começaram e como eles vão acabar.
- Ele sabe que mesmo sendo novo homem “em Cristo”, ele nunca vai entender e compreender todos os mistérios da vida, sua própria existência, e, especialmente, a obra de Deus.
- No entanto, com tudo o que ele não pode compreender ou entender; ele ainda não está assustado.
7. O novo "homem" em Cristo não é levado ao desespero, porque ele está reconciliado (em paz) com a sua existência,
com a natureza, com seu destino ou com o próprio Deus, tudo isso vem porque Deus aceita a todos nós como somos e tudo o que precisamos fazer é aceitar a sua aceitação de nós.
8. O novo "homem" em Cristo podem ser afetado de muitas formas, mas ele não é esmagado pelo que acontece.
- Deus sempre estará lá para ajudar o cristão, aqueles que crêem no Seu Filho.
- Assim, o novo "homem" em Cristo pode ser lento, mas ele nunca vai ser detido ou parado.
- Deus abriu a porta no Egito para o Seu povo sair e quando houve fome e sede no deserto, Ele os alimentou e deu-lhes água e quando chegou a hora de atravessar o rio Jordão, Deus abriu um caminho.
- O novo "homem" em Cristo nunca é esmagado por suas aflições porque ele sabe que a ajuda de Deus e os recursos estarão sempre disponíveis para ele.
9. O novo "homem" em Cristo pode ser destinado a experimentar sérias dificuldades,
provações, tribulações, solidão, até mesmo "espinhos" na carne, a nudez, a fome, perigo, ou espada, mas ele vai permanecer firme; porque ele sabe que Deus permite essas coisas em sua vida com um propósito.
10. O novo "homem" em Cristo não é esmagado por suas aflições, porque ele corajosamente as aceita.
- Ele aceita a livre graça de Deus que flui e torna-se enraizado, fundamentado e ancorado em Jesus Cristo, onde uma nova vida, novo poder, uma nova vitalidade, nova energia, uma nova confiança, e um novo espírito são encontrados.
11. O novo "homem" em Cristo tem um propósito na vida.
- É de a natureza humana pensar em autopreservação e isso não ruim, como a saúde, força, energia.
- No entanto, a vida de uma "pessoa" em Cristo não está centrada na autopreservação, autoproteção, auto segurança, ou auto salvação.
- A nova vida em Cristo tem um propósito maior; como estender a mão, dar uma escada, para construir um sonho, manifestar o amor e o apreço para com os outros.
- A vida de Jesus foi diferente - Ele deixou Seu trabalho na carpintaria para assumir uma missão sem salário, e parecia que a missão tinha falhado, mas ele foi o homem mais bem sucedido entre todos nós.
- Jesus não tinha nenhuma segurança terrena, mas Ele estava tão seguro que Ele pode se curvar e lavar os pés dos Seus discípulos.
- Jesus comia com as pessoas, não porque Ele queria influenciá-los ou receber deles alguma coisa, mas porque Ele queria dar-lhes uma nova vida.
Conclusão:
1. A "Nova Vida" em Jesus Cristo espera por quem quiser. Ela está disponível para todos.
2. A velha vida tem que ser deixada, a fim de receber a "vida nova" que Jesus oferece.
3. A "vida nova" em Cristo não substitui toda a natureza humana que você nasceu com ela, ela colocada de lado, mas é uma forma de vida muito melhor do que a velha natureza pecaminosa da vida.
4. Para ter a "vida nova" em Cristo a pessoa precisa apenas voltar para Deus com as palavras do filho pródigo que disse: "... me levantarei, e irei ter com meu Pai ..." (Lucas 15:18)

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!