Olhando através dos olhos de Jesus

Olhando através dos olhos de Jesus
Texto: Mateus 9:35-36 
Introdução: Exatamente o que Jesus viu nas multidões que o seguiam? Jesus viu rostos, vidas, situações, lutas e feridas. Não é difícil imaginar que todo o tipo de pessoa estava naquela multidão de milhares de pessoas, orgulhosos, feridos, rejeitados, amargos, grandes, pequenos, desempregados, trabalhadores, alcoólicos, adúlteros, homossexuais, trapaceiros, ladrões, religiosos hipócritas, ladrões, prostitutas, mentirosos, etc. o que você imaginar, com toda a probabilidade estava lá!
Ao contrário de nós, Jesus realmente sabe e vê todas as coisas - os nossos medos, falhas, necessidades, angústias, fardos e enfermidades. Ele ouve todas as conversas. Ele conhece as nossas esperanças, sonhos e até mesmo os nossos segredos profundos e obscuros - tudo! E o que Jesus faz?[post_ad]Jesus trouxe compaixão, não julgamento. Ele guiou e não repreendeu as pessoas.
Ele viu os pecados passados dos povos e suas necessidades - tanto físico como espiritual. Sim, Jesus vê e se importa!

I. Contrastando nosso foco com o de Jesus

A. Nos versos 1-2, teríamos visto apenas um homem paralisado, mas Jesus viu a fé daqueles que conduziram o paralitico e o desceram pelo telhado. Teríamos visto um homem que necessitava de cura física, mas Jesus viu um homem desejava o perdão. Jesus viu o arrependimento não dito!
B. Nos versos 3-8, não teríamos notado nada sobre os escribas, mas Jesus observou os seus maus pensamentos e murmuração!
C. No verso 9, teríamos visto um traidor; político odiado pelo seu país e as pessoas, mas Jesus viu um novo discípulo em Mateus!
D. Nos versos 10-13, teríamos visto o que os fariseus, viram - Jesus comer com um bando de pecadores, mas Jesus realmente os viu como espiritualmente doentes, e misericordiosamente levou-os ao arrependimento!
E. Nos versos 20-22, teríamos visto uma mulher impura tocar o nosso Mestre, mas Jesus viu sua doença em segredo e sua fé para ser curada - o toque da fé, não é apenas um toque casual!
F. Nos versos 23-25, teríamos visto uma menina fria, pálida e morta, mas Jesus viu a como apenas adormecida e precisando ser despertada!
G. No verso 36, teríamos visto as multidões importunando nosso Senhor, e esperando que eles fossem embora para que pudéssemos passar algum "tempo de qualidade" com Ele, mas, novamente, Jesus viu-os como ovelhas pobres e dispersas e foi movido de intima compaixão para com eles!

II. Ajustando o nosso foco com o de Jesus

A. Precisamos mudar e romper com nossa estreita visão limitada, egoísta e se envolver com as pessoas ao nosso redor.
B. Veja Lucas 7:44-50. A visão diante dos olhos de Simão era demais para aceitar. Uma notória mulher pecadora ungindo Jesus com óleo. Simão, o fariseu não podia deixar de julgar tanto Cristo como a mulher!
C. A pergunta afiada de Jesus revelou o espírito farisaico de Simão. "Vês esta mulher?" Jesus parecia dizer: "Será que estamos mesmo olhando para a mesma mulher?" Então Jesus deu razões pelas quais a mulher pecadora estava realmente em uma posição espiritual melhor do que Simão!
D. Simão guardava todas as regras e regulamentos religiosos, mas a mulher pecadora veio pela fé a Cristo em verdadeira adoração e devoção (João 4:23; Hebreus 11:6). Jesus viu o seu coração.
E. Nós não podemos ver o coração das pessoas. Mas ter olhos como Jesus, pelo menos, nos levará a não julgar os outros com base no que parece; de onde vêm ou o que eles fizeram.
F. Hoje, Cristo nos pergunta: "Você vê o seu vizinho do jeito que eu vejo?" Você percebe que eu morri para ele também? Quando você vê um vizinho preso em uma vida sem esperança de pecado, qual é sua reação? Como Simão? Ou será que o seu coração enche de compaixão, porque eles são como "como ovelhas sem pastor", como fez o coração de Jesus?

III. Harmonizando o nosso foco com o de Jesus

A. Quando começamos a ter olhos compassivos e o coração como o de Jesus, nós podemos olhar para as pessoas de um novo ângulo e perspectiva!
B. Não é aceitável estarmos ociosos ou indiferentes em um mundo fragmentado. Não é o suficiente ensinar o que é verdade, mas não vivê-la.
C. Não é o suficiente pensar que somos justos quando não estamos dispostos a levantar um dedo para ajudar os que sofrem, os necessitados e perdidos.
D. Romanos 15:1-3; Tiago 2:8; Gálatas 5:14.
Conclusão: Como discípulos de Cristo, a nossa oração deve ser que Ele nos dê Seus olhos - olhos que perfuram o coração endurecido, olhos que vêem o bem; além da mancha feia do pecado; olhos que vêem além de vidas arruinadas pela iniquidade na restauração trazida pela cruz do Calvário. (Mateus 13:16)
Que possamos ter um coração como o de Jesus - que não é frio e indiferente, mas sempre cheio e transbordando de compaixão e misericórdia para com os outros!

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!


Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Olhando através dos olhos de Jesus Olhando através dos olhos de Jesus Reviewed by Aldenir Araujo on junho 11, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Tecnologia do Blogger.