Como posso manter a minha esperança no meio da adversidade?

Como posso manter a minha esperança no meio da adversidade?
Mantendo a esperança
Texto: II Coríntios 12:7-10
Introdução: Você já se sentiu ignorado por Deus? Você já se perguntou por que os outros são abençoados, enquanto o Senhor continua a permitir sofrimento, desilusão e sofrimento em sua vida?
A Escritura registra as histórias de crentes fiéis, que foram capazes de manter sua esperança em meio a circunstâncias dolorosas. O apóstolo Paulo é um exemplo perfeito. Ele conheceu perseguição, espancamentos, julgamentos injustos, prisão e doença, entre outras frustrações.
Vamos explorar o que ele descobriu sobre elevar acima da adversidade.

1. A realização na vida não depende de nossas circunstâncias.

[post_ad]A. Uma mudança no cenário nunca vai trazer alegria duradoura. Algumas pessoas acreditam que o contentamento pessoal está ligado às nossas circunstâncias. Consequentemente, quando se tornam frustradas com a vida, elas podem abandonar o trabalho, vender a casa, se divorciar do cônjuge, ou comprar um carro novo. Um pouco mais tarde, elas começam a se sentirem insatisfeitas novamente.
Você já acreditou que uma determinada circunstância lhe traria satisfação, e depois ficou desapontado quando ela chegou e não lhe satisfez? Descreva a situação e como você se sentiu.
A partir desta experiência, o que você aprendeu e como você pode aplicar isso a suas circunstâncias atuais?
B. Paulo descobriu que o "segredo" para o contentamento não era encontrado nas coisas, mas em uma Pessoa (Filipenses 4:11-12). Como crentes, encontramos alegria em nossa relação com o Senhor, e não em nossas circunstâncias.
Que dificuldades fizeram a experiência de Paulo, de acordo com 2 Coríntios 11:24-27?
Depois de ter experimentado tudo isso, por que Paulo diz que ele estava contente? Leia 2 Coríntios 12:10 e Romanos 15:13.
Deus pode nos mostrar como estar satisfeitos, independentemente das nossas circunstâncias, se confiarmos Nele. Quando não encontramos a nossa alegria no Senhor, nós vamos passar a maior parte do nosso tempo tentando melhorar as condições (escapar das provas) em vez de servir a Cristo.

2. A graça de Deus é suficiente durante a adversidade.

A. Paulo descobriu que o poder de Deus é mais evidente quando somos fracos. Deus não removeu o espinho de Paulo. Mas o que o Senhor lhe deu era muito melhor a longo prazo. Deus concedeu a Paulo a graça que ele precisava para suportar seu sofrimento vitoriosamente (2 Coríntios 12:9). A fraqueza nos obriga a depender do poder de Deus.
Alguma vez você já experimentou o poder de Deus num momento em que você tinha pouca força? Se sim, descreva a situação.
B. A graça de Deus é mais que suficiente para qualquer coisa que encontrarmos. Paulo saiu de sua casa e família para plantar igrejas em ambientes hostis, e, como resultado, ele foi perseguido, preso, apedrejado e deixado para morrer. No entanto, de alguma forma ele estava contente.
Em que área da vida você precisa da força de Deus?
Escreva uma oração, pedindo a Deus para lhe mostrar como depender de sua força para superar esta dificuldade ou fraqueza.

3. A chave para avançar na adversidade é vê-la como sofrimento por amor a Cristo.

A. Paulo compreendeu seu propósito na vida, trazer glória a Deus pela pregação do evangelho. Portanto, tudo o que aconteceu com ele no processo de obedecer a Deus foi realmente por causa de Cristo. Ele escreveu:
“Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas dificuldades, por amor de Cristo, pois quando sou fraco, então, é sou forte” (2 Coríntios 12:10).
Pense em uma dificuldade recente ou decepção em sua vida. De que maneira o ponto anterior lhe dará uma nova perspectiva nessa prova?
B. Como a missão de Paulo na vida, o seu é glorificar a Deus através da propagação do evangelho de Jesus Cristo. Isso não significa necessariamente que você vai servir a Deus em tempo integral vocacionalmente. Mas quando você se torna consumido pelo Seu chamado, tudo terá um novo significado. Você começará a ver todas as facetas da sua vida, incluindo a dor, como um meio através do qual Deus pode trabalhar para trazer outros para ele.
Deus pode optar por atrasar a sua libertação para que Ele possa usar o seu sofrimento por amor a Ele, agora ou no futuro. Que dificuldades você está experimentando atualmente?
Como os outros podem ver Cristo em você por essa situação?

Conclusão: A graça de Deus é suficiente para o que você está enfrentando. Se você se aproximar Dele, o sofrimento acabará por dar frutos espirituais em sua vida e na vida dos outros. Como parte do plano divino do Pai, você pode experimentar a esperança e a alegria, independentemente das circunstâncias.
Oração: Pai, quão gratos somos; porque o Senhor nos aceita onde estamos. O Senhor pode usar toda a experiência de nossas vidas. Ensina-nos a encontrar esperança em ti. Faça-nos vasos eficazes através dos quais outros vão encontra-lo como seu Salvador. Em nome de Jesus eu oro. Amém.

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!


Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Como posso manter a minha esperança no meio da adversidade? Como posso manter a minha esperança no meio da adversidade? Reviewed by Aldenir Araujo on março 03, 2012 Rating: 5

Um comentário:

  1. Linda mensagem
    Como é difícil se manter altaneiro em meio as adversidades

    ResponderExcluir

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Tecnologia do Blogger.